TDIC como mediadora do processo de Ensino-Aprendizagem da Arquivologia
Palavras-chave:
Tecnologia, Ensino-Aprendizagem, Arquivologia.Resumo
Busca-se com esta pesquisa estudar alguns softwares educacionais disponíveis na web e verificar de que forma se adequam e podem facilitar no ensino-aprendizagem da ciência arquivística, através de sua aplicabilidade nas disciplinas ofertadas atualmente no curso de arquivologia da UFSM. Visando a necessidade de renovação de estratégias metodológicas de ensino-aprendizagem do curso de arquivologia da UFSM, busca-se através da mediação tecnológica facilitar este processo, tornando-o lúdico e compatível com a atual sociedade da informação. Sendo assim, serão selecionados cinco softwares educacionais e através da análise dos mesmos verificar sua relevância e pertinência no auxílio do ensino-aprendizagem da arquivologia, elencando de que forma e em quais disciplinas podem ser utilizados.
Downloads
Referências
Azevedo, Ana Maria Ponzio of; et al. Conceptual maps and game: the teaching strategies of teaching and learning of Biochemistry. In Education: Theory & Practice, Porto Alegre, v. 7, no. 1, p. 59-71, jan /. June 2004.
Centre for Learning and Performance Technologies (CALPT). Top 100 Tools for Learning 2012. 2013. Available at: <http://c4lpt.co.uk/>. Accessed on 15 July 2013.
Freire, Paulo. Pedagogy of the Oppressed. 50. ed. rev. and current. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
Kenski, Vani Moreira. Education and technology: the new pace of information. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. (Collection PaPiRus Education).
MILK, Maici Duarte et al. Educational software and learning objects: A look at the combinatorics. In: Gaucho Meeting of Mathematics Education, 10, 2009 Ijuí / RS. Proceedings. Available at: Accessed on 18 November 2013.
MORAN, José Manuel; MASETTO, Mark T .; BEHRENS Marilda Aparecida. New technologies and pedagogical mediation. 19. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. (Collection PaPiRus Education).
OLIVEIRA, Lucia Maria Velloso de; OLIVEIRA, Isabel Cristina Borges. (Org.). Preservation, access, dissemination: challenges for the archival institutions in the XXI century. Rio de Janeiro: Brazilian Association of Archivists, 2013. 560P.
PEPPER, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa of Grace Camargos. Teaching in Higher Education. São Paulo: Cortez, 2002.
PRIMO, Alex. Computer-mediated interaction: communication, cyberculture, cognition. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2011, 239p. (Cibercultura Collection).
Roncarelli, Doris. EaDList: a tool for choosing a Virtual Environment of Teaching and Learning. Available at: <http://www.abed.org.br/congresso2007/tc/420200743710pm.pdf>. Accessed on May 20, 2014.
SILVA, Edna Lucia's; Menezes, Estera Muszka. Research methodology and preparation of dissertation. 4. ed. rev. current. Florianópolis: UFSC, 2005 138p.
SILVA, Edna Lucia's; CAFE, Ligia; Catapan, Araci Hack. Educational objects, metadata repositories and in the information society. Ci. Inf. Brasília, 2010, vol. 39, no. 3, p. 93-104. Available in: Access: 20 July 2013.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro; BROWN, Maria Eugenia L. M. (Ed.). University pedagogy: a lesson in focus. 4. ed. Campinas, SP: Papirus, 2006. Teaching Collection: Training and pedagogical work).
VERDI, Fábio Luciano; ROTHENBERG Christian Esteve; PASQUINI Rafael; et al. New Data Center Architectures for Cloud Computing. Lawn: SBRC'10, 2010. Available at:. Accessed on: May 25, 2014.
Vesce, Gabriela E. Possolli. Educational software. Infoescola. Available at: <http://www.infoescola.com/informatica/softwares-educacionais/>. Access: 23 July 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o artigo submetido é original, não tendo sido encaminhado à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Declaro, ainda, que uma vez publicado na Ágora - ISSN 0103-3557, Florianópolis, Brasil , editada pelo Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à ÁGORA: Arquivologia em debate e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS, assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Ágora, ISSN 0103-3557, está licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.