O papel do bibliotecário na prática de preservação da memória institucional: o caso do espaço memória da Justiça Federal em Pernambuco

Diego Salcedo, Igor Pires Lima

Resumo


O presente trabalho trata de uma pesquisa e relato de caso sobre o papel do bibliotecário na prática de preservação da Memória Institucional. Foi feita uma revisão na literatura mais recente acerca dos conceitos de memória e memória institucional, como também sobre a memória no ambiente virtual e a visão do judiciário sobre o assunto. Em seguida fez-se uma revisão de literatura ressaltando as competências informacionais do profissional bibliotecário e, por fim, relata-se o caso do Espaço Memória da Justiça Federal de Pernambuco. Conclui que o bibliotecário tem um papel crucial na gestão de espaços memoriais.


Palavras-chave


Bibliotecário; Memória Institucional; Preservação Digital

Texto completo:

PDF/A

Referências


ADES, C. Preservação da memória institucional em ambiente virtual: a experiência do Centro de Memória do Instituto de Psicologia da USP. In: CONFERENCE ON TECNOLOGY, CULTURE AND MEMORY. Anais… Recife, PE, 2011.

BARRETO, A. A questão da informação. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 8, n. 4, p. 3-8, out./dez. 1994. Disponível em: < https://bit.ly/2FpfXZ8>. Acesso em: 09 mar. 2017.

BARBOSA, A. Memória institucional: possibilidade de construção de significados no ambiente organizacional. In: ENCONTRO NACIONAL DE HISTÓRIA

DA MÍDIA, 9., 2013, Ouro Preto (MG). Anais... Ouro Preto: UFOP, 2013. Disponível em: . Acesso em: 16 dez. 2017.

BARBOSA, A. Memória institucional no ambiente virtual: possibilidade de comunicação organizacional na era do instante. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 34. 2011. Anais... Recife, PE, 2011.

CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA - CNJ. Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (PRONAME). Manual de Gestão Documental do Poder Judiciário. Brasília: CNJ, 2011

COSTA, I. Memória institucional: a construção conceitual numa abordagem teórica-metodológica. Tese de Doutorado em Ciência da Informação. Rio de Janeiro, 1997.

FACCIO, C. Como começamos. 2014. Blog. Disponível em: < https://bit.ly/2ramLG7>. Acesso em: 12 abr. 2017.

FARIA, K. et al. A história dos registros do conhecimento. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO, GESTÃO, E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 33., 2010, João Pessoa. Anais... João Pessoa: UFPB, 2010.

FONTANELLI, S. Centro de memória e ciência da informação: uma interação necessária. 2005. 105 f. Trabalho de Conclusão de Curso-Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

HALBWACHS, M. A Memória Coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.

ITAÚ CULTURAL. Centro de Memória, Documentação e Referência. Centros de memória: manual básico para implantação. São Paulo: Itaú Cultural, 2013.

IZQUIERDO, I. A arte de esquecer: cérebro e memória. Rio de Janeiro: Vieire & Lent, 2010.

LAVILLE, C., DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em Ciências Humanas. Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: UFMG, 1999.

LE GOFF, J. História e memória. 5.ed. Campinas: Ed. UNICAMP, 2003.

LISBOA, P. Memória e arquivos digitais: outras maneiras de lembrar e esquecer. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE MEMÓRIA E PATRIMÔNIO, 5, 2011, Pelotas. Anais...Pelotas: Editora da UFPel, 2011. p. 864-874.

MONTEIRO, S.; CARELLI, A. Ciberespaço, memória e esquecimento. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - ENANCIB, 8, 2007, Salvador, BA. Anais... Bahia: UFBA, 2007.

SAN MARINO. Selo: A presença de Memória de Salvador Dalí. In: Schilderijen op postzegels, paintings on stamps, Holanda, 2004. (Museu arte moderna de New York). Disponível em: . Acesso em: 13 maio 2017.

RUEDA, V.; FREITAS, A.; VALLS, V. Memória Institucional: uma revisão de literatura. CRB-8 Digital, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 78-89, abr. 2011.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 ÁGORA: Revista do Curso de Arquivologia da UFSC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

ÁGORA: Arquivologia em debate
Universidade Federal de Santa Catarina, ISSN 0103-3557, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Licença Creative Commons Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Apoio técnico de Lepidus Tecnologia