Letramento digital: e-books interativos para crianças

Autores

  • Clarice Fortkamp Caldin Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ursula Blattmann Departamento de Ciência da Informação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis http://orcid.org/0000-0002-8834-0987

Palavras-chave:

Letramento digital, Uso da informação, Literatura infantil, Livro impresso, Livro eletrônico, E-books interativos para crianças

Resumo

O letramento informacional ocorre no período escolar, estágio da vida em que as crianças desenvolvem as habilidades de decodificação dos signos escritos com o suporte papel. Mas antes da escola e paralela a ela, as crianças apreendem o domínio das mídias eletrônicas e adquirem o letramento digital com o uso de smartphones e tablets. A esse letramento se presta a literatura infantil, pois estimula o cognitivo e o imaginário. Pesquisa caracteriza da como bibliográfica e qualitativa apresenta-se a literatura como suspensão temporária da descrença, a literatura infantil como trafegando entre a funcionalidade e o poético, histórico do livro manuscrito ao digital, livros impressos para crianças e e-books interativos para crianças. Registra-se que no século XXI as mídias eletrônicas invadem o mercado editorial e alteram a maneira de contar histórias, a forma de leitura e a natureza da narrativa. Advoga-se que essas tecnologias têm mudado as habilidades de competência e de letramento das crianças, passando do letramento tradicional para o digital. Reforça-se que no ambiente de hipermídia são inseridos recursos que permitem às crianças interagirem de forma dinâmica com a narrativa. Conclui-se: se o letramento informacional for acompanhado do letramento digital, os e-books interativos para crianças serão uma maneira a mais de priorizar a leitura literária, fundamental para alimentar a imaginação criadora e a expressividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clarice Fortkamp Caldin, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora no Curso de Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência de informação e  Programa de Pós-Graduação  em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina

Ursula Blattmann, Departamento de Ciência da Informação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis

Professora na UFSC desde 1993 veja mais no Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=E286489

Referências

ARISTÓTELES. Arte poética: texto integral. Tradução: Pietro Nassetti. São Paulo: Editora Martin Claret, 2006.

BEDIN; Jéssica; SENA, Priscila Machado Borges; CHAGAS, Magda Teixeira. Biblioteca escolar: um ambiente para o desenvolvimento da competência informacional. In: BLATTMANN, Ursula; VIANNA, William Barbosa (org.). Inovação em escolas com bibliotecas. Florianópolis: Editora Dois por Quatro, 2016. p. 21- 43.

BENJAMIN, Walter. Livros infantis antigos e esquecidos. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução: Sergio Paulo Rouanet. 7. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994. p. 235 - 243.(Obras escolhidas, v. 1).

BERND, Zilah. O maravilhoso como discurso histórico alternativo. In: LEENHARDT, Jacques; PESAVENTO, Sandra Jatahy (org.). Discurso histórico e narrativa literária. Campinas: Editora da UNICAMP, 1998. p. 127 – 133.

CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. Tradução: Reginaldo de Moraes. São Paulo: Editora UNESP, 1998.

CHAUÍ, Marilene. Convite á filosofia.13. ed. São Paulo: Editora Ática, 2003.

COELHO, Nelly Novaes. Dicionário crítico da literatura infantil e juvenil brasileira. 5. ed. rev. atual. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2006.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Editora Moderna, 2000.

COUTINHO, Afrânio. A literatura no Brasil. 7. ed. São Paulo: Editora Global, 2004. v. 6.

FLECK, Felícia de Oliveira; CUNHA, Miriam Figueiredo Vieira da; CALDIN, Clarice Fortkamp. Livro ilustrado: texto, imagem e mediação. Perspectiva em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 21, n. 1, jan./mar. 2016. Disponível em: http:// portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/index. Acesso em: 16 mar. 2020.

FREDERICO, Aline. O futuro do leitor ou o leitor do futuro: o livro infantil interativo e os letramentos múltiplos. Cadernos de Letras da UFF, Niterói, v. 26, n. 52, p. 101-120, jan./jul. 2016. Disponível em: www.cadernosdeletras.uff.br/index.php/cadernosdeletras/article/view/195. Acesso em: 30 abr. 2020.

ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Tradução: Johannes Kretschmer. São Paulo: Editora 34, 1999. v. 2.

GILMONT, Jean-François. Reformas protestantes e leitura. In: CAVALLO, Guglielmo; CHARTIER, Roger (org.). História da leitura no mundo ocidental. São Paulo: Editora Ática, 1999. v. 2, p. 47-77.

HUNT, Peter. Crítica, teoria e literatura infantil. Tradução: Cid Knipel. São Paulo: Editora Cosac Naify, 2010.

KHÉDE, Sonia Salomão. Personagens da literatura infanto-juvenil. São Paulo: Editora Ática, 1986.

LABARRE, Albert. História do livro. Tradução de Maria Armanda Torres de Abreu. São Paulo: Editora Cultrix; [Brasília]: INL, 1981.

LEWIS, C. S. Sobre histórias. Tradução: Francisco Nunes. Edição especial. Rio de Janeiro: Editora Thomas Nelson Brasil, 2018.

LIMA, Luiz Costa. Por que literatura. Petrópolis: Vozes, 1969.

LUCCA, Djuli Machado de; CALDIN, Clarice Fortkamp; RIGHI, João Primo Ramirez. O desenvolvimento da competência informacional nas crianças a partir da literatura infantil. Rev. digit. bibliotecon. ciênc. inf., Campinas, v. 13, n. 1, p. 192-206, jan./abr. 2015. Disponível em: http://www.sbu.unicamp.br/seer/ojs/index.php/rbci. Acesso em: 16 abr. 2020.

LYONS, Martyn. Os novos leitores no século XIX: mulheres, crianças, operários. In: CAVALLO, Guglielmo; CHARTIER, Roger (org.). História da leitura no mundo ocidental. São Paulo: Editora Ática, 1999. v. 2, p. 165-202.

MEIRELES, Cecília. Problemas da literatura infantil. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1984.

MENEGAZZI, Douglas Luiz; SYLLA, Cristina. A literatura infantil digital: o design das histórias interativas. Revista de Educação, Ciência e Cultura, Canoas, v. 24, n. 2, p. 81-96, jul. 2019. Disponível em: http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao. Acesso em: 15 maio 2020.

MONTERO, Rosa. A louca da casa. Rio de Janeiro: Editora Ediouro, 2004.

MOISÉS, Massaud. A criação literária: poesia e prosa. ed. rev. e atual. São Paulo: Editora Cultrix, 2012.

PALO, Maria José; OLIVEIRA, Maria Rosa D. Literatura infantil: voz de criança. 3. ed. São Paulo: Editora Ática, 1998.

SPALDING, Marcelo. Alice do livro impresso ao e-book: adaptação de Alice no País das Maravilhas e de Através do Espelho para IPAD. 2012. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. Disponível em: https://www.google.com/search?source=hp&ei=qK7HXpKGAo-65OUPk7CUyA4&q=marcelo+spalding+. Acesso: 10 mar. 2020.

TATAR, Maria (ed.). Contos de fadas: edição comentada e ilustrada. Tradução: Maria Luiza X. de Borges. Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar, 2004.

TEIXEIRA, Deglaucy Jorge. A interatividade e a narrativa no livro digital infantil: proposição de uma matriz de análise. 2015. Dissertação (Mestrado em Design e Expressão Gráfica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015. Disponível em: www.repositório.ufsc.br. Acesso em: 27 maio 2020.

TEIXEIRA, Deglaucy Jorge; GONÇALVES, Berenice Santos; CALDIN, Clarice Fortkamp. A narrativa digital interativa como suporte da literatura infantil contemporânea. In: SEMINÁRIO DE LITERATURA INFANTIL, 7.; SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL E PRÁTICAS DE MEDIAÇÃO LITERÁRIA 2., 2016. Anais [...]. Florianópolis: UFSC: UNISUL, 2017. p. 274 -284. Disponível em: google.com/search?rlz= 1C1SQJL_pt- BRBR791BR791&ei=YLOXu-bH_TB5OUPrJKRoAQ&q=7+seminário+de+literatura+infantil+e+juvenil&oq = 7seminario+de+literatura+infantil+e+juvenil. Acesso em: 25 maio 2020.

TEIXEIRA, Deglaucy Jorge; VIEIRA, Milton Luiz Horn; GONÇALVES, Berenice S. Organização da multimídia em ebook interativo infantil. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE IBERO-AMERICANA DE GRÁFICA DIGITAL, 19., 2015, Florianópolis. Proceedings [...] Florianópolis: SIGRADI, 2015. p. 292-299. Disponível em: proceedings.blucher.com.br/article-details/organização-da-multimidia-em-ebook-interativo-infantil-22331. Acesso em: 12 maio 2020.

VERRUMO, Marcel. Coleção Vaga-Lume: o fenômeno editorial que educou gerações de leitores. In: VERRUMO, Marcel. História bizarra da literatura brasileira. São Paulo: Editora Planeta, 2017. p. 291-295.

Downloads

Publicado

2020-06-30

Como Citar

Caldin, C. F., & Blattmann, U. (2020). Letramento digital: e-books interativos para crianças. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 30(61), 680–702. Recuperado de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/937

Edição

Seção

Artigos