Marketing da informação entre o ambiente religioso e do mercado

Fernando Antônio Antunes, Luís Roberto Sousa Mendes

Resumo


A expansão das igrejas evangélicas no Brasil tem chamado a atenção de diversos setores da sociedade. O país que, tradicionalmente, é de maioria católica, vem percebendo o declínio desta religião nos últimos 50 anos. Dado que estas igrejas evangélicas têm crescido, entende-se ser importante que técnicas administrativas e mercadológicas sejam utilizadas para lhes garantir sobrevivência no mercado. Este crescimento proporciona, também, a concorrência entre as denominações. Assim é quase impossível se manterem abertas sem que estas organizações sejam gerenciadas como verdadeiras empresas. A proposta deste trabalho é a discussão teórica dos temas tratados pela ciência da administração e confrontar estas teorias com os dados do crescimento evangélico pentecostal especificamente na região Noroeste de Minas Gerais. Para a realização desta pesquisa foram utilizados como fonte os levantamentos dos censos demográficos oficiais do IBGE dos anos de 2000 e 2010. Para o fechamento deste estudo, houve a confrontação dos resultados obtidos com as teorias estudadas a fim de se estabelecer uma análise do crescimento das denominações evangélicas na região objeto do estudo.


Palavras-chave


Marketing da informação; Competitividade; Estratégia organizacional; Organizações sem fins lucrativos

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