Arquivistas e os desafios profissionais: um estudo empírico

Gabriel da Silva Barros

Resumo


Estudo desenvolvido a partir da fala na mesa redonda “Desafios da profissão: bibliotecários e arquivistas”, composta por duas bibliotecárias e dois arquivistas, realizada no dia 16 de março de 2018, componente do IX Encontro Acadêmico do GCI sob organização do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense, na cidade de Niterói do estado do Rio de Janeiro. Apresenta uma reflexão sobre os desafios profissionais que podem ser enfrentados por arquivistas no exercício profissional, sob a ótica da experiência vivida, em duas principais frentes: os desafios gerais, entendidos enquanto competências a serem desenvolvidas, sendo eles: liderança, gestão de pessoas, gestão de materiais, inovação e interdisciplinaridade, e os desafios específicos, que tratam sobre questões políticas e burocráticas especificamente enfrentadas pelos arquivistas. Para tanto, possui enquanto objetivo proporcionar uma reflexão sobre os desafios profissionais, especificamente enfrentados por arquivistas, aos alunos do curso de Arquivologia e profissionais da área. Como procedimento metodológico utiliza-se de uma revisão de literatura para o levantamento de conceitos e a experiência vivida como campo empírico.


Palavras-chave


Arquivistas; Desafios; Desafios Profissionais; Mesa Redonda

Texto completo:

PDF/A

Referências


BRASIL. Lei n. 6.546, de 4 de julho de 1978. Dispõe sobre a regulamentação das profissões de Arquivista e de Técnico de Arquivo, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF. 05 jul., 1978. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/1970-1979/L6546.htm. Acesso em: 15 fev. 2019.

DRUCKER, Peter Ferdinand. Inovação e Espírito Empreendedor. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

DUTRA, Joel Souza. Gestão de pessoas: modelo, processos, tendências e perspectivas. São Paulo: Atlas, 2002.

ENCONTRO ACADÊMICO DO GCI. Desafios da profissão: bibliotecários e arquivistas. Universidade Federal Fluminense, Niterói, 9., 12-16 mar. 2018. Disponível em: https://doity.com.br/ix-encontro-academico-do-gci. Acesso em: 20 abr. 2018.

GIL, Antônio Carlos. Gestão de Pessoas: Enfoque nos Papéis Profissionais. São Paulo: Atlas, 2001.

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria Geral da Administração. São Paulo: Atlas, 2011.

POMBO, Olga. Práticas interdisciplinares. Sociologias, Porto Alegre, n. 15, p. 208-249, jan./jun., 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/soc/n15/a08v8n15.pdf. Acesso em: 09 mar. 2018.

VIANA, João José. Administração de materiais: um enfoque prático. São Paulo: Atlas, 2002.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2019 ÁGORA: Arquivologia em debate

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

ÁGORA: Arquivologia em debate
Universidade Federal de Santa Catarina, ISSN 0103-3557, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Licença Creative Commons Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Apoio técnico de Lepidus Tecnologia