Entre fundos e coleções: o Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro e seus instrumentos de pesquisa

Autores

Palavras-chave:

Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, Coleções particulares, Instrumentos de pesquisa, Fundo

Resumo

O artigo apresenta um relato de experiência sobre o Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro (AGCRJ). O foco é a análise dos instrumentos de pesquisa disponibilizados pelo AGCRJ por meio de três bases de dados online: Arquivo Virtual, Portal Augusto Malta e Portal Lucílio de Albuquerque. A metodologia aplicada foi levantamento bibliográfico e sistematização dos conceitos arquivísticos, especialmente os de fundo e coleção, consulta à legislação arquivística, além de análise do campo empírico. O estudo reflete sobre os desafios e inconsistências na categorização de fundos e coleções, apontando uma falta de clareza metodológica e conceitual. Destaca, ainda, a fragmentação dos dados e a falta de padronização nos conceitos aplicados, e como estes podem dificultar o acesso do público aos acervos. Como solução, o trabalho propõe a revisão e atualização dos instrumentos de pesquisa, com base em conceitos arquivísticos, como fundo e coleção. Propõe, ainda, o agrupamento das três bases de dados em uma base única, visando facilitar e ampliar o acesso dos usuários aos acervos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda de Souza Antunes , Universidade Federal do Estado o Rio de Janeiro

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos (PPGARQ-Unirio). Graduada em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Gerente de Arquivo Permanente no Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro

Renato Crivelli Duarte, Universidade Federal do Estado o Rio de Janeiro

Doutor e mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho  (UNESP - Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília). Possui graduação em Arquivologia pela mesma instituição. Atualmente é professor adjunto no Departamento de Arquivologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Professor Permanente junto ao Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos (PPGARQ), da mesma instituição. Líder do Grupo de Pesquisa "Acervos Privados e Pessoais: memórias, políticas e patrimônio", com atuação na linha de pesquisa "Instituições (d)e custódia de arquivos privados e pessoais". Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia, atuando principalmente nos seguintes temas: arquivologia, memória individual e memória coletiva, arquivos pessoais, patrimônio e patrimônio documental e instituições de custódia.

Patricia Ladeira Penna Macêdo, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Professora Adjunta do curso de Arquivologia na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Em exercício provisório no Departamento de Ciência da Informação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação e do Conhecimento (PPGIC/UFRN) e Docente Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos (PPGARQ/UNIRIO). Líder do grupo de pesquisa: Acervos privados e pessoais: memórias, políticas e patrimônio (Grupo APP). Pesquisadora do Laboratório Multidimensional de Estudos sobre acervos privados e pessoais (LABAPP-UNIRIO). Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal Fluminense (UFF) com graduação em História e Arquivologia, também pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atua principalmente nos seguintes temas: gestão de instituições arquivísticas, memória, acervos pessoais, gestão da informação, preservação e conservação de documentos, história e biografia e questões de gênero.

Referências

ARQUIVO NACIONAL. Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005.

ARQUIVO GERAL DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO (AGCRJ). Disponível em:

http://www.rio.rj.gov.br/web/arquivogeral/principal. Acesso em: 20 ago. 2024.

ARQUIVO GERAL DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO (AGCRJ). Administração pública municipal: a estrutura e os titulares: da Comissão de Intendência à Prefeitura do Rio (1889 – 2012). – Rio de Janeiro: Prefeitura do Rio/Casa Civil/ Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, 2014.

BRASIL. Lei 8.159 de 08 de janeiro de 1991. Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências.

BRASIL. Decreto nº 4.073 de 03 de fevereiro de 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2002/d4073.htm. Acesso em: 20 ago. 2024.

CAMARGO, A. M. de A.; BELLOTTO, H. L. (Coord.). Dicionário de terminologia arquivística. São Paulo: Associação dos Arquivistas Brasileiros, Núcleo Regional de São Paulo/Secretaria de Estado de Cultura, 1996.

CUNHA, Murilo Bastos; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de biblioteconomia e arquivologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2008.

FERNANDES, Maria Célia. Arquivo da Cidade do Rio de Janeiro: a travessia da “arca grande e boa” na história carioca. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura: Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, 2011.

RIO DE JANEIRO. Decreto nº22.615, de 30 de janeiro de 2003. Regulamenta a Lei nº 3.404, de 6 de junho de 2002, que dispõe sobre a política Municipal de Arquivos Públicos e Privados. Disponível em:https://leismunicipais.com.br/a/rj/r/rio-de-janeiro/decreto/2003/2262/22615/decreto-n-22615-2003-regulamenta-a-lei-n-3404-de-06-de-junho-de-2002-que-dispoe-sobre-a-politica-municipal-de-arquivos-publicos-e-privados Acesso em: 20 ago. 2024.

RIO DE JANEIRO. Decreto nº 20.113, de 25 de junho de 2001. Cria o sistema de memória da cidade. Disponível em: https://leismunicipais.com.br/a1/rj/r/rio-de-janeiro/decreto/2001/2011/20113/decreto-n-20113-2001-cria-sistema-de-memoria-da-cidade?r=p. Acesso em: 20 ago. 2024.

Downloads

Publicado

2024-12-12

Como Citar

Antunes , F. de S., Duarte, R. C., & Macêdo, P. L. P. (2024). Entre fundos e coleções: o Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro e seus instrumentos de pesquisa. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 34(69), 1–3. Recuperado de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/1297

Edição

Seção

Seção Especial - I Seminário Arquivos Pessoais e Sociedade