Comportamento informacional nas organizações: a busca e o uso de informações no processo de avaliação documental
Palavras-chave:
Comportamento Informacional, Modelos de Busca e Uso de Informações, Tomada de decisão, Avaliação documental,Resumo
Estudar o comportamento informacional nas organizações do ponto de vista da busca e do uso das informações para a gestão documental, especificamente no processo de avaliação documental, consiste na problemática deste trabalho. A partir desta questão, o objetivo é analisar as teorias de comportamento informacional, enfocando os modelos de busca e uso de informação de Wilson e Choo para entender como os gestores tomam decisões relacionadas ao estabelecimento de critérios de preservação e eliminação de documentos de arquivo, durante o processo de avaliação documental. Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa. Como procedimento metodológico, utilizou-se a pesquisa bibliográfica para analisar e refletir acerca dos fenômenos relacionados ao tema. Observa-se que o comportamento informacional ocorre nas organizações, em todos os âmbitos e que influencia a busca de informação para tomada de decisão, em atividades especializadas, como é o caso da avaliação documental. Como resultado, os modelos estudados foram aplicados ao processo de avaliação, demonstrando a importância da compreensão das etapas envolvidas na busca, aquisição e uso da informação especializada para a tomada de decisão.
Downloads
Referências
ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro, 2005.
ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Conselho Nacional de Arquivos. Classificação, temporalidade e destinação de documentos de arquivo: relativos as atividades-meio da administração pública. Rio de Janeiro, 2001.
BEAL, A. Gestão estratégica da informação: como transformar a informação e a tecnologia da informação em fatores de crescimento e de alto desempenho nas organizações. São Paulo: Atlas, 2004.
BERNARDES, I. P. Como avaliar documentos de arquivo. São Paulo: Arquivo do Estado, 1998.
CASE, D. O. Looking for information. 2.ed. Amsterdam, Boston: Elsevier, Academic Press, 2007.
CAVALCANTE, L. de F. B. Gestão do comportamento informacional apoiada na cultura organizacional e em modelos mentais. 2008. 240f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação,– Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília.
CERMEÑO MARTORELL, LL.; RIVAS PALÁ, E. Valoración, selección y eliminación. In: CRUZ MUNDET, J.R. Administración de documentos y archivos: Textos fundamentales. Madrid: Coordinadora de Asociaciones de Archiveros, 2011.
CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. 2. ed. São Paulo: Editora Senac, 2006.
CUNHA; M.B; CAVALCANTI, C.R.O. Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia. Brasília; Briquet de Lemos, 2008.
DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. 11. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2001.
HOUAISS. A. Grande dicionário de língua portuguesa. Versão Beta. Rio de Janeiro: Instituto Antonio Houaiss, UOL, 2012.
LOPES, L. C. A nova arquivística na modernização administrativa. Brasília: Annabel Lee, 2013.
MARTÍNEZ-SILVEIRA, M.; ODONE, N. Necessidades e comportamento informacional: conceituação e modelos. Ciência da Informação, Brasília, v. 36, n. 1, p. 118-127, maio/ago. 2007.
PACHECO, C. G. Prospecção e monitoramento informacional no contexto da inteligência competitiva em microempresas do ramo óptico da região de Marília-SP. 2010. 241f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília.
PALAZOLLI, F. Percepção de justiça nas organizações como antecedentes dos comportamentos de cidadania organizacional. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, v. 7, n.3, jul./set., 2000.
SCHELLENBERG, T.R. Arquivos modernos: princípios e técnicas. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.
SIQUEIRA, M. M. Antecedentes de comportamentos de cidadania organizacional: a análise de um modelo pós-cognitivo. 1995. Tese (Doutorado em Psicologia) - Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília.
VÁSQUEZ MURILLO, M. Cómo seleccionar documentos de archivo. Buenos Aires: Alfagrama, 2006.
WILSON, T. D. Human information behavior. Informing Science Research, Colorado, v. 3, n.2, 2000.
WILSON, T. D. Models in information behavior reserch. Journal of Documentation, London, v.55, n.3, p.249-270, jun. 1999.
WILSON, T. D. On user studies and information needs. Journal of Documentation, cidade, v. 37, n.1, p. 3-15, 1981.
WOIDA, L. M. Cultura informacional: um modelo de realidade social para a ICO. In: VALENTIM, M. L. P. Gestão da informação e gestão do conhecimento no âmbito da Ciência da Informação. São Paulo: Polis; Cultura Acadêmica, 2008, p. 93-115.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o artigo submetido é original, não tendo sido encaminhado à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Declaro, ainda, que uma vez publicado na Ágora - ISSN 0103-3557, Florianópolis, Brasil , editada pelo Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à ÁGORA: Arquivologia em debate e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS, assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Ágora, ISSN 0103-3557, está licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.