Política de gestão documental da SCGÁS: uma abordagem através de métricas

Miguel Rahn Ramos, Adilson Luiz Pinto

Resumo


Apresenta uma análise da Política de Gestão Documental da SCGÁS, através da mensuração dos processos de gestão, fluxos informacionais, estrutura física, tratamento técnico e as competências informacionais desejáveis aos membros da Comissão Permanente e Interdisciplinar de Gestão do Patrimônio Documental voltadas para a tomada de decisões da alta administração da empresa. Para a obtenção dos dados foi realizada uma pesquisa documental nos registros obtidos na empresa, um estudo de caso com o intuito de conhecer em vários aspectos as etapas dos processos aplicados aos documentos. Para a obtenção dos dados referentes às competências informacionais foi aplicado um questionário a 12 colaboradores da empresa, de diferentes áreas de atuação, a fim de identificar: Conhecimento, Habilidades e as Atitudes mais desejáveis aos membros que serão designados para compor a Comissão Permanente e Interdisciplinar de Gestão do Patrimônio Documental da Companhia de Gás de Santa Catarina – CPIGPD. Identificou-se que o espaço físico destinado para a guarda da documentação não esta compatível com o volume de documentos produzidos e recebidos pela empresa. Salienta-se a necessidade da produção e arquivamento dos documentos em meio eletrônico. Apresenta resultados do número de atendimentos solicitados ao Centro de Documentação e Informação, bem como as demandas de tempo para a realização dessas atividades. Identificam-se através de uma mensuração as 10 características de maior importância aos membros da CPIGPD.

Palavras-chave


Gestão documental; Fluxo de informação; Competências informacionais; SCGÁS

Texto completo:

PDF/A

Referências


CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo (SP): Paz e Terra, 1999. 698p.

CONARQ. Recomendações para a construção de arquivos. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1997.

DAVENPORT, T. H. Reengenharia de processos: como inovar na empresa através de tecnologia da informação. Rio de Janeiro: Campus, 1994.

LOPES, Luiz Carlos. Arquivópolis: uma utopia pós moderna. Ciência da informação, Brasília, v. 22, n. 1, p. 41-43, jan./abr. 1993.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2014 ÁGORA ISSN 0103-3557



ÁGORA: Arquivologia em debate
Universidade Federal de Santa Catarina, ISSN 0103-3557, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Licença Creative Commons Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Apoio técnico de Lepidus Tecnologia