Emprego das competências em informação pelos estudantes de Arquivologia da Universidade Federal da Bahia

Gleise da Silva Brandão, Jussara Borges

Resumo


Este artigo objetiva investigar o emprego da competência em informação por estudantes do Curso de Arquivologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) em ambientes digitais, considerando os processos cognitivos inerentes. Para o levantamento empírico, adotou-se como instrumento de coleta de dados a observação sistemática, baseada em indicadores e parâmetros pré-estabelecidos para verificação dos componentes da competência. Quanto à análise dos dados, os métodos comparativos e observacionais foram adotados com os procedimentos estatísticos, utilizados de forma secundária. Os resultados apontam que os estudantes possuem a competência estudada, porém foram identificadas algumas deficiências para empregá-la em meio digital, principalmente quanto à produção e redação de textos, organização das informações recuperadas e identificação ou seleção de informações pertinentes. Ante a essa constatação, conclui-se que o desenvolvimento da competência em informação repercute na formação acadêmica e, portanto, é necessário elevar o nível de preparação dos estudantes a fim de atender às demandas e às exigências direcionadas à atuação do arquivista contemporâneo.


Palavras-chave


Competência em informação; Processos cognitivos; Estudantes de Arquivologia-UFBA

Texto completo:

PDF/A

Referências


ALA. AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION. Presidential committee on information literacy: final report, 1989. Disponível em:

/presidential>. Acesso em: 25/maio/2013.

BABO, Maria Augusta. Literacia para cidadania. Comunicação e sociedade, v. 14, p. 7- 14, 2008.

BARBOSA, Loyde. Avaliação de competências informacionais em formandos de Arquivologia da UFBA. Monografia (Graduação) – Universidade Federal da Bahia, Instituto de Ciência da Informação. Salvador, 2008.

BARTALO, Linete; CONTANI, Miguel Luiz. Competência informacional e aprendizagem no ensino superior. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação Inovação e Inclusão Social: questões contemporâneas da informação. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: < http://enancib.ibict.br/index.php/xi/enancibXI/paper/view/

/229>. Acesso em: 02/fev./2013.

BELLOTTO, Heloísa. O arquivista na sociedade contemporânea. In: BELLOTO, Heloísa. Arquivos permanentes: tratamento documental. 4. ed., Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006, 306p.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 3. ed., São Paulo: Paz e Terra, 2000. v. 1.

DERVIN, Brenda; NILAN, Michael. Information Needs and Uses. Annual review of information science and technology (ARIST), v. 21, 1986. Disponível em:

br/downloads/Dervin%20and%20Nilan.pdf>. Acesso em: 22/jul./

DUDZIAK, Elizabeth. Competência informacional e midiática no ensino superior: Desafios e propostas para o Brasil. Prisma.com, n. 13, 2010.

FREIRE, Isa Maria; FREIRE, Gustavo. Ações para competências em informação no ciberespaço: reflexão sobre as contribuições da metacognição. Encontros Bibli, v. 17, n. esp.1, p.1-23, 2012.

FRÓES, Teresinha. Sociedade da informação, sociedade do conhecimento, sociedade da aprendizagem: implicações ético-políticas no limiar do século. In: LUBISCO, Nídia; BRANDÃO, Lídia. Informação & informática. Salvador: EDUFBA, 2000.

FONSECA, Maria Odila. Arquivologia e Ciência da Informação. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.

GARNHAM, N. ‘Information society’ as theory or ideology. Information, communication & society, v. 3, n. 2, p. 139-152, 2000.

HARGITTAI, Eszter. An update on survey measures of web-oriented digital literacy. Social science computer review, v. 27, n. 1, p. 130-137, feb./2009.

LE COADIC, Yves François. A ciência da informação. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 1996.

MACEDO, Lurdes. Competências de comunicação para a sociedade da informação: alguns elementos sobre a situação dos recém-licenciados em Portugal. Comunicação & sociedade, v. 14, p. 69-84, 2008.

OCDE. Habilidades y competencias del siglo XXI para los aprendices del neuvo milenio en los países de la OCDE. España. Ministerio de Educación, Cultura y Deporte. Instituto de Tecnologías Educativas. 2006. Disponível em:

ducacion.es/blogs/europa/media/blogs/europa/informes/Habilidades_y_competencias_siglo21_OCDE.pdf>. Acesso em: 16/maio/

RIBEIRO, Fernanda. O perfil profissional do arquivista na sociedade da informação. 2004. Disponível em:

.up.pt/uploads/ficheiros/artigo8871.PDF>. Acesso em: 02/fev.

/2013.

RIBEIRO, Fernanda. A arquivística como disciplina aplicada no campo da Ciência da Informação. Perspectivas em gestão & conhecimento, João Pessoa, v. 1, n. 1, p. 59-73, jan./jun./2011.

ROZADOS, Helen. A Ciência da Informação em sua aproximação com as ciências cognitivas. Em questão. Porto Alegre, v. 9, n. 1, p. 79-94, jan./jun./2003.

SÁEZ, José; RUIZ, José. Metodología didáctica y tecnología educativa en el desarrollo de las competências cognitivas: aplicación en contextos universitários profesorado. Revista de currículum y formación de profesorado, v. 16, n. 3, p. 373-39, sept./dic./2012.

SILVA, Armando; et al. Arquivística: teoria e prática de uma Ciência da Informação. 2. ed., Porto: Edições Afrontamento, 2002.

VALENTIM, Marta. (Org.). Estudos avançados em Arquivologia. Marília: Oficina Universitária, 2012. 318p.

VARELA, Aida; BARBOSA, Marilene. Trajetórias cognitivas subjacentes ao processo de busca e uso da informação: fundamentos e transversalidades. Encontros Bibli, v. 17, n. esp.1, p.142-168, 2012.

VENÂNCIO, Ludmila; NASSIF, Mônica. O comportamento de busca de informação sob o enfoque da cognição situada: um estudo empírico qualitativo. Ci. Inf., Brasília, v. 37, n. 1, p. 95-106, jan./abr./2008.

WICKERT, Maria. Referenciais educacionais do SEBRAE. Brasília: SEBRAE, 2006.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2014 ÁGORA, ISSN 0103-3557



ÁGORA: Arquivologia em debate
Universidade Federal de Santa Catarina, ISSN 0103-3557, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Licença Creative Commons Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Apoio técnico de Lepidus Tecnologia