Estágio obrigatório no arquivo corrente e intermediário da SERCONFIS Assessoria Contábil S/S: proposta de manual de política interna

Autores

  • Renata Ventura Curso de Graduação em Arquivologia - Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Arquivo Corrente, Arquivo Intermediário, SECONFIS Assessoria Contábil, Manual de Política Interna, UFSC - Arquivologia - Estágio Supervisionado I

Resumo

Apresenta as atividades desenvolvidas durante o estágio supervisionado I do Curso de Graduação em Arquivologia da UFSC realizado na empresa SERCONFIS Assessoria Contábil S/S. Resultou na proposta de manual de política interna para o arquivo da instituição. As atividades foram direcionadas ao acervo da idade corrente e intermediária do departamento de arquivo. Para a construção do manual, coletaram-se informações sobre: a estrutura hierárquica da SERCONFIS; as relações entre o arquivo e os demais setores da empresa; as atividades que o arquivo desenvolve; as tipologias documentais e o método de arquivamento de documentos. Conclui-se que o arquivo da SERCONFIS possui processos definidos e ressalta a importância dos prazos legais para as atividades arquivísticas e contábeis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Ventura, Curso de Graduação em Arquivologia - Universidade Federal de Santa Catarina

Estudante do Curso de Graduação em Arquivologia - Universidade Federal de Santa Catarina

Referências

ARQUIVO NACIONAL (BRASIL). Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005. Disponível em: <http://www.arquivonacional.gov.br/Media/Dicion%20Term%20Arquiv.pdf>. Acesso em: 24 set. 2013.

BELLOTO, Heloísa Liberalli. Como fazer análise diplomática e análise tipológica de documento de arquivo. São Paulo: Arquivo do Estado, 2002. (Projeto Como Fazer, v. 8). Disponível em: <http://www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf8.pdf>. Acesso em: 16 nov. 2013.

BRASIL. Lei n° 8.159, de 09 de janeiro de 1991. Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, v.29, n.6, p. 455, jan. 1991, Seção I. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8159.htm>. Acesso em: 06 set. 2013.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: Uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. Disponível em: <http://books.google.com.br/books?id=p1v6UEVixy8C&pg=PA193&dq=org%C3%A3os+de+linha&hl=pt-BR&sa=X&ei=5_VXUvyeHIe5qQHK34GYDQ&ved=0CDYQ6AEwAQ#v=onepage&q=org%C3%A3os%20de%20linha&f=false>. Acesso em: 11 out. 2013.

PAES, Marilena Leite. Arquivo: teoria e prática. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.

ROSA, Lucilene Faria. Tributação: cartilha. Brasília: SEBRAE, 2012. Disponível em: <http://www.sebraesp.com.br/arquivos_site/biblioteca/guias_cartilhas/na_medida_tributacao.pdf>. Acesso em: 12 out. 2013.

ROUSSEAU, Jean-Yves; COUTURE, Carol. Os Fundamentos da disciplina arquivística. Lisboa: Dom Quixote, 1998.

Downloads

Publicado

2014-03-21

Como Citar

Ventura, R. (2014). Estágio obrigatório no arquivo corrente e intermediário da SERCONFIS Assessoria Contábil S/S: proposta de manual de política interna. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 24(48), 351–360. Recuperado de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/473

Edição

Seção

Relato de estágio