Obras francesas na produção científica arquivística brasileira

Autores

Palavras-chave:

Arquivologia, arquivos, produção científica arquivística, obras francesas arquivísticas

Resumo

Este artigo se insere em um amplo projeto de pesquisa sobre a internacionalização da Arquivologia e a institucionalização da disciplina no Brasil. Resulta de um projeto de pesquisa menor acerca das obras arquivísticas francesas referenciadas nas teses, dissertações e TCCs sobre arquivos e∕ou Arquivologia, produzidos nos programas de pós-graduação stricto sensu brasileiros. Seu objetivo é compreender os movimentos da institucionalização da Arquivologia no Brasil a partir das contribuições da França, ao mapear a circulação de obras francesas no Brasil. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, exploratória, descritiva e explicativa, bibliográfica e documental. Os resultados apontam a predominância de livros e artigos científicos arquivísticos publicados na França, nos anos 1990, em francês, português e inglês. O ICA se destaca na publicação de normas para a descrição arquivística, assim como Duchein, autor que contribuiu para a institucionalização da disciplina no Brasil, por meio das suas visitas técnicas e das suas obras, de grande repercussão internacional. Esses resultados ratificam as tradicionais relações entre a Arquivologia francesa e a brasileira, demandando novos estudos que possam trazer mais subsídios para a compreensão dessas relações atualmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angélica Alves da Cunha Marques, Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação.

Possui graduação em Arquivologia (2003), mestrado (2007) e doutorado (2011) em Ciência da Informação, pela Universidade de Brasília (UnB). Desde 2009, é professora do Curso de Arquivologia da UnB e, a partir de 2013, está credenciada no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação. É vice-líder do grupo de pesquisa "Fundamentos históricos, epistemológicos e teóricos da Arquivologia". Desde a graduação, participa de eventos científicos da Arquivologia e da Ciência da Informação, nos quais apresentou trabalhos relacionados à trajetória da Arquivologia como disciplina científica. Publicou, também, artigos em periódicos dessas áreas e capítulos de livros, com as mesmas temáticas. Em 2012, teve a tese premiada pela AAB (Prêmio Maria Odila Fonseca), pela ANCIB (melhor tese) e pela CAPES (melhor tese da área de Ciências Sociais Aplicadas I).

Referências

BOULLIER DE BRANCHE, Henri. Relatório sobre o Arquivo Nacional do Brasil. Rio de Janeiro: Ministério da Justiça; Arquivo Nacional, 1975.

DIRECTION DES ARCHIVES DE FRANCE. Manuel d’Archivistique: théorie et pratique des archives publiques en France. Paris: Archives Nationales, 1991a.

DIRECTION DES ARCHIVES DE FRANCE. La pratique archivistique française. Paris: Archives Nationales, 1991b.

FONSECA, Maria Odila Kahl. Arquivologia e Ciência da Informação: (re)definição de marcos interdisciplinares. 2004. 181 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.

FRANCE (1979). Loi n° 79-18 du 3 janvier 1979 sur les archives. Gazette des archives, 1979, 104, p. 34-41.

MARQUES, Angelica Alves da Cunha. Interlocuções entre a Arquivologia nacional e a internacional no delineamento da disciplina no Brasil. 2011. 399 f. Tese (doutorado em Ciência da Informação) – Universidade de Brasília, 2011.

RODRIGUES, Georgete Medleg; APARÍCIO, Maria Alexandra. A pesquisa em arquivística na pós-graduação no Brasil: balanço e perspectivas. Cenário Arquivístico, Brasília, v. 1, p. 31-39, jan./jun. 2002.

SILVA, Eliezer Pires da. A noção de informação arquivística na produção do conhecimento em Arquivologia: 1996-2006. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal Fluminense, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Niterói, 2009.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

Marques, A. A. da C., & Cardoso, A. da C. (2019). Obras francesas na produção científica arquivística brasileira. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 30(60), 163–195. Recuperado de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/890

Edição

Seção

Artigos