Estágio obrigatório no arquivo corrente e intermediário da SERCONFIS Assessoria Contábil S/S: proposta de manual de política interna

Renata Ventura

Resumo


Apresenta as atividades desenvolvidas durante o estágio supervisionado I do Curso de Graduação em Arquivologia da UFSC realizado na empresa SERCONFIS Assessoria Contábil S/S. Resultou na proposta de manual de política interna para o arquivo da instituição. As atividades foram direcionadas ao acervo da idade corrente e intermediária do departamento de arquivo. Para a construção do manual, coletaram-se informações sobre: a estrutura hierárquica da SERCONFIS; as relações entre o arquivo e os demais setores da empresa; as atividades que o arquivo desenvolve; as tipologias documentais e o método de arquivamento de documentos. Conclui-se que o arquivo da SERCONFIS possui processos definidos e ressalta a importância dos prazos legais para as atividades arquivísticas e contábeis.

Palavras-chave


Arquivo Corrente; Arquivo Intermediário; SECONFIS Assessoria Contábil; Manual de Política Interna; UFSC - Arquivologia - Estágio Supervisionado I

Texto completo:

PDF/A

Referências


ARQUIVO NACIONAL (BRASIL). Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005. Disponível em: . Acesso em: 24 set. 2013.

BELLOTO, Heloísa Liberalli. Como fazer análise diplomática e análise tipológica de documento de arquivo. São Paulo: Arquivo do Estado, 2002. (Projeto Como Fazer, v. 8). Disponível em: . Acesso em: 16 nov. 2013.

BRASIL. Lei n° 8.159, de 09 de janeiro de 1991. Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, v.29, n.6, p. 455, jan. 1991, Seção I. Disponível em: . Acesso em: 06 set. 2013.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: Uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. Disponível em: . Acesso em: 11 out. 2013.

PAES, Marilena Leite. Arquivo: teoria e prática. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.

ROSA, Lucilene Faria. Tributação: cartilha. Brasília: SEBRAE, 2012. Disponível em: . Acesso em: 12 out. 2013.

ROUSSEAU, Jean-Yves; COUTURE, Carol. Os Fundamentos da disciplina arquivística. Lisboa: Dom Quixote, 1998.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2014 ÁGORA ISSN 0103-3557



ÁGORA: Arquivologia em debate
Universidade Federal de Santa Catarina, ISSN 0103-3557, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Licença Creative Commons Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Apoio técnico de Lepidus Tecnologia