Guarda e preservação da memória de uma cultura escolar

Autores

  • Tânia Regina da Rocha Unglaub Universidade Federal do Estado de Santa Catarina
  • Gisela Eggert Steindel Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Sandra Corrêa Maria de Souza Professora efetiva da rede estadual de ensino de Santa Catarina, lotada na EEB Jerônimo Coelho.

Palavras-chave:

Memória, Patrimônio cultural, Santa Catarina, Cultura escolar – Preservação

Resumo

O artigo apresenta resultados do projeto de extensão Ecos de Memória desenvolvido por estudantes, professores da Universidade do Estado de Santa Catarina e comunidade da Escola Estadual Básica Jerônimo Coelho (EEBJC) em um esforço na construção e preservação da memória escolar dessa instituição centenária da cidade de Laguna (SC). As fontes deste trabalho foram “achados” de álbuns fotográficos, quadros de formatura e quadros de diretores produzidos entre os anos de 1918 a 1999. Essa escola básica integra os sete primeiros Grupos Escolares implantados entre (1911 e 1918) pelo movimento de modernização do ensino catarinense. Esses documentos apresentam rastros da memória de uma cultura escolar que faz parte da história da educação catarinense. Os pressupostos de Milevski (1997) e a perspectiva metodológica de pesquisa ação de Thiollent (2011) balizaram o desenvolvimento do trabalho. Os envolvidos na ação extensionista participaram ativamente do processo de conservação, preservação e restauração desse acervo, com orientação de especialistas da área.  Houve a higienização de 11 álbuns fotográficos, confecção de caixas e envelopes para armazenar adequadamente essas fontes de pesquisa e memória, reverberando na interação entre Universidade, escola e comunidade em busca da construção da memória e preservação desse acervo escolar, que é um patrimônio cultural.

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Biografia do Autor

Tânia Regina da Rocha Unglaub, Universidade Federal do Estado de Santa Catarina

Doutora em História pela UFSC; docente do quadro permanente da Universidade do Estado de Santa Catarina, atua no Centro de Educação a Distância e no Programa de Pós Graduação de Gestão da Informação, linha de Pesquisa: Informação, Memória   Sociedade. Tem orientado trabalhos acadêmicos com temáticas relacionadas historia e memória, acervos, patrimônio cultural  e educativo

Gisela Eggert Steindel, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora Associada da Universidade do Estado de Santa Catarina no Centro de Ciências Humanas vinculada ao Departamento de Biblioteconomia e Gestão da Informação (UDESC). Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (UDESC) desde 2007 e a partir de 2013 no Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação - Mestrado Profissional em Gestão de Unidades de Informação. Editora da Revista Linhas (PPGE/UDESC). Revisora de revistas: Educação Unisinos , Revista ACB (Florianópolis), Encontros Biblis, Transinformação entre outras. Foi Coordenadora Adjunta Mestrado Profissional da Área Comunicação e Informação (2014 ? 2018). Lider do Grupo de Pesquisa Cultura Impressa e Digital (GP Ci ? Di/ UDESC).  Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1983), Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992) e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2005). 

Sandra Corrêa Maria de Souza, Professora efetiva da rede estadual de ensino de Santa Catarina, lotada na EEB Jerônimo Coelho.

Professora efetiva da rede estadual de ensino, lotada na E.E.B. Jerônimo Coelho. Atuou como supervisora do Programa de Iniciação à Docência - PIBID/UDESC. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí (2000). Especialização, Universidade do Contestado - UnC (2005). Tem experiência na área de Educação

Referências

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Publicado

2018-10-20

Como Citar

Unglaub, T. R. da R., Eggert Steindel, G., & Souza, S. C. M. de. (2018). Guarda e preservação da memória de uma cultura escolar. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 28(57), 408–417. Recuperado de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/782

Edição

Seção

Relato de experiência