O Arquivo Nacional do Brasil no universo digital: relações entre os arquivos da comunidade de países de língua portuguesa (CPLP)

Autores

Palavras-chave:

Arquivo Nacional (Brasil), Humanidades digitais, Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), Arquivos de língua portuguesa.

Resumo

O artigo trata das iniciativas e novas formas de interação e acesso em ambiente digital do Arquivo Nacional do Brasil. Tem por objetivo apresentar como a instituição se insere no contexto das humanidades digitais, contextualizá-la no universo dos arquivos nacionais de língua portuguesa e apresentar seus recursos digitais, que aperfeiçoam a experiência de navegação em seu sítio eletrônico. A elaboração do trabalho, de abordagem qualitativa, acontece por observação e comparação com outros arquivos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). Criado em 1838, o Arquivo Nacional brasileiro tem como finalidade a gestão, o recolhimento, o processamento técnico, a preservação e a divulgação do património documental brasileiro. As novas tecnologias e as novas mídias mudaram a maneira na qual as instituições de memória e as áreas das ciências sociais e humanas desenvolvem seus trabalhos. Com a implantação e diversificação dos serviços e produtos, pretende-se comprovar que a instituição se destaca entre os arquivos de língua portuguesa, o que pode torná-lo referência. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariane Costa Pinto, Arquivo NacionalUniversidade de Coimbra

Bibliotecária no Arquivo Nacional do Brasil e doutoranda em Ciência da Informação na Universidade de Coimbra, Portugal.

Downloads

Publicado

2021-01-01

Como Citar

Pinto, M. C. (2021). O Arquivo Nacional do Brasil no universo digital: relações entre os arquivos da comunidade de países de língua portuguesa (CPLP). ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 31(62), 1–16. Recuperado de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/925

Edição

Seção

Relato de experiência