Análise das práticas de preservação e acesso do acervo em microfilme do centro de registro e indicadores acadêmicos da Universidade Federal do Pará
Palavras-chave:
Microfilmagem, Preservação, Universidade Federal do Pará, Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos (CIAC)Resumo
Análise das técnicas de preservação dos microfilmes no acervo do Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos (CIAC) na Universidade Federal do Pará, discorrendo da importância desta para a garantia do acesso à informação, e possibilitando a apresentação de melhorias para o acervo microfilmado. Para a elaboração desta pesquisa, foi feito levantamento bibliográfico de artigos, livros e manuais e, a partir de estudo de caso, a aplicação de entrevistas e questionários aos funcionários que manuseiam o acervo no CIAC. A pesquisa realizou estudo sobre o histórico e características da microfilmagem, dos métodos e práticas de preservação dos microfilmes, e da situação do acervo microfilmado no CIAC. A pesquisa, observando a as práticas de preservação no local, percebeu que o CIAC apresenta algumas fragilidades de acondicionamento e manuseio desse material, onde foram sugeridas soluções para essas questões.
Downloads
Referências
ALVES, F.G.V.; BARRETO, P. C. B.; FERNANDES, M. A. Microfilmagem para executivos e usuários. 2.ed. Fortaleza: Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, 1980.
ANTUNES, M. T. F. A microfilmagem na perspectiva da preservação documental: um estudo realizado nas universidades públicas brasileiras que congregam curso de arquivologia. Monografia de Especialização (Gestão de arquivos). Santa Maria, UFSM, 2009.
ARQUIVO NACIONAL. Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005.
ASSIS, T. A. T. Microfilmagem: uma revisão de literatura. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 8, n. 1, p.1-16, 2018.
BERTOLETTI, E. C. Microfilmagem e memória nacional: o papel da Fundação Casa de Rui Barbosa e os princípios de parceria e excelência. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1994.
BRASIL. Lei n. 5.433, de 8 de maio de 1968. Regula a microfilmagem de documentos oficiais e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5433.htm>. Acesso em: 16 set. 2018.
BRASIL. Resolução nº 10, de 6 de dezembro de 1999. Ministério da Justiça e Segurança Pública. Conselho nacional de Arquivos. Disponível em: http://conarq.gov.br/resolucoes-doconarq/252-resolucao-n-10,-de-6-de-dezembro-de-1999.html. Acesso em: 16 set. 2018.
BRASIL. Lei n°12.527, de 18 de Novembro de 2011. Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5o , no inciso II do § 3o do art. 37 e no § 2 o do art. 216 da Constituição Federal; altera a Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990; revoga a Lei no 11.111, de 5 de maio de 2005, e dispositivos da Lei no 8.159, de 8 de janeiro de 1991; e dá outras providências.
CAMPOS, D. R. S. Representações de alunos com deficiência sobre os currículos de seus cursos de graduação na Universidade Federal do Pará. Dissertação de mestrado (Educação). Belém, UFPA, 2013.
CONWAY, P. Preservação no universo digital. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional - Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos, 1997.
FOX, L. Microfilmagem de preservação: um guia para bibliotecários e arquivistas. 2. ed. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional - Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos, 2001.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo. Atlas, 2002.
JARDIM, J. M. A implantação da lei de acesso à informação pública e a gestão da informação arquivística governamental. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 9, p. 383-405, 2013.
JESUS, J. D. P.; KAFURE, I. Preservação da informação em objetos digitais. Biblionline, João Pessoa, v. 6, n. 2, 2011.
LOPES, L. C. A nova arquivística na modernização administrativa. Rio de Janeiro: Edil, 2000.
PAES, M. L. Arquivo: teoria e prática. 3. ed. Rio de Janeiro: FGV, 1997.
PINHEIRO, A. ; MOURA, P. L. A microfilmagem. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 4, n. 2, 2014.
QUIRINO, P.W. Microfilmagem como método de preservação Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 12, n. especial, p. 49-54, 2016.
SILVA, L. M.; MADIO, T. C. C. Política de microfilmagem e digitalização documental na universidade de Marília. Encontro Nacional de Estudantes de Arquivologia, 12., Anais eletrônicos. João Pessoa, 14 a 17 de julho de 2008. (Arquivologia: novas exigências da sociedade do conhecimento). Disponível em: http://www.enearq2008.ufba.br/wp-content/uploads/2008/09/14-laila_mendes_da_silva.pdf. Acesso em: 28 de Mar. de 2018.
SILVA, S. C. A. Decifra-me ou te devoro: desafios no uso de tecnologias para preservação e acesso em arquivos. Encontros Bibli, Florianópolis, v. 16, n. esp., p. 40-59, 2011.
SILVEIRA, D. T.; CÓRDOVA, F. P. Unidade 2 – A pesquisa científica. In: GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (Orgs.). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009, p. 31-42.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. CIAC - Centro de Registros e Indicadores Acadêmicos - Quem somos. 2018. Disponível em: http://ciac.ufpa.br/index.php/quem-somos. Acesso em: 17 de fev. 2018.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Histórico e Estrutura. 2018. Disponível em: <https://portal.ufpa.br/index.php/universidade>. Acesso em: 02 de out. de 2018
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o artigo submetido é original, não tendo sido encaminhado à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Declaro, ainda, que uma vez publicado na Ágora - ISSN 0103-3557, Florianópolis, Brasil , editada pelo Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à ÁGORA: Arquivologia em debate e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS, assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Ágora, ISSN 0103-3557, está licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.