Arquivistas, cientistas e a preservação dos arquivos produzidos pelas atividades em ciência e tecnologia
Palabras clave:
Arquivos em ciência e tecnologia, Preservação de arquivo, Arquivo de laboratórioResumen
Por meio da compilação dos resultados de estudos realizados por diversos autores, esse artigo propõe apresentar uma reflexão sobre as características dos arquivos produzidos pelas atividades de ciência e tecnologia. As atividades científicas e tecnológicas produzem uma significativa diversidade de documentos, que pode ser considerada arquivo. Os autores demonstram que a guarda e preservação desses documentos estão sob a responsabilidade dos pesquisadores que, em geral, somente os conservam quando necessário utilizá-los para o andamento das pesquisas. De acordo com o referencial teórico, a preservação dessa documentação é importante também para estudos sobre a história da instituição e história da ciência de forma mais ampla. A presença de arquivistas nos laboratórios se torna importante para que o processo de guarda da produção documental se efetue no âmbito do princípio da proveniência. As atividades de ensino em ciência e tecnologia igualmente se beneficiam no que se refere à guarda da documentação produzida para a preparação e realização das aulas. As propostas levantadas ressaltaram a necessidade de uma atuação conjunta de arquivistas e pesquisadores nos laboratórios. Apontam-se, também, estudos, projetos e resultados obtidos para a preservação da prática em ciência e tecnologia para a memória da ciência no Brasil.Descargas
Citas
CAMARGO, Ana Maria de Almeida. Conceituação e características dos arquivos científicos. In: ENCONTRO DE ARQUIVOS CIENTÍFICOS, 2, 2005, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e Ciências Afins, 2006. p. 11-16.
GRANATO, Marcus; OLIVEIRA, Pedro Louvian de Campos. A institucionalização do patrimônio cultural da ciência e tecnologia. In: OLIVEIRA, Lucia Maria Velloso de; SILVA, Maria Celina Soares de Mello e (org.) Políticas de aquisição e preservação de acervos em universidades e instituições de pesquisa. Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e Ciências Afins, 2012. p. 317-342.
SAMUELS, Helen. Avaliando os documentos da ciência moderna e da tecnologia. In: ANDRADE, Ana Maria Ribeiro de (Org.). Caminho para as estrelas: reflexões em um museu. Rio de Janeiro, 2007. p. 74-87.
SANTOS, Paulo Roberto Elian dos. Arquivologia no laboratório: teoria, métodos e práticas de uma disciplina. In: ENCONTRO DE ARQUIVOS CIENTÍFICOS, 4 e Conferência da SUV, 2009, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e Ciências Afins, 2009. p. 118-126.
SILVA, Maria Celina Soares de Mello e. A importância da preservação dos arquivos de laboratórios científicos e tecnológicos. In: ENCONTRO DE ARQUIVOS CIENTÍFICOS, 3, 2007, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e Ciências Afins, 2008. p. 93-106.
TROITIÑO, Sonia; SOUSA, Cristiane Alves. Documentos para a história da ciência e tecnologia: o acervo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas. In: ENCONTRO DE ARQUIVOS CIENTÍFICOS, 4 e Conferência da SUV, 2009, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e Ciências Afins, 2009. p. 37-43.
VALENTE, Maria Esther; Cazelli, Sibele; ALMEIDA, Ronaldo de. Os instrumentos do MAST na perspectiva educacional e de divulgação da ciência. In: MAST: 30 Anos de Pesquisa. Educação e Divulgação da Ciência. Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e Ciências Afins. 2015.v.2, cap.11.
WELFELÉ, Odile. A proveta arquivada: reflexões sobre os arquivos e os documentos oriundos da prática científica contemporânea. Revista da Sociedade Brasileira de História da Ciência, v. 2, n. 1, p. 65-72, jan./jun. 2004.
WELFELÉ, Odile. Quais materiais para o historiador de amanhã? O futuro dos arquivos científicos. In: Andrade, Ana Maria Ribeiro de (org.). Caminho para as estrelas: reflexões em um museu. Rio de Janeiro, 2007. p. 140-159.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o artigo submetido é original, não tendo sido encaminhado à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Declaro, ainda, que uma vez publicado na Ágora - ISSN 0103-3557, Florianópolis, Brasil , editada pelo Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à ÁGORA: Arquivologia em debate e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS, assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Ágora, ISSN 0103-3557, está licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.