TDIC como mediadora do processo de Ensino-Aprendizagem da Arquivologia

Fabiana Fagundes Fontana, André Zanki Cordenonsi

Resumo


Busca-se com esta pesquisa estudar alguns softwares educacionais disponíveis na web e verificar de que forma se adequam e podem facilitar no ensino-aprendizagem da ciência arquivística, através de sua aplicabilidade nas disciplinas ofertadas atualmente no curso de arquivologia da UFSM. Visando a necessidade de renovação de estratégias metodológicas de ensino-aprendizagem do curso de arquivologia da UFSM, busca-se através da mediação tecnológica facilitar este processo, tornando-o lúdico e compatível com a atual sociedade da informação. Sendo assim, serão selecionados cinco softwares educacionais e através da análise dos mesmos verificar sua relevância e pertinência no auxílio do ensino-aprendizagem da arquivologia, elencando de que forma e em quais disciplinas podem ser utilizados.


Palavras-chave


Tecnologia; Ensino-Aprendizagem; Arquivologia.

Texto completo:

PDF/A

Referências


Azevedo, Ana Maria Ponzio of; et al. Conceptual maps and game: the teaching strategies of teaching and learning of Biochemistry. In Education: Theory & Practice, Porto Alegre, v. 7, no. 1, p. 59-71, jan /. June 2004.

Centre for Learning and Performance Technologies (CALPT). Top 100 Tools for Learning 2012. 2013. Available at: . Accessed on 15 July 2013.

Freire, Paulo. Pedagogy of the Oppressed. 50. ed. rev. and current. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

Kenski, Vani Moreira. Education and technology: the new pace of information. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. (Collection PaPiRus Education).

MILK, Maici Duarte et al. Educational software and learning objects: A look at the combinatorics. In: Gaucho Meeting of Mathematics Education, 10, 2009 Ijuí / RS. Proceedings. Available at: Accessed on 18 November 2013.

MORAN, José Manuel; MASETTO, Mark T .; BEHRENS Marilda Aparecida. New technologies and pedagogical mediation. 19. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. (Collection PaPiRus Education).

OLIVEIRA, Lucia Maria Velloso de; OLIVEIRA, Isabel Cristina Borges. (Org.). Preservation, access, dissemination: challenges for the archival institutions in the XXI century. Rio de Janeiro: Brazilian Association of Archivists, 2013. 560P.

PEPPER, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa of Grace Camargos. Teaching in Higher Education. São Paulo: Cortez, 2002.

PRIMO, Alex. Computer-mediated interaction: communication, cyberculture, cognition. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2011, 239p. (Cibercultura Collection).

Roncarelli, Doris. EaDList: a tool for choosing a Virtual Environment of Teaching and Learning. Available at: . Accessed on May 20, 2014.

SILVA, Edna Lucia's; Menezes, Estera Muszka. Research methodology and preparation of dissertation. 4. ed. rev. current. Florianópolis: UFSC, 2005 138p.

SILVA, Edna Lucia's; CAFE, Ligia; Catapan, Araci Hack. Educational objects, metadata repositories and in the information society. Ci. Inf. Brasília, 2010, vol. 39, no. 3, p. 93-104. Available in: Access: 20 July 2013.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro; BROWN, Maria Eugenia L. M. (Ed.). University pedagogy: a lesson in focus. 4. ed. Campinas, SP: Papirus, 2006. Teaching Collection: Training and pedagogical work).

VERDI, Fábio Luciano; ROTHENBERG Christian Esteve; PASQUINI Rafael; et al. New Data Center Architectures for Cloud Computing. Lawn: SBRC'10, 2010. Available at:. Accessed on: May 25, 2014.

Vesce, Gabriela E. Possolli. Educational software. Infoescola. Available at: . Access: 23 July 2013.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2015 ÁGORA ISSN 0103-3557



ÁGORA: Arquivologia em debate
Universidade Federal de Santa Catarina, ISSN 0103-3557, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Licença Creative Commons Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Apoio técnico de Lepidus Tecnologia