A Lei n. 10.639 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação: das relações étnico raciais e o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana e o problema do acesso a Educação do Negro

Autores/as

  • Carlos Eduardo dos Reis Universidade Federal de Santa Catarina

Palabras clave:

Educação, História, Cultura Africana, Relações Raciais

Resumen

O artigo tem como objetivo discutir aspectos da Lei n. 10.639 de janeiro de 2003, bem como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira. Ressalta a importância da temática na formação do Arquivista, aborda as condições históricas de acesso dos negros a Educação; levanta algumas questões em torno do documento das Diretrizes Curriculares Nacionais e o ensino da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira e a História da África. Este texto é fruto de trabalho desenvolvido no Projeto Racismo: Combata; Defenda-se, projeto de extensão do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Africanos e Afro-brasileiros do Centro de Ciências da Educação da Universidade de Santa Catarina (CED-UFSC).

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Biografía del autor/a

Carlos Eduardo dos Reis, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor na UFSC

Citas

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Publicado

2017-12-08

Cómo citar

Reis, C. E. dos. (2017). A Lei n. 10.639 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação: das relações étnico raciais e o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana e o problema do acesso a Educação do Negro. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 27(55), 523–538. Recuperado a partir de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/684

Número

Sección

Artigos