Tutoria acadêmica na ufsc

Patrícia Soares da Silva Bertotti, Eva Cristina Leite da Silva

Resumo


O ingresso na universidade transporta o estudante para um novo contexto estudantil para o qual nem sempre ele está preparado. O que fazer, quando fazer, como fazer? Muitas vezes indagações/dúvidas como estas podem gerar preocupações aos ingressantes (calouros). Com o intuito de contribuir neste processo de adaptação e vida universitária, há na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC uma disciplina denominada Tutoria Acadêmica I, esta é oferecida pelo Departamento de Ciência da Informação, do Centro de Ciências da Educação, e compõem a grade curricular dos estudantes dos cursos de graduação em Arquivologia, Biblioteconomia e Ciência da Informação. A disciplina têm o papel de apresentar parte do ambiente acadêmico aos recém ingressantes. E é neste contexto que este estudo se apresenta, em atendimento a um dos objetivos da disciplina, o planejamento e elaboração do Projeto Individual de Vida Acadêmica, aqui com o objetivo de descrevê-lo. Trata-se de um estudo teórico-prático auxiliado pelo referencial bibliográfico e documental da referida disciplina e demais vivências no Curso de graduação em Arquivologia. Dos resultados, apresenta-se como sugestão uma planilha de acompanhamento da vida acadêmica e aponta os possíveis benefícios do estudo, planejamento e acompanhamento da vida estudantil universitária.


Palavras-chave


Tutoria Acadêmica; Estudante; Calouro; Planilha; Projeto de Vida Acadêmica

Texto completo:

DOC PDF

Referências


HOGAN, Kevin; LAKHANI, Dave; MARTI, Mollie. OS 12 FATORES PARA CHEGAR AO TOPO DA SUA CARREIRA: Descubra, desenvolva e potencialize suas competências. São Paulo: Elsevier, 2009. 203 p.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Currículo do Curso de Graduação em Arquivologia. Florianópolis SC, 2016. Disponível em: http://cagr.sistemas.ufsc.br/relatorios/curriculoCurso?curso=335. Acesso em: 9 maio 2019.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Ciência da Informação. Plano de ensino da disciplina de Tutoria Acadêmica I, 1º semestre/2016. Profa. Dra. Eva Cristina Leite da Silva. Florianópolis SC, 2016.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis SC, 2009. Disponível em: http://arquivologia.ufsc.br/files/2016/05/PROJETO-PEDAGOGICO-DO-CURSO.pdf. Acesso em: 9 maio 2019.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Resolução Normativa nº 001/ARQV/18, de 16 abril de 2018. Florianópolis SC, 16 abr. 2018. Disponível em: http://arquivologia.ufsc.br/files/2012/12/Resolu%C3%A7%C3%A3o-Normativa-001-ARQV-2018-Disciplinas-Extraclasse-Complementares.pdf. Acesso em: 9 maio 2019.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Resolução 017/CUn/97. Florianópolis SC, 1997. Disponível em: http://www.emc.ufsc.br/cp/upload/29-Res017-CUn-97.pdf. Acesso em: 9 maio 2019.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2019 ÁGORA: Arquivologia em debate

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

ÁGORA: Arquivologia em debate
Universidade Federal de Santa Catarina, ISSN 0103-3557, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Licença Creative Commons Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Apoio técnico de Lepidus Tecnologia