Informação e transformação em época de COVID -19
Palabras clave:
Arquivologia - ensino, Santa Catarina - Arquivologia, ArquivistaResumen
Informação e transformação em época de COVID-19
ÀGORA: Arquivologia em debate contribui na Arquivística brasileira com o pensar, a crítica, o saber- fazer e principalmente registrar o contexto de pesquisas, experiências, resenhas e relatos de principiantes, veteranos, pioneiros e vanguardistas da Arquivologia.
Cabe homenagear o Professor Doutor Walter Fernando Piazza pela iniciativa de publicar a revista em 1985 para que seus alunos de Pós-Graduação em História – Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina pudessem-se divulgar suas pesquisas na área de arquivos públicos e privados e fortalecer a Associação dos Amigos do Arquivo Público do Estado de Santa Catarina.
Conseguimos colocar em formato digital todo o acervo dos 30 anos de existência da revista. Tornando o conteúdo da ÀGORA: Arquivologia em Debate acessível e disponível para todos no acesso aberto e gratuito.
A revista galgou vários degraus, se posicionando, academicamente no Qualis da CAPES em 2013 A1 em diversas áreas do conhecimento inclusive ampliando a área da Arquivologia no Brasil. Esta posição resulta do trabalho de pessoas que contribuíram para que a revista em diferentes anos de persistência e dedicação em prol da memória coletiva.
Registramos o apoio da Universidade Federal de Santa Catarina, do Centro de Ciência da Educação, do Departamento de Ciência da Informação, e do Curso de Arquivologia em especial agradecemos ao professor Dr. Márcio Matias em fortalecer a revista. Também aos Instituto de Pesquisa Biblion e Núcleo de Pesquisa de Estudos Arquivos Contemporâneos (NUPEC) espaço e oportunidade aos estudantes de graduação e pós-graduação, e pesquisadores desenvolverem atividades na editoração científica: edição de textos; digitalização, revisão de metadados, diagramação; capa entre outros. Lembramos a relevância da empresa de Diego Abadan - Lepidus Tecnologia no apoio técnico com a hospedagem e manutenção do sistema operacional.
Em nossa capa aproveitamos para celebrar com o selo comemorativo dos sessenta anos da UFSC (60) a serem completados no dia 18 de dezembro de 2020. Representa a conjunção do esforço de indivíduos em prol do coletivo e transformar a Universidade Federal de Santa Catarina no bem institucional para sociedade que enfrenta uma pandemia, no qual o teletrabalho se torna presente e o espaço virtual é o caminho para a circulação de ideias e inovações, comunicação e informação.
Espaços virtuais são alternativas e destacamos o Canal do YouTube do Arquivo Central da Universidade Federal de Santa Catarina. Por exemplo, usado para live realizada na IV Semana Nacional de Arquivos https://www.youtube.com/channel/UC_LCibpJQL0IGhS9I9ILEng/videos e o relato registrado em nossa Ágora.
No dia 28 de junho de 2020 o nosso Arquivo Público do Estado de Santa Catarina completou 60 anos. Parabéns para todos os envolvidos na trajetória. Destacamos que o governador Heriberto Hülse, através da Lei 2.378, oficializa a instituição e a memória do estado de Santa Catarina tem um espaço para guarda da documentação sendo o documento mais antigo de 1703. E outros espaços virtuais possibilitam e facilitam o acesso de serviços antes presenciais e no momento agrega o acesso remoto síncrono e assíncrono. E estendemos o convite para conhecer a exposição virtual em https://semananacionaldearquivosapesc.wordpress.com/ e seguir no Facebook https://www.facebook.com/arquivopublicosc/?rf=457798024295046 e no Instagram @arquivopublicosc .
Nessa edição v. 30, n.61 de julho a dezembro de 2020 temos 14 artigos, oito Relatos de experiência, três Trabalhos de Conclusão de Curso, uma resenha e duas notas de obituário Marilena Leite Paes e Emilia Teresa Julia Currás Puente.
A despedida é sempre um momento de emoções quando se pensa nas trajetórias nos desbravamentos nas possibilidades e conquistas. Nova equipe de colegas do Departamento de Ciência da Informação assumirá a editoria e chega a nossa vez de dizer até logo aos autores, avaliadores, professores e estudantes da nossa Ágora.
Desejamos continuidade para ÀGORA: Arquivologia em Debate prosseguir sua meta: um espaço real para o debate na área da Arquivologia!
Florianópolis, 30 de junho de 2020.
Fotografia: Fabíola Rosa.
Ursula Blattmann e Eliana Maria dos Santos Bahia
Editoras da ÁGORA (2011-2020)
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o artigo submetido é original, não tendo sido encaminhado à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Declaro, ainda, que uma vez publicado na Ágora - ISSN 0103-3557, Florianópolis, Brasil , editada pelo Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à ÁGORA: Arquivologia em debate e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS, assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Ágora, ISSN 0103-3557, está licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.