Arquivistas e os desafios profissionais: um estudo empírico

Autores/as

  • Gabriel da Silva Barros Universidade Federal Fluminense

Palabras clave:

Arquivistas, Desafios, Desafios Profissionais, Mesa Redonda

Resumen

Estudo desenvolvido a partir da fala na mesa redonda “Desafios da profissão: bibliotecários e arquivistas”, composta por duas bibliotecárias e dois arquivistas, realizada no dia 16 de março de 2018, componente do IX Encontro Acadêmico do GCI sob organização do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense, na cidade de Niterói do estado do Rio de Janeiro. Apresenta uma reflexão sobre os desafios profissionais que podem ser enfrentados por arquivistas no exercício profissional, sob a ótica da experiência vivida, em duas principais frentes: os desafios gerais, entendidos enquanto competências a serem desenvolvidas, sendo eles: liderança, gestão de pessoas, gestão de materiais, inovação e interdisciplinaridade, e os desafios específicos, que tratam sobre questões políticas e burocráticas especificamente enfrentadas pelos arquivistas. Para tanto, possui enquanto objetivo proporcionar uma reflexão sobre os desafios profissionais, especificamente enfrentados por arquivistas, aos alunos do curso de Arquivologia e profissionais da área. Como procedimento metodológico utiliza-se de uma revisão de literatura para o levantamento de conceitos e a experiência vivida como campo empírico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gabriel da Silva Barros, Universidade Federal Fluminense

Arquivista

Mestrando em Ciência da Informação – PPGCI-UFF

Formação complementar em Empreendedorismo e Inovação

Citas

BRASIL. Lei n. 6.546, de 4 de julho de 1978. Dispõe sobre a regulamentação das profissões de Arquivista e de Técnico de Arquivo, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF. 05 jul., 1978. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/1970-1979/L6546.htm. Acesso em: 15 fev. 2019.

DRUCKER, Peter Ferdinand. Inovação e Espírito Empreendedor. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

DUTRA, Joel Souza. Gestão de pessoas: modelo, processos, tendências e perspectivas. São Paulo: Atlas, 2002.

ENCONTRO ACADÊMICO DO GCI. Desafios da profissão: bibliotecários e arquivistas. Universidade Federal Fluminense, Niterói, 9., 12-16 mar. 2018. Disponível em: https://doity.com.br/ix-encontro-academico-do-gci. Acesso em: 20 abr. 2018.

GIL, Antônio Carlos. Gestão de Pessoas: Enfoque nos Papéis Profissionais. São Paulo: Atlas, 2001.

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria Geral da Administração. São Paulo: Atlas, 2011.

POMBO, Olga. Práticas interdisciplinares. Sociologias, Porto Alegre, n. 15, p. 208-249, jan./jun., 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/soc/n15/a08v8n15.pdf. Acesso em: 09 mar. 2018.

VIANA, João José. Administração de materiais: um enfoque prático. São Paulo: Atlas, 2002.

Publicado

2019-04-29

Cómo citar

Barros, G. da S. (2019). Arquivistas e os desafios profissionais: um estudo empírico. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 29(58), 1–8. Recuperado a partir de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/785

Número

Sección

Palestras