Arquivo privado de João David Ferreira Lima: vida e obra

Silvia Rogério de Miranda, Eliana Maria dos Santos Bahia

Resumo


 A investigação debruçou-se sobre a documentação do primeiro Reitor da Universidade Federal de Santa Catarina. Propõe-se o estudo e investigação do Arquivo Privado do Professor Dr. João David Ferreira Lima. Pesquisar sobre a história vivida pelo personagem principal levou a estudar seu arquivo privado com o objetivo de saber o que seus documentos contavam sobre sua vida, suas obras, seus pensamentos e ações na época da criação da UFSC (1960). Tornou-se necessário reunir os demais documentos que formam esse arquivo uma vez que as informações sobre o primeiro reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e criador da mesma, estavam em outros acervos. A conservação, a preservação da memória do patrimônio documental constitui a história da Universidade no mapeamento de seus acervos. Relevância do estudo sobre esse Arquivo Privado consiste em que seu patrimônio documental representa a memória do desenvolvimento da educação da sociedade catarinense, traça a evolução do pensamento e realizações dessa sociedade. É o legado do passado para o presente. Dar conhecimento deste legado a comunidade universitária e posteriormente, a todos que queiram conhecer, é preservar e conservar a memória patrimonial da UFSC.

 


Palavras-chave


Arquivo privado; João David Ferreira Lima; Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Texto completo:

PDF/A

Referências


ALMEIDA SANTOS, João; PARRA FILHO, Domingos. Metodologia Científica. 2.ed. [s.l.] Cen-gage Learning, 2012.

BLATTMANN, Ursula; VIANNA, William Barbosa (Org.). Inovação em Escolas com Bibliotecas. Florianópolis: Dois Por Quatro, 2016, p. 199.

BRASIL. Lei n. 8.159, de 8 de janeiro de 1991. Diário Oficial da União, Brasília, DF, seção 1, 1991, p. 455.

HEYMANN, Luciana Quillet. O Lugar do Arquivo: a construção do legado de Darcy Ribeiro. Rio de Janeiro: Contra Capa/ FAPERJ, 2012.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

LOURENÇO FILHO, M.B. Introdução ao estudo da Escola Nova. São Paulo: Cia. Melhoramen-tos, 1930.

NEDEL, Letícia Borges. Um Passado Novo para uma História em Crise: Regionalismo e Folclo-ristas no Rio Grande do Sul (1948-1965). Brasília:UNB, 2005.

OLIVEIRA, Lucia Maria Velloso de. Descrição e Pesquisa: Reflexões em torno dos Arquivos Pes-soais. Rio de Janeiro: Móbile, 2012.

PORTELLI, Alessandro. História Oral e Poder. CONFERÊNCIA NO XXV SIMPÓSIO NACI-ONAL DA ANPUH. Fortaleza, CE, 13 jul. 2009. Transcrição de Luiz Henrique dos Santos Blume, a partir do arquivo em áudio.

THOMPSON, P. A voz do Passado: História Oral. Trad. Lólio Lourenço de Oliveira. Rio de Janei-ro: Paz e Terra, 1992.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 ÁGORA ISSN 0103-3557

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

ÁGORA: Arquivologia em debate
Universidade Federal de Santa Catarina, ISSN 0103-3557, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Licença Creative Commons Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Apoio técnico de Lepidus Tecnologia