Marketing da informação entre o ambiente religioso e do mercado

Autores

  • Fernando Antônio Antunes Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais www.fead.br
  • Luís Roberto Sousa Mendes Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. Departamento de Ciências da Informação.

Palavras-chave:

Marketing da informação, Competitividade, Estratégia organizacional, Organizações sem fins lucrativos

Resumo

A expansão das igrejas evangélicas no Brasil tem chamado a atenção de diversos setores da sociedade. O país que, tradicionalmente, é de maioria católica, vem percebendo o declínio desta religião nos últimos 50 anos. Dado que estas igrejas evangélicas têm crescido, entende-se ser importante que técnicas administrativas e mercadológicas sejam utilizadas para lhes garantir sobrevivência no mercado. Este crescimento proporciona, também, a concorrência entre as denominações. Assim é quase impossível se manterem abertas sem que estas organizações sejam gerenciadas como verdadeiras empresas. A proposta deste trabalho é a discussão teórica dos temas tratados pela ciência da administração e confrontar estas teorias com os dados do crescimento evangélico pentecostal especificamente na região Noroeste de Minas Gerais. Para a realização desta pesquisa foram utilizados como fonte os levantamentos dos censos demográficos oficiais do IBGE dos anos de 2000 e 2010. Para o fechamento deste estudo, houve a confrontação dos resultados obtidos com as teorias estudadas a fim de se estabelecer uma análise do crescimento das denominações evangélicas na região objeto do estudo.

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Biografia do Autor

Fernando Antônio Antunes, Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais www.fead.br

Mestre em Administração pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais - FEAD em Belo Horizonte-MG, pós-graduação em GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS. Possui graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS pela FACULDADE TECSOMA (2005).
 

 

Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/7247830797910521


Luís Roberto Sousa Mendes, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. Departamento de Ciências da Informação.

Doutor em Filosofia Política (Antonianum, Itália). Departamento de Ciências da Informação. 

Endereço para acessar o Curriculum LATTES: http://lattes.cnpq.br/0534924880484717

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Publicado

2018-04-03

Como Citar

Antunes, F. A., & Mendes, L. R. S. (2018). Marketing da informação entre o ambiente religioso e do mercado. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 28(56), 54–77. Recuperado de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/723

Edição

Seção

Artigos