Arquivistas, cientistas e a preservação dos arquivos produzidos pelas atividades em ciência e tecnologia

Autores

  • Caterina Salvi Empresa: Sergio Burgi Serviços Especializados em Fotografia e Microfilmagem Ltda. - ARCHIVES
  • Maria Celina Soares de Mello e Silva Arquivo de História da Ciência do Museu de Astronomia e Ciências Afins/MCTIC

Palavras-chave:

Arquivos em ciência e tecnologia, Preservação de arquivo, Arquivo de laboratório

Resumo

Por meio da compilação dos resultados de estudos realizados por diversos autores, esse artigo propõe apresentar uma reflexão sobre as características dos arquivos produzidos pelas atividades de ciência e tecnologia. As atividades científicas e tecnológicas produzem uma significativa diversidade de documentos, que pode ser considerada arquivo. Os autores demonstram que a guarda e preservação desses documentos estão sob a responsabilidade dos pesquisadores que, em geral, somente os conservam quando necessário utilizá-los para o andamento das pesquisas. De acordo com o referencial teórico, a preservação dessa documentação é importante também para estudos sobre a história da instituição e história da ciência de forma mais ampla. A presença de arquivistas nos laboratórios se torna importante para que o processo de guarda da produção documental se efetue no âmbito do princípio da proveniência. As atividades de ensino em ciência e tecnologia igualmente se beneficiam no que se refere à guarda da documentação produzida para a preparação e realização das aulas. As propostas levantadas ressaltaram a necessidade de uma atuação conjunta de arquivistas e pesquisadores nos laboratórios. Apontam-se, também, estudos, projetos e resultados obtidos para a preservação da prática em ciência e tecnologia para a memória da ciência no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caterina Salvi, Empresa: Sergio Burgi Serviços Especializados em Fotografia e Microfilmagem Ltda. - ARCHIVES

Mestre em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia. Área: Museologia - Comunição e Informação - (MAST/MCTIC - 2018)

Maria Celina Soares de Mello e Silva, Arquivo de História da Ciência do Museu de Astronomia e Ciências Afins/MCTIC

Doutora em Ciências. Área: História Social (USP/2007)
Arquivo de História da Ciência do Museu de Astronomia e Ciências Afins/MCTIC

Referências

CAMARGO, Ana Maria de Almeida. Conceituação e características dos arquivos científicos. In: ENCONTRO DE ARQUIVOS CIENTÍFICOS, 2, 2005, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e Ciências Afins, 2006. p. 11-16.

GRANATO, Marcus; OLIVEIRA, Pedro Louvian de Campos. A institucionalização do patrimônio cultural da ciência e tecnologia. In: OLIVEIRA, Lucia Maria Velloso de; SILVA, Maria Celina Soares de Mello e (org.) Políticas de aquisição e preservação de acervos em universidades e instituições de pesquisa. Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e Ciências Afins, 2012. p. 317-342.

SAMUELS, Helen. Avaliando os documentos da ciência moderna e da tecnologia. In: ANDRADE, Ana Maria Ribeiro de (Org.). Caminho para as estrelas: reflexões em um museu. Rio de Janeiro, 2007. p. 74-87.

SANTOS, Paulo Roberto Elian dos. Arquivologia no laboratório: teoria, métodos e práticas de uma disciplina. In: ENCONTRO DE ARQUIVOS CIENTÍFICOS, 4 e Conferência da SUV, 2009, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e Ciências Afins, 2009. p. 118-126.

SILVA, Maria Celina Soares de Mello e. A importância da preservação dos arquivos de laboratórios científicos e tecnológicos. In: ENCONTRO DE ARQUIVOS CIENTÍFICOS, 3, 2007, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e Ciências Afins, 2008. p. 93-106.

TROITIÑO, Sonia; SOUSA, Cristiane Alves. Documentos para a história da ciência e tecnologia: o acervo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas. In: ENCONTRO DE ARQUIVOS CIENTÍFICOS, 4 e Conferência da SUV, 2009, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e Ciências Afins, 2009. p. 37-43.

VALENTE, Maria Esther; Cazelli, Sibele; ALMEIDA, Ronaldo de. Os instrumentos do MAST na perspectiva educacional e de divulgação da ciência. In: MAST: 30 Anos de Pesquisa. Educação e Divulgação da Ciência. Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e Ciências Afins. 2015.v.2, cap.11.

WELFELÉ, Odile. A proveta arquivada: reflexões sobre os arquivos e os documentos oriundos da prática científica contemporânea. Revista da Sociedade Brasileira de História da Ciência, v. 2, n. 1, p. 65-72, jan./jun. 2004.

WELFELÉ, Odile. Quais materiais para o historiador de amanhã? O futuro dos arquivos científicos. In: Andrade, Ana Maria Ribeiro de (org.). Caminho para as estrelas: reflexões em um museu. Rio de Janeiro, 2007. p. 140-159.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

Salvi, C., & Silva, M. C. S. de M. e. (2019). Arquivistas, cientistas e a preservação dos arquivos produzidos pelas atividades em ciência e tecnologia. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 30(60), 46–56. Recuperado de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/837

Edição

Seção

Artigos