A configuração dos estágios no curso de graduação em arquivologia da UFSC

Graziela Martins de Medeiros

Resumo


Apresenta a configuração dos estágios obrigatório e não obrigatório realizados no Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mostra um breve histórico do Curso e a relação do Projeto Pedagógico com os estágios. Enfatiza as condições para a realização dos estágios, como os campos de atuação, carga horária, supervisão, orientação e coordenação, baseando-se na legislação (Lei Federal 11.788 de 2008; Resolução No 14, 2011 e Regulamento de Estágio do Curso, 2012). Busca suscitar reflexões referentes aos desafios e perspectivas do estágio, baseando-se na experiência da coordenação de estágio do Curso e relacionando com a literatura científica sobre o tema. Conclui que o Curso de Arquivologia da UFSC deve preocupar-se em implantar modificações constantes no currículo e nos estágios, buscando acompanhar as mudanças do mercado de trabalho do arquivista e melhorar a relação entre teoria e prática.


Palavras-chave


Estágio obrigatório; Estágio não obrigatório; Curso de Arquivologia

Texto completo:

PDF/A

Referências


BRASIL. Ministério do Trabalho e Previdência Social. Lei n. 11.788 de 25 de setembro de 2008. Brasília. Diário Oficial da União, 26 nov. 2009. Disponível em: . Acesso em: 18 nov. 2013.

BURIOLLA, Marta A. Feiten. O estágio supervisionado. São Paulo: Cortez, 1995.

CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE OCUPAÇÕES (CBO). Características do trabalho de museólogo e arquivista. Disponível em: . Acesso em: 08 fev. 2014.

COSTA, Larissa Candida. Entre a formação e o trabalho: o arquivista diante das novas demandas sociais e a organização em matéria de informação. In.: RODRIGUES, Georgete Medleg; COSTA, Marli Guedes da (Org.). Arquivologia: configurações da pesquisa no Brasil: epistemologia, formação, preservação, uso e acesso. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2012.

LOPEZ, André Porto Ancona. A formação dos arquivistas no Brasil: notas para um debate. In.: VALENTIM, Marta Lígia Pomim (Org.). Estudos avançados em Arquivologia. Marília: Oficina Universitária: São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. p. 181-196.

PICONEZ, Stela C. Bertholo. A prática de ensino e o estágio supervisionado: a aproximação da realidade escolar e a prática da reflexão. In.: ______. (Coord.). A Prática de ensino e o estágio supervisionado. 24. ed. Campinas: Papirus, 2011. Cap. 1, p. 13-34.

ROUSSEAU, Jean-Yves; COUTURE, Carol; ARÈS, Florence. Os fundamentos da disciplina arquivística. Publicações Dom Quixote, 1998.

SOUSA, Renato Tarciso Barbosa de. O papel do estágio na formação profissional do arquivista: a experiência do Curso de Arquivologia da Universidade de Brasília. In.: JARDIM, J. M., FONSECA, M. O. (Org.). A formação do arquivista no Brasil. Niterói, RJ: EdUFF, 1999. p. 167-180. Disponível em: Acesso em: 02 fev. 2014.

SOUZA; Vera Lúcia Pereira de; AMORIM, Tania Nobre Gonçalves Ferreira; SILVA, Ladjane de Barros. O estágio: ferramenta fundamental para a inserção no mercado de trabalho? RACE: Revista de Administração, Contabilidade e Economia, Unoesc, v. 10, n. 2, p. 269-294, jul./dez. 2011. Disponível em: . Acesso em: 18 nov. 2013.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC). Departamento de Integração Acadêmica e Profissional (DIP). Disponível em: . Acesso em: 02 fev. 2014.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC). Conselho Universitário. Resolução Normativa N. º 14/CUn, de 25 de outubro de 2011. Florianópolis, SC, 2011.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC). Curso de Graduação em Arquivologia. Programa de ensino da disciplina CIN 7125 – Estágio Supervisionado I. Florianópolis, 2013.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC). Curso de Graduação em Arquivologia. Programa de ensino da disciplina CIN 7126 – Estágio Supervisionado II. Florianópolis, 2013.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC). Curso de Graduação em Arquivologia . Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, 2009.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC). Regulamento dos estágios do Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em: . Acesso em: 18 nov. 2013.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC). Sistema De Acompanhamento E Registro Das Atividades De Estágio (SIARE). Disponível em: . Acesso em: 02 fev. 2014.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2014 ÁGORA ISSN 0103-3557



ÁGORA: Arquivologia em debate
Universidade Federal de Santa Catarina, ISSN 0103-3557, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Licença Creative Commons Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Apoio técnico de Lepidus Tecnologia