Emprego das competências em informação pelos estudantes de Arquivologia da Universidade Federal da Bahia

Autores/as

  • Gleise da Silva Brandão
  • Jussara Borges

Palabras clave:

Competência em informação, Processos cognitivos, Estudantes de Arquivologia-UFBA

Resumen

Este artigo objetiva investigar o emprego da competência em informação por estudantes do Curso de Arquivologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) em ambientes digitais, considerando os processos cognitivos inerentes. Para o levantamento empírico, adotou-se como instrumento de coleta de dados a observação sistemática, baseada em indicadores e parâmetros pré-estabelecidos para verificação dos componentes da competência. Quanto à análise dos dados, os métodos comparativos e observacionais foram adotados com os procedimentos estatísticos, utilizados de forma secundária. Os resultados apontam que os estudantes possuem a competência estudada, porém foram identificadas algumas deficiências para empregá-la em meio digital, principalmente quanto à produção e redação de textos, organização das informações recuperadas e identificação ou seleção de informações pertinentes. Ante a essa constatação, conclui-se que o desenvolvimento da competência em informação repercute na formação acadêmica e, portanto, é necessário elevar o nível de preparação dos estudantes a fim de atender às demandas e às exigências direcionadas à atuação do arquivista contemporâneo.

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Publicado

2014-10-20

Cómo citar

Brandão, G. da S., & Borges, J. (2014). Emprego das competências em informação pelos estudantes de Arquivologia da Universidade Federal da Bahia. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 24(49), 277–310. Recuperado a partir de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/512

Número

Sección

Trabalhos de Conclusão de Curso