Pesquisa Histórica: Quando o documento é "ilegível"

Rosemari Conti Gonçalves

Resumo


O presente texto foi elaborado a partir da minha trajetória no trabalho de pesquisa que venho desenvolvendo na área temática da história da educação, na qualidade de mestranda do Curso de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Entendendo que "o objeto do conhecimento histórico é a história 'rear",' investigo a educação pública catarinense no século XIX, particularmente, aspectos da gênese da Diretoria da Instrução Pública - atual Secretaria de Estado da Educação e do Desporto - na constituição da rede de ensino, na Província de Santa Catarina, no período Imperial. Busco, também, discutir e analisar a Diretoria como aparelho governamental que, ao mesmo tempo em que se define e se institucionaliza, vai historicamente delineando uma política educacional no âmbito da Província. O objetivo deste texto é apresentar uma das dificuldades que tive que enfrentar no decorrer de minha pesquisa, buscando mostrar aos eventuais leitores que em determinados casos um documento ilegível pode tornar-se legível, se o pesquisador se empenhar para que assim aconteça.

Palavras-chave


Documentos; Pesquisa; Fonte; Legitimidade; Ilegíveis

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