Instituições na projeção do passado: o uso da imagem de acervo na educação não formal

Autores

  • Sílvia Maria Espírito Santo Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto http://orcid.org/0000-0002-1825-0097
  • Sara Louise Caroni Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Museu, Patrimônio, Educação não formal, Ciência da Informação

Resumo

O artigo discute a função social do museu enquanto espaço de educação não formal. Toma-se o ponto central das experiências obtidas com a curadoria de imagens fotográficas pertencentes aos acervos arquivísticos de museus históricos no interior de São Paulo e redimensionadas por meio de projeções em fachadas de espaços públicos. Tal experiência, desenvolvida no âmbito do projeto “Instituições na Projeção do Passado”, demonstrou fases de aplicação inovadoras no ensino e na extensão universitárias. Pretendeu-se significar a informação incorporada ao acervo da instituição museu, tomar como um espaço de educação não formal, dar visibilidade às instituições considerando a importância inserida no patrimônio cultural dos locais de ensino e preservação da memória da sociedade brasileira. Espera-se que esta iniciativa de baixo custo incentive outros profissionais e mesmo pesquisadores a pensarem e organizarem coletivamente ações que não só divulguem como ocupem estes e outros espaços culturais e educativos.

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Biografia do Autor

Sílvia Maria Espírito Santo, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto

Possui graduação em sociologia e politica pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1981), Especialização em Patrimônio Cultural FAU-USP-FUPAM (1990), mestrado em Ciência da Informação e Documentação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009). Atualmente realizou pós-doutoramento na Universidade do Porto, Portugal (2014-2015).  É professora doutora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - DEDIC- BCID.  Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Teoria da Informação, Organização da Informação e Mediação da Informação atuando principalmente nos seguintes temas: arquivologia, museologia e ciência da informação. Avaliação, Pareceres Ad Hoc e Titular no Comitê de Ética em Pesquisa (CEP); Membro Titular da Comissão de Cultura e Extensão (CCEX) e Membro Suplente Conselho do DEDIC (2018) da  Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - DEDIC- CID

Sara Louise Caroni, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo

Graduada em Pedagogia, 2018

Bolsista PUB. Projeto Fachadas do Passado...2017

 

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

Espírito Santo, S. M., & Caroni, S. L. (2019). Instituições na projeção do passado: o uso da imagem de acervo na educação não formal. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 30(60), 275–287. Recuperado de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/844

Edição

Seção

Relato de experiência