A Lei n. 10.639 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação: das relações étnico raciais e o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana e o problema do acesso a Educação do Negro
Palabras clave:
Educação, História, Cultura Africana, Relações RaciaisResumen
O artigo tem como objetivo discutir aspectos da Lei n. 10.639 de janeiro de 2003, bem como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira. Ressalta a importância da temática na formação do Arquivista, aborda as condições históricas de acesso dos negros a Educação; levanta algumas questões em torno do documento das Diretrizes Curriculares Nacionais e o ensino da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira e a História da África. Este texto é fruto de trabalho desenvolvido no Projeto Racismo: Combata; Defenda-se, projeto de extensão do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Africanos e Afro-brasileiros do Centro de Ciências da Educação da Universidade de Santa Catarina (CED-UFSC).
Descargas
Citas
BRASIL. MEC. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: Distrito Federal, outubro, 2004, p.07.
BRASIL. MINISTÉRIO DA JUSTIÇA. ARQUIVO NACIONAL. Guia Brasileiro de Fontes para a História da África, da Escravidão Negra e do Negro na sociedade atua. Rio de Janeiro, 1988. (vol. 1 e 2).
DIAS, Antônio Gonçalves. Instrução Pública em diversas Províncias do Norte. IN: ALMEIDA, José Ricardo Pires de. História da Instrução Pública no Brasil – 1500/1889. São Paulo: EDUC, Brasília: Distrito Federal: INEP/MEC, 1989, p.364/365.
HENRIQUES, Ricardo. Desigualdade Racial no Brasil: evolução das condições de vida na década de 90. Rio de Janeiro: IPEA; UFF, julho de 2001. p. 26 e 32.
LARA, Silvia Hunold. Blowin in the Wind: E.P.Thompson e a experiência negra no Brasil. Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da PUC/SP, n.12, p. 43-56, out. 1995. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/11300/8283>. Acesso em: 28 ago. 2016.
MATTOS, Hebe; ABREU, Martha. Em torno das “Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana”: uma conversa com historiadores. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 21, n. 41, p.5-20, jan./jun. 2008, p.6.
RODRIGUES, José Honório. Brasil e África: outro horizonte. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1961, p.06.
ZERBO, J-Ki. História Geral da África: Metodologia e Pré-História. São Paulo: Ática; Paris: UNESCO, 1982. p.21-22.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o artigo submetido é original, não tendo sido encaminhado à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Declaro, ainda, que uma vez publicado na Ágora - ISSN 0103-3557, Florianópolis, Brasil , editada pelo Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à ÁGORA: Arquivologia em debate e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS, assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Ágora, ISSN 0103-3557, está licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.