O papel do bibliotecário na prática de preservação da memória institucional: o caso do espaço memória da Justiça Federal em Pernambuco

Autores/as

Palabras clave:

Bibliotecário, Memória Institucional, Preservação Digital

Resumen

O presente trabalho trata de uma pesquisa e relato de caso sobre o papel do bibliotecário na prática de preservação da Memória Institucional. Foi feita uma revisão na literatura mais recente acerca dos conceitos de memória e memória institucional, como também sobre a memória no ambiente virtual e a visão do judiciário sobre o assunto. Em seguida fez-se uma revisão de literatura ressaltando as competências informacionais do profissional bibliotecário e, por fim, relata-se o caso do Espaço Memória da Justiça Federal de Pernambuco. Conclui que o bibliotecário tem um papel crucial na gestão de espaços memoriais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Diego Salcedo, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Comunicação. Professor na Graduação e Pós-Graduação em Ciência da Informação na Universidade Federal de Pernambuco. Coordenador do Grupo de CoPesquisa Imago e Humanidades Digitais.

Igor Pires Lima, Tribunal Federal da Quinta Região

Bacharel em Biblioteconomia. Profissional no Espaço Virtual de Memória do Tirubnal Federal da Quinta Região.

Citas

ADES, C. Preservação da memória institucional em ambiente virtual: a experiência do Centro de Memória do Instituto de Psicologia da USP. In: CONFERENCE ON TECNOLOGY, CULTURE AND MEMORY. Anais… Recife, PE, 2011.

BARRETO, A. A questão da informação. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 8, n. 4, p. 3-8, out./dez. 1994. Disponível em: < https://bit.ly/2FpfXZ8>. Acesso em: 09 mar. 2017.

BARBOSA, A. Memória institucional: possibilidade de construção de significados no ambiente organizacional. In: ENCONTRO NACIONAL DE HISTÓRIA

DA MÍDIA, 9., 2013, Ouro Preto (MG). Anais... Ouro Preto: UFOP, 2013. Disponível em: <https://goo.gl/iRzC4m >. Acesso em: 16 dez. 2017.

BARBOSA, A. Memória institucional no ambiente virtual: possibilidade de comunicação organizacional na era do instante. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 34. 2011. Anais... Recife, PE, 2011.

CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA - CNJ. Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (PRONAME). Manual de Gestão Documental do Poder Judiciário. Brasília: CNJ, 2011

COSTA, I. Memória institucional: a construção conceitual numa abordagem teórica-metodológica. Tese de Doutorado em Ciência da Informação. Rio de Janeiro, 1997.

FACCIO, C. Como começamos. 2014. Blog. Disponível em: < https://bit.ly/2ramLG7>. Acesso em: 12 abr. 2017.

FARIA, K. et al. A história dos registros do conhecimento. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO, GESTÃO, E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 33., 2010, João Pessoa. Anais... João Pessoa: UFPB, 2010.

FONTANELLI, S. Centro de memória e ciência da informação: uma interação necessária. 2005. 105 f. Trabalho de Conclusão de Curso-Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

HALBWACHS, M. A Memória Coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.

ITAÚ CULTURAL. Centro de Memória, Documentação e Referência. Centros de memória: manual básico para implantação. São Paulo: Itaú Cultural, 2013.

IZQUIERDO, I. A arte de esquecer: cérebro e memória. Rio de Janeiro: Vieire & Lent, 2010.

LAVILLE, C., DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em Ciências Humanas. Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: UFMG, 1999.

LE GOFF, J. História e memória. 5.ed. Campinas: Ed. UNICAMP, 2003.

LISBOA, P. Memória e arquivos digitais: outras maneiras de lembrar e esquecer. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE MEMÓRIA E PATRIMÔNIO, 5, 2011, Pelotas. Anais...Pelotas: Editora da UFPel, 2011. p. 864-874.

MONTEIRO, S.; CARELLI, A. Ciberespaço, memória e esquecimento. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - ENANCIB, 8, 2007, Salvador, BA. Anais... Bahia: UFBA, 2007.

SAN MARINO. Selo: A presença de Memória de Salvador Dalí. In: Schilderijen op postzegels, paintings on stamps, Holanda, 2004. (Museu arte moderna de New York). Disponível em: <http://postzegels.pimbuwalda.nl/sel_postzegels_list.php?showmaster=sel_schilders&SchilderID=747>. Acesso em: 13 maio 2017.

RUEDA, V.; FREITAS, A.; VALLS, V. Memória Institucional: uma revisão de literatura. CRB-8 Digital, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 78-89, abr. 2011.

Publicado

2018-10-20

Cómo citar

Salcedo, D., & Lima, I. P. (2018). O papel do bibliotecário na prática de preservação da memória institucional: o caso do espaço memória da Justiça Federal em Pernambuco. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 28(57), 314–331. Recuperado a partir de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/718

Número

Sección

Artigos