Marketing da informação entre o ambiente religioso e do mercado

Autores/as

  • Fernando Antônio Antunes Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais www.fead.br
  • Luís Roberto Sousa Mendes Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. Departamento de Ciências da Informação.

Palabras clave:

Marketing da informação, Competitividade, Estratégia organizacional, Organizações sem fins lucrativos

Resumen

A expansão das igrejas evangélicas no Brasil tem chamado a atenção de diversos setores da sociedade. O país que, tradicionalmente, é de maioria católica, vem percebendo o declínio desta religião nos últimos 50 anos. Dado que estas igrejas evangélicas têm crescido, entende-se ser importante que técnicas administrativas e mercadológicas sejam utilizadas para lhes garantir sobrevivência no mercado. Este crescimento proporciona, também, a concorrência entre as denominações. Assim é quase impossível se manterem abertas sem que estas organizações sejam gerenciadas como verdadeiras empresas. A proposta deste trabalho é a discussão teórica dos temas tratados pela ciência da administração e confrontar estas teorias com os dados do crescimento evangélico pentecostal especificamente na região Noroeste de Minas Gerais. Para a realização desta pesquisa foram utilizados como fonte os levantamentos dos censos demográficos oficiais do IBGE dos anos de 2000 e 2010. Para o fechamento deste estudo, houve a confrontação dos resultados obtidos com as teorias estudadas a fim de se estabelecer uma análise do crescimento das denominações evangélicas na região objeto do estudo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernando Antônio Antunes, Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais www.fead.br

Mestre em Administração pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais - FEAD em Belo Horizonte-MG, pós-graduação em GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS. Possui graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS pela FACULDADE TECSOMA (2005).
 

 

Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/7247830797910521


Luís Roberto Sousa Mendes, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. Departamento de Ciências da Informação.

Doutor em Filosofia Política (Antonianum, Itália). Departamento de Ciências da Informação. 

Endereço para acessar o Curriculum LATTES: http://lattes.cnpq.br/0534924880484717

Citas

AAKER, David A; KUMAR, V.; DAY, George S. Pesquisa de Marketing. 2ª ed. São Paulo: Ed. Atlas, 2007. 745 p.

ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Zahar, 1985. 223 p.

ANTUNES, Fernando Antônio. Redes Interorganizacionais como Alternativa Estratégica para Firmas Competidoras Frente a um Mercado Globalizado. Humanidades e Tecnologia, Paracatu, v. 1, n. 5, p.283-300, 2011.

ARIELY, Dan. Previsivelmente Irracional: como as situações do dia-a-dia influenciam as nossas decisões. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. 220 p.

BAUDRILLARD, Jean. Significação da Publicidade. In: LIMA, Luiz Costa (Org.). Teoria da Cultura de Massa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978. 340 p.

BAUDRILLARD, Jean. Para uma Crítica da Economia Política do Signo. Rio de Janeiro: Elfos, 1995. 222 p.

BAUDRILLARD, Jean. À Sombra das Maiorias Silenciosas: o fim do social e o surgimento das massas. São Paulo: Brasiliense, 2004. 86 p.

BAUDRILLARD, Jean. A Sociedade de Consumo. 2. ed. Lisboa: Edições 70, 2011. 268 p.

BERRY, Leonard; PARASURAMAN, A. Marketing Services: Competing throught quality. New York: The Free Press, 1991

BLACKWELL, Roger D.; MINIARD, Paul W.; ENGEL, James F.. Comportamento do Consumidor: Tradução da 9ª edição norte-americana. 9. ed. São Paulo: Thomson, 2005. 606 p.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2000 - Religião

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2010 - Religião

BRASIL. Governo Federal. Portal da Cidadania. Disponível em: <http://www.territoriosdacidadania.gov.br/dotlrn/clubs/territriosrurais/noroestedeminasmg/one-community?page_num=0>. Acesso em: 30 mar. 2013.

CAMPOS, Leonildo Silveira. Hóstias Edir Contêm mais Deus. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 3, n. 2, p.5-11, 1996.

CAVALCANTI, Gabriela Góis. Elementos de Imagem e Qualidade Percebida: a Perspectiva Dramatúrgica do Marketing de Serviços de Shopping Centers. In: ENCONTRO DA ANPAD, 35., 2011, Rio de Janeiro. XXXV EnANPAD. Rio Janeiro: Anpad, 2011. p. 1 - 16.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução a Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 2003.

COOPER, Donald R.; SCHINDLER, Pamela S. Métodos de Pesquisa em Administração. 7ª ed. Porto Alegre: Ed. Bookman, 2003. 640 p.

CUNHA, Magali do Nascimento. A Explosão Gospel: Um olhar das ciências humanas sobre o cenário evangélico no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad, 2007. 231 p.

DEMO, Pedro. Metodologia Científica em Ciências Sociais. São Paulo: Atlas, 1981. 255 p.

FADIMAN, James; FRAGER, Robert. Teorias da Personalidade. São Paulo: Harbra, 1986. 386 p.

FEUERBACH, Ludwig. A Essência do Cristianismo. Petrópolis: Vozes, 2007. 340 p.

GALINDO, Daniel; LEITE, Lilian Laurência. Anais. In: CONFERENCE ON MEDIA, RELIGION AND CULTURE: DIALOGUES IN DIVERSITY, 6., 2008, São Paulo. O Marketing Pessoal e a Construção da Imagem dos Pastores Neopentecostais. São Paulo: Metodista, 2008. p. 1 - 13.

GIGLIO, Ernesto Michelangelo. O Comportamento do Consumidor. 4. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2010. 245 p.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed, São Paulo: Ed. Atlas, 2011.

GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa Qualitativa: Tipos Fundamentais. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 3, p.20-29, mai/jun. 1995.

GUERRA, Lemuel. As Influências da Lógica Mercadológica sobre as Recentes Transformações na Igreja Católica. Revista de Estudos da Religião, São Paulo, v. 1, n. 2, p.1-23, 2003.

HITT, Michael A.; IRELAND, R. Duane; HOSKISSON, Robert E. Administração Estratégica: Competitividade e Globalização. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2008. 415 p.

HOYER, Wayne D.; MACLNNIS, Deborah J.. Comportamento do Consumidor. São Paulo: Cengage Learning, 2011. 424 p.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing: A Bíblia do Marketing. 12. ed. São Paulo: Editora Pearson, 2006. 750 p.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 14 ed. São Paulo: Editora Pearson, 2012. 765 p.

KLUYVER, Cornelis A. de; Pearce II, John A. Estratégia: uma visão executiva. 3. ed. São Paulo: Editora Pearson, 2010. 226 p.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Qualidade Total em Serviços: Conceitos, exercícios, casos práticos. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. 223 p.

LE BON, Gustave. Psicologia das Multidões. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2008. 219 p.

LEHMANN, David. A Milagrosa Economia da Religião: Um Ensaio sobre Capital Social. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 1, n. 27, p.69-98, 2007.

LINDSTROM, Martin. A Lógica do Consumo: verdades e mentiras sobre por que compramos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009. 207 p.

LINDSTROM, Martin. Brendsense: segredos sensoriais por trás das coisas que compramos. Porto Alegre: Editora Bookman, 2012. 176 p.

MAINARDES, Emerson Wagner; SILVEIRA, Amélia; GOMES, Giancarlo. Lealdade: Estudo de Atributos em Instituições de Ensino Superior Catarinense. In: ENCONTRO DA ANPAD, 34., 2010, Rio de Janeiro. Anais ... Rio de Janeiro, ANPAD, 2010.

MAGALDI FILHO, Waldemar. Dinheiro, Saúde e Sagrado: Interfaces culturais, econômicas e religiosas à luz da psicologia analítica. 2. ed. São Paulo: Eleva Cultural, 2009. 319 p.

MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada.3. Ed. Porto Alegre: Editora Bookman, 2001, 719 p.

MARIANO, Ricardo. Usos e Limites da Teoria da Escolha Racional da Religião. Tempo Social, São Paulo, v. 20, n. 2, p.40-66, nov. 2008.

MARIANO, Ricardo. Expansão Pentecostal no Brasil: O Caso da Igreja Universal. Estudos Avançados, Porto Alegre, n. 18, p.121-138, set. 2004.

MARTIN, Neale. Hábitos de Consumo: o comportamento do consumidor que a maioria dos profissionais de marketing ignora. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. 189 p.

MARTINO, Luís Mauro Sá. Mídia e Poder Simbólico. São Paulo: Paulus, 2003. 198 p.

MINAS GERAIS (Estado). Governo Estadual. Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais. Disponível em: <http://www.agricultura.mg.gov.br/images/files/perfil/perfil_minas1.pdf >. Acesso em: 15 set. 2017

MONDIN, Battista.O Homem, Quem é Ele?:Elementos de Antropologia Filosófica. 14. ed. São Paulo: Paulus, 2011. 331 p.

MORGAN, Gareth. Imagens da Organização. São Paulo: Ed. Atlas, 2010.

NUNES, Tarcílio Divino. O Crescimento das Igrejas Neopentecostais no Brasil: um olhar sobre a política da Igreja Universal.Caderno de Pesquisa do CDHIS,Uberlândia, v. 1, n. 35, p.127-132, 2006.

OLIVEIRA, Lívio Luiz Soares de; CORTES, Renan Xavier; BALBINOTTO NETO, Giácomo. A Economia da Religião e seus Fundamentos: Teste de um Modelo de Escolha Religiosa. Estudos Econômicos, Porto Alegre, n. , p.811-840, out. 2011. Trimestral.

PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, V. A.; BERRY, L. L. SERVQUAL: a multiple-item scale for measuring consumer perceptions of service quality. Journal of Retailing, v.64 n.1, p. 14-40, Spring 1988

PINHEIRO, Roberto Meireles et al. Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Mercado. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. 164 p.

PORTER, Michael E.. Vantagem Competitiva: Criando e sustentando um desempenho superior. 27. ed. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 1989. 512 p.

POSSAS, Silvia. Concorrência e competitividade: notas sobre estratégia e dinâmica seletiva na economia capitalista. São Paulo: Hucitec, 1999.

RIES, Al; TROUT, Jack. Posicionamento: a batalha por sua mente. São Paulo: M. Books, 2009. 214 p.

ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de Estágio do Curso de Administração: Guia para pesquisas, projetos, estágios e trabalho de conclusão de curso. São Paulo: Ed. Atlas, 1996. 189 p.

SAMPAIO, Jáder dos Reis. A pesquisa qualitativa entre a fenomenologia e o empirismo formal. Revista de Administração da Universidade de São Paulo (RAUSP), São Paulo, v. 36, n. 2, abr/jun. 2001. Disponível em: < http://www.rausp.usp.br/>. Acesso em: 24 jan. 2016;

SALZMAN, Marian; MATATHIA, Ira; O´REILLY, Ann. Buzz - A Era do Marketing Viral: Como aumentar o poder da influência e criar demanda. São Paulo: Editora Cultrix, 2003. 222 p.

SARQUIS, Aléssio Bessa. Estratégias de Marketing para Serviços: como as organizações de serviços devem estabelecer e implementar estratégias de marketing. São Paulo: Editora Atlas, 2009. 240 p.

STARK, Rodney. O Crescimento do Cristianismo: Um sociólogo reconsidera a história. São Paulo: Paulinas, 2006. 263 p.

STARK, Rodney; BAINBRIDGE, Willian Sims. Uma Teoria da Religião. São Paulo: Paulinas, 2008. 495 p.

SOUSA, Bertone de Oliveira. A Teologia da Prosperidade e a Redefinição do Protestantismo Brasileiro: uma abordagem à luz da análise do discurso. Revista Brasileira de História Das Religiões, Maringá, v. 1, n. 11, p.221-245, set. 2011.

SPILLER, Eduardo Santiago et al. Gestão de Serviço: e marketing interno. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. 138 p.

STORNI, Maria Otilia Telles; ESTIMA, Liliane de F. L.. A Religião como Produto de Consumo: Reflexões. Caos - Revista Eletrônica de Ciências Sociais, João Pessoa, v. 1, n. 15, p.15-28, mar. 2010.

VAZ, Gil Nuno. Marketing Institucional: O Mercado de Idéias e Imagens. São Paulo: Pioneira, 1995. 360 p.

WEBER, Max. Economia e Sociedade: Fundamentos da Sociologia Compreensiva. Brasília: UNB, 2009. 422 p.

WEBER, Max. Sociologia da Religião. São Paulo: Ícone, 2010. 112 p.

WEBER, Max. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. São Paulo: Martin Claret, 2012. 235 p.

Publicado

2018-04-03

Cómo citar

Antunes, F. A., & Mendes, L. R. S. (2018). Marketing da informação entre o ambiente religioso e do mercado. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 28(56), 54–77. Recuperado a partir de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/723

Número

Sección

Artigos