Sobre arquivos médicos brasileiros

Autores

Palavras-chave:

Medical archives

Resumo

A obra Arquivos médicos: contexto de produção do conhecimento e exercício da cidadania é dividida em nove capítulos, considerando o capítulo de introdução e conclusão, que versam sobre a construção do conhecimento em saúde por meio da pesquisa científica no Brasil. O autor contextualiza as questões acerca das fontes de informação em saúde no país, focando nos arquivos médicos custodiados por Hospitais Universitários Federais e na produção científica brasileira em saúde nos últimos anos. São tratados temas como o Sistema Único de Saúde (SUS) e sua gestão e, o direito ao acesso e uso da informação contida nos arquivos médicos federais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Faustino dos Passos, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Ciência da Informação. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Referências

LIMA, Nísia Trindade. O Brasil e a Organização Pan-Americana da Saúde: uma história de três dimensões. In: FINKELMAN, J. (Org.). Caminhos da saúde no Brasil [online]. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2002. p. 23-116.

MERCADANTE, Otávio Azevedo. Evolução das Políticas e do Sistema de Saúde no Brasil. In: FINKELMAN, J. (Org.). Caminhos da saúde no Brasil [online]. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2002. p. 235-314.

POLIGNANO, Marcus Vinícius. História das políticas de saúde no Brasil: uma pequena revisão. Cadernos do Internato Rural - Faculdade de Medicina/UFMG, v. 35, 2001.

SOMAVILLA, Raone. Arquivos médicos: contexto de produção do conhecimento e exercício da cidadania. Santa Maria: edição do autor, 2016.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

Passos, M. F. dos. (2017). Sobre arquivos médicos brasileiros. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 27(54), 352–355. Recuperado de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/663

Edição

Seção

Resenha