Tutoria acadêmica na ufsc

Autores

Palavras-chave:

Tutoria Acadêmica, Estudante, Calouro, Planilha, Projeto de Vida Acadêmica

Resumo

O ingresso na universidade transporta o estudante para um novo contexto estudantil para o qual nem sempre ele está preparado. O que fazer, quando fazer, como fazer? Muitas vezes indagações/dúvidas como estas podem gerar preocupações aos ingressantes (calouros). Com o intuito de contribuir neste processo de adaptação e vida universitária, há na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC uma disciplina denominada Tutoria Acadêmica I, esta é oferecida pelo Departamento de Ciência da Informação, do Centro de Ciências da Educação, e compõem a grade curricular dos estudantes dos cursos de graduação em Arquivologia, Biblioteconomia e Ciência da Informação. A disciplina têm o papel de apresentar parte do ambiente acadêmico aos recém ingressantes. E é neste contexto que este estudo se apresenta, em atendimento a um dos objetivos da disciplina, o planejamento e elaboração do Projeto Individual de Vida Acadêmica, aqui com o objetivo de descrevê-lo. Trata-se de um estudo teórico-prático auxiliado pelo referencial bibliográfico e documental da referida disciplina e demais vivências no Curso de graduação em Arquivologia. Dos resultados, apresenta-se como sugestão uma planilha de acompanhamento da vida acadêmica e aponta os possíveis benefícios do estudo, planejamento e acompanhamento da vida estudantil universitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Soares da Silva Bertotti, Universidade Federal de Santa Catarina

Discente do Curso de Graduação em Arquivologia, no Departamento de Ciência da Informação (CIN), Centro de Ciências da Educação (CED), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Eva Cristina Leite da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Profa. Dra. no Departamento de Ciência da Informação (CIN), do Centro de Ciências da Educação (CED), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua nos Cursos de Graduação em Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Informação, e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN).

Referências

HOGAN, Kevin; LAKHANI, Dave; MARTI, Mollie. OS 12 FATORES PARA CHEGAR AO TOPO DA SUA CARREIRA: Descubra, desenvolva e potencialize suas competências. São Paulo: Elsevier, 2009. 203 p.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Currículo do Curso de Graduação em Arquivologia. Florianópolis SC, 2016. Disponível em: http://cagr.sistemas.ufsc.br/relatorios/curriculoCurso?curso=335. Acesso em: 9 maio 2019.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Ciência da Informação. Plano de ensino da disciplina de Tutoria Acadêmica I, 1º semestre/2016. Profa. Dra. Eva Cristina Leite da Silva. Florianópolis SC, 2016.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis SC, 2009. Disponível em: http://arquivologia.ufsc.br/files/2016/05/PROJETO-PEDAGOGICO-DO-CURSO.pdf. Acesso em: 9 maio 2019.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Resolução Normativa nº 001/ARQV/18, de 16 abril de 2018. Florianópolis SC, 16 abr. 2018. Disponível em: http://arquivologia.ufsc.br/files/2012/12/Resolu%C3%A7%C3%A3o-Normativa-001-ARQV-2018-Disciplinas-Extraclasse-Complementares.pdf. Acesso em: 9 maio 2019.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Resolução 017/CUn/97. Florianópolis SC, 1997. Disponível em: http://www.emc.ufsc.br/cp/upload/29-Res017-CUn-97.pdf. Acesso em: 9 maio 2019.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

Bertotti, P. S. da S., & Silva, E. C. L. da. (2019). Tutoria acadêmica na ufsc. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 30(60), 246–254. Recuperado de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/869

Edição

Seção

Relato de experiência