Identificação como função arquivística: produção científica brasileira e discussões

Sânderson Lopes Dorneles, Brunelly Santos Pereira da Silva

Resumo


A identificação na última década vem sendo apresentada na área da Arquivologia como uma função arquivística que usa como metodologia a Diplomática Contemporânea e a Análise Tipológica de Documentos. Embora, existem outras funções arquivísticas que integram o tratamento documental, tanto quanto, relevantes para a gestão de documentos, a guarda e o acesso, como o caso da identificação. A identificação arquivística, possui características próprias que facilitam a aplicação de outras funções, identificando-se o órgão produtor e suas atividades administrativas, o conjunto documental ao qual pertence e sua composição. Sendo assim, este artigo tem como objetivo: identificar pesquisas e tendências, a respeito da função arquivística de identificação, considerando o seu desempenho em ambiente digital.  Como percurso metodológico, adotou-se uma pesquisa exploratória com a abordagem quali-quantitativa, fazendo-se o uso do levantamento bibliográfico para mensurar a produção científica brasileira sobre essa função. A partir dos resultados, concluiu-se que a identificação arquivística otimiza desde a produção de documentos todo o tratamento documental, em qualquer fase das três idades do arquivo. Como também, verificou-se que a produção científica em relação a função arquivística de identificação, ainda é modesta e concentrada em uma pesquisadora.

Palavras-chave


Identificação arquivística; Funções arquivísticas; Produção científica

Texto completo:

DOC PDF

Referências


ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005.

BASE DE DADOS EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (BRAPCI). Acervo de Publicações Brasileiras em Ciência da Informação. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/. Acesso em: 25 abr. 2019.

BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Como fazer análise diplomática e análise tipológica de documento de arquivo. São Paulo: Arquivo do Estado, Imprensa Oficial, 2002, p. 160.

BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES (BDTD). Acesso e visibilidade às teses e dissertações brasileiras. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/. Acesso em: 25 abr. 2019.

CAREGNATO, Sonia Elisa. Google Acadêmico como Ferramenta para os Estudos de Citações: Avaliação da Precisão das Buscas por Autor. PontodeAcesso, Salvador, V.5, n.3 p. 72-86 dez 2011. Disponível em: https://www.portalseer.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/5682/4106. Acesso em: 26 jan. 2018.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Acervo. 2019. Disponível em: https://www-periodicos-capes-gov-br.ez291.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_pcollection&Itemid=105. Acesso em: 25 abr. 2019.

INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA (IBICT). Política de análise e representação de assuntos no RIDI: Repositório Institucional do IBICT. Brasília, 2016. Disponível em: http://repositorio.ibict.br/Pol%C3%ADtica%20de%20indexa%C3%A7%C3%A3o_RIDI.pdf. Acesso em: 25 abr. 2019.

RODRIGUES, A. C. Identificação como requisito metodológico para a gestão de documentos e acesso a informações na administração pública brasileira. Ciência da Informação, Brasília, v. 41, p. 64-80, 2014.

RODRIGUES, A. C. Identificação: uma nova função arquivística? Revista EDICIC, v.1, n.4, p.109-129, 2011a.

RODRIGUES, A. C. Identificação arquivística: subsídios para a construção teórica da metodologia na perspectiva da tradição arquivística brasileira. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 12, 2011b, Brasília. Anais […]. Brasilia: Thesaurus, 2011b.

SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE (SciELO). Endereço eletrônico SciELO. Disponível em: http://www.scielo.br/. Acesso em: 25 abr. 2019.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2019 ÁGORA: Arquivologia em debate

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

ÁGORA: Arquivologia em debate
Universidade Federal de Santa Catarina, ISSN 0103-3557, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Licença Creative Commons Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Apoio técnico de Lepidus Tecnologia