Sobre arquivos médicos brasileiros

Autores/as

Palabras clave:

Medical archives

Resumen

A obra Arquivos médicos: contexto de produção do conhecimento e exercício da cidadania é dividida em nove capítulos, considerando o capítulo de introdução e conclusão, que versam sobre a construção do conhecimento em saúde por meio da pesquisa científica no Brasil. O autor contextualiza as questões acerca das fontes de informação em saúde no país, focando nos arquivos médicos custodiados por Hospitais Universitários Federais e na produção científica brasileira em saúde nos últimos anos. São tratados temas como o Sistema Único de Saúde (SUS) e sua gestão e, o direito ao acesso e uso da informação contida nos arquivos médicos federais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mariana Faustino dos Passos, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Ciência da Informação. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Citas

LIMA, Nísia Trindade. O Brasil e a Organização Pan-Americana da Saúde: uma história de três dimensões. In: FINKELMAN, J. (Org.). Caminhos da saúde no Brasil [online]. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2002. p. 23-116.

MERCADANTE, Otávio Azevedo. Evolução das Políticas e do Sistema de Saúde no Brasil. In: FINKELMAN, J. (Org.). Caminhos da saúde no Brasil [online]. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2002. p. 235-314.

POLIGNANO, Marcus Vinícius. História das políticas de saúde no Brasil: uma pequena revisão. Cadernos do Internato Rural - Faculdade de Medicina/UFMG, v. 35, 2001.

SOMAVILLA, Raone. Arquivos médicos: contexto de produção do conhecimento e exercício da cidadania. Santa Maria: edição do autor, 2016.

Publicado

2017-06-30

Cómo citar

Passos, M. F. dos. (2017). Sobre arquivos médicos brasileiros. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 27(54), 352–355. Recuperado a partir de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/663

Número

Sección

Resenha