Informação e transformação em época de COVID -19

Ursula Blattmann, Eliana Maria dos Santos Bahia

Resumo


Informação e transformação em época de COVID-19

 

ÀGORA: Arquivologia em debate contribui na Arquivística brasileira com o pensar, a crítica, o saber- fazer e principalmente registrar o contexto de pesquisas,  experiências, resenhas e relatos de principiantes, veteranos, pioneiros e vanguardistas da Arquivologia.

Cabe homenagear o Professor Doutor Walter Fernando Piazza pela iniciativa de publicar a revista em 1985 para que seus alunos de Pós-Graduação em História – Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina pudessem-se divulgar suas pesquisas na área de arquivos públicos e privados e fortalecer a Associação dos Amigos do Arquivo Público do Estado de Santa Catarina.

Conseguimos colocar  em formato digital todo o acervo dos 30 anos de existência da revista. Tornando o conteúdo da ÀGORA: Arquivologia em Debate acessível e disponível para todos no acesso aberto e gratuito.

A revista galgou vários degraus, se posicionando, academicamente no Qualis da CAPES em 2013 A1 em diversas áreas do conhecimento inclusive ampliando a área da Arquivologia no Brasil. Esta posição resulta do trabalho de pessoas que contribuíram para que a revista em diferentes anos de persistência e dedicação em prol da memória coletiva.

Registramos o apoio da Universidade Federal de Santa Catarina, do Centro de Ciência da Educação, do Departamento de Ciência da Informação, e do Curso de Arquivologia em especial agradecemos ao professor Dr. Márcio Matias em fortalecer a revista. Também aos Instituto de Pesquisa Biblion e Núcleo de Pesquisa de Estudos Arquivos Contemporâneos  (NUPEC) espaço e oportunidade aos estudantes de graduação e pós-graduação, e pesquisadores desenvolverem atividades na editoração científica: edição de textos; digitalização, revisão de metadados, diagramação; capa entre outros.  Lembramos a relevância da empresa de Diego Abadan - Lepidus Tecnologia no apoio técnico com a hospedagem e manutenção do sistema operacional.

 Em nossa capa aproveitamos para celebrar com o selo comemorativo dos sessenta anos da UFSC (60) a serem completados no dia 18 de dezembro de 2020. Representa a conjunção do esforço de indivíduos em prol do coletivo e transformar a Universidade Federal de Santa Catarina no bem institucional para sociedade que enfrenta uma pandemia, no qual o teletrabalho se torna presente e o espaço virtual é o caminho para a circulação de ideias e inovações, comunicação e informação.

Espaços virtuais são alternativas e destacamos o Canal do YouTube do Arquivo Central da Universidade Federal de Santa Catarina. Por exemplo, usado para live realizada na IV Semana Nacional de Arquivos https://www.youtube.com/channel/UC_LCibpJQL0IGhS9I9ILEng/videos e o relato registrado em nossa Ágora.

 No dia 28 de junho de 2020 o nosso Arquivo Público do Estado de Santa Catarina completou 60 anos. Parabéns para todos os envolvidos na trajetória. Destacamos que o governador Heriberto Hülse, através da Lei 2.378, oficializa a instituição e a memória do estado de Santa Catarina tem um espaço para guarda da documentação sendo o documento mais antigo de 1703. E outros espaços virtuais possibilitam e facilitam o acesso de serviços antes presenciais e no momento agrega o acesso remoto síncrono e assíncrono. E estendemos o convite para conhecer a exposição virtual em https://semananacionaldearquivosapesc.wordpress.com/ e seguir no Facebook https://www.facebook.com/arquivopublicosc/?rf=457798024295046 e no Instagram @arquivopublicosc .

Nessa edição v. 30, n.61 de julho a dezembro de 2020 temos  14 artigos, oito Relatos de experiência, três Trabalhos de Conclusão de Curso, uma resenha e duas notas de obituário Marilena Leite Paes e Emilia Teresa Julia Currás Puente.

A despedida é sempre um momento de emoções quando se pensa nas trajetórias nos desbravamentos nas possibilidades e conquistas. Nova equipe de colegas do Departamento de Ciência da Informação assumirá a editoria e chega a nossa vez de dizer até logo aos autores, avaliadores, professores e estudantes da nossa Ágora.

Desejamos continuidade para ÀGORA: Arquivologia em Debate prosseguir sua meta: um espaço real para o debate na área da Arquivologia!

Florianópolis, 30 de junho de 2020.

 

Fotografia: Fabíola Rosa. 

Ursula Blattmann e Eliana Maria dos Santos Bahia

Editoras da ÁGORA (2011-2020)

 

 


Palavras-chave


Arquivologia - ensino; Santa Catarina - Arquivologia; Arquivista

Texto completo:

DOC PDFA

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 ÁGORA: Arquivologia em debate

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

ÁGORA: Arquivologia em debate
Universidade Federal de Santa Catarina, ISSN 0103-3557, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Licença Creative Commons Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Apoio técnico de Lepidus Tecnologia