Arquivo privado de João David Ferreira Lima: vida e obra
Palavras-chave:
Arquivo privado, João David Ferreira Lima, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSCResumo
A investigação debruçou-se sobre a documentação do primeiro Reitor da Universidade Federal de Santa Catarina. Propõe-se o estudo e investigação do Arquivo Privado do Professor Dr. João David Ferreira Lima. Pesquisar sobre a história vivida pelo personagem principal levou a estudar seu arquivo privado com o objetivo de saber o que seus documentos contavam sobre sua vida, suas obras, seus pensamentos e ações na época da criação da UFSC (1960). Tornou-se necessário reunir os demais documentos que formam esse arquivo uma vez que as informações sobre o primeiro reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e criador da mesma, estavam em outros acervos. A conservação, a preservação da memória do patrimônio documental constitui a história da Universidade no mapeamento de seus acervos. Relevância do estudo sobre esse Arquivo Privado consiste em que seu patrimônio documental representa a memória do desenvolvimento da educação da sociedade catarinense, traça a evolução do pensamento e realizações dessa sociedade. É o legado do passado para o presente. Dar conhecimento deste legado a comunidade universitária e posteriormente, a todos que queiram conhecer, é preservar e conservar a memória patrimonial da UFSC.
Downloads
Referências
ALMEIDA SANTOS, João; PARRA FILHO, Domingos. Metodologia Científica. 2.ed. [s.l.] Cen-gage Learning, 2012.
BLATTMANN, Ursula; VIANNA, William Barbosa (Org.). Inovação em Escolas com Bibliotecas. Florianópolis: Dois Por Quatro, 2016, p. 199.
BRASIL. Lei n. 8.159, de 8 de janeiro de 1991. Diário Oficial da União, Brasília, DF, seção 1, 1991, p. 455.
HEYMANN, Luciana Quillet. O Lugar do Arquivo: a construção do legado de Darcy Ribeiro. Rio de Janeiro: Contra Capa/ FAPERJ, 2012.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
LOURENÇO FILHO, M.B. Introdução ao estudo da Escola Nova. São Paulo: Cia. Melhoramen-tos, 1930.
NEDEL, Letícia Borges. Um Passado Novo para uma História em Crise: Regionalismo e Folclo-ristas no Rio Grande do Sul (1948-1965). Brasília:UNB, 2005.
OLIVEIRA, Lucia Maria Velloso de. Descrição e Pesquisa: Reflexões em torno dos Arquivos Pes-soais. Rio de Janeiro: Móbile, 2012.
PORTELLI, Alessandro. História Oral e Poder. CONFERÊNCIA NO XXV SIMPÓSIO NACI-ONAL DA ANPUH. Fortaleza, CE, 13 jul. 2009. Transcrição de Luiz Henrique dos Santos Blume, a partir do arquivo em áudio.
THOMPSON, P. A voz do Passado: História Oral. Trad. Lólio Lourenço de Oliveira. Rio de Janei-ro: Paz e Terra, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o artigo submetido é original, não tendo sido encaminhado à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Declaro, ainda, que uma vez publicado na Ágora - ISSN 0103-3557, Florianópolis, Brasil , editada pelo Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à ÁGORA: Arquivologia em debate e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS, assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Ágora, ISSN 0103-3557, está licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.