A Lei n. 10.639 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação: das relações étnico raciais e o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana e o problema do acesso a Educação do Negro

Carlos Eduardo dos Reis

Resumo


O artigo tem como objetivo discutir aspectos da Lei n. 10.639 de janeiro de 2003, bem como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira. Ressalta a importância da temática na formação do Arquivista, aborda as condições históricas de acesso dos negros a Educação; levanta algumas questões em torno do documento das Diretrizes Curriculares Nacionais e o ensino da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira e a História da África. Este texto é fruto de trabalho desenvolvido no Projeto Racismo: Combata; Defenda-se, projeto de extensão do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Africanos e Afro-brasileiros do Centro de Ciências da Educação da Universidade de Santa Catarina (CED-UFSC).


Palavras-chave


Educação; História; Cultura Africana; Relações Raciais

Texto completo:

PDF/A

Referências


BRASIL. MEC. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: Distrito Federal, outubro, 2004, p.07.

BRASIL. MINISTÉRIO DA JUSTIÇA. ARQUIVO NACIONAL. Guia Brasileiro de Fontes para a História da África, da Escravidão Negra e do Negro na sociedade atua. Rio de Janeiro, 1988. (vol. 1 e 2).

DIAS, Antônio Gonçalves. Instrução Pública em diversas Províncias do Norte. IN: ALMEIDA, José Ricardo Pires de. História da Instrução Pública no Brasil – 1500/1889. São Paulo: EDUC, Brasília: Distrito Federal: INEP/MEC, 1989, p.364/365.

HENRIQUES, Ricardo. Desigualdade Racial no Brasil: evolução das condições de vida na década de 90. Rio de Janeiro: IPEA; UFF, julho de 2001. p. 26 e 32.

LARA, Silvia Hunold. Blowin in the Wind: E.P.Thompson e a experiência negra no Brasil. Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da PUC/SP, n.12, p. 43-56, out. 1995. Disponível em: . Acesso em: 28 ago. 2016.

MATTOS, Hebe; ABREU, Martha. Em torno das “Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana”: uma conversa com historiadores. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 21, n. 41, p.5-20, jan./jun. 2008, p.6.

RODRIGUES, José Honório. Brasil e África: outro horizonte. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1961, p.06.

ZERBO, J-Ki. História Geral da África: Metodologia e Pré-História. São Paulo: Ática; Paris: UNESCO, 1982. p.21-22.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 ÁGORA ISSN 0103-3557

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

ÁGORA: Arquivologia em debate
Universidade Federal de Santa Catarina, ISSN 0103-3557, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Licença Creative Commons Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Apoio técnico de Lepidus Tecnologia