Memories Revealed : the role of the archivist in networks of historical archives

Authors

Keywords:

Archivist formation. Historical archive networks. Memórias Reveladas.

Abstract

This article is situated within the scope of studies on the archivist in digital environments, proposing to analyze his performance in networks of historical archives on the internet, from the Reference Center for Political Struggles in Brazil, known as Memórias Reveladas, taking into account the new profile professional to deal with information technology and archival dissemination. It specifically aims to describe the historical archive network on the internet; identify the technical activities and/or archival functions developed in the Revealed Memories, and identify essential skills of archivist training for the digital environment. It is justified by discussing the skills to be developed in higher education institutions, especially to emphasize the use of technological devices in Archival courses, enabling access and use of archival information. This is descriptive and documentary research, being a case study, in which a qualitative approach was used for data analysis. It is concluded that the Network can serve as a field of application of professional and pedagogical practices, bringing the graduates of the Archivology course closer to the needs of the labor market, as they emerge as new ways of acquiring knowledge, promoting free access and the democratization of information.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maíra Salles de Souza, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFBA). Mestre em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFBA. Graduada em Arquivologia pela Universidade Federal da Bahia (2010) e em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica do Salvador (2004). Intercâmbio no Curso de Licenciatura em Ciência da Informação (2009), Universidade do Porto (Portugal). Professora Assistente do Instituto de Ciência da Informação (ICI/UFBA), nos Cursos de Arquivologia e Biblioteconomia. Membro do Grupo de Pesquisa Difusão do Conhecimento e Apropriação de Saberes: acesso e uso da informação na sociedade - DIFUSAS (ICI/UFBA) e do Grupo de Pesquisa Competências profissionais e produção do conhecimento na contemporaneidade - COMPORTI (ICI/UFBA).  Tem experiência na área de Arquivologia e Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação do arquivista, mediação da informação, redes de arquivos históricos, memória.

Maria Isabel de Jesus Sousa Barreira, Universidade Federal da Bahia

Professora Associado III da Universidade Federal da Bahia, Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Ciência da Inforrmação/UFBA, Docente do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação/ICI/UFBA (Mestrado e Doutorado), dos Cursos de Graduação (Biblioteconomia e Arquivologia) e de Especialização. Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2007); Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (2001); Graduação em Direito pela Faculdade Social da Bahia (2014) e Graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Bahia (1992). Membro da Comissão editorial da Revista Ponto de Acesso. Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: biblioteca escolar, memória, ABNT, bibliotecas comunitárias, leitura, currículo, competência informacional, metodologia da pesquisa, formação docente e arquivo escolar.

Sérgio Franklin Ribeiro da Silva, Universidade Federal da Bahia

Professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde desde 2017 coordena o Colegiado de Biblioteconomia e Documentação. Atua como docente nos cursos de Arquivologia e Biblioteconomia. Desenvolve a pesquisa: peer review e as perspectivas paradigmáticas (nos procedimentos da comunicação científica) diante das tecnologias eletrônicas, da credibilidade e da transparência; avaliação e qualidade em serviços de informação com proposta de indicadores de gestão. Participa da comissão editorial do periódico acadêmico PontodeAcesso como editor chefe e contribui como parecerista regular de periódicos acadêmicos. O professor é Doutor em Ciência da Informação pelo PPGI/UFBA, 2016. Possui graduação em Letras com Inglês pela Universidade Católica do Salvador (1988), mestrado em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília-UnB (1999) e especialização em Arquivologia pela Universidade Federal da Bahia (1989)- UFBA.especialização em Língua Inglesa pela Associação Cultural Brasil-Estados -Unidos-ACBEU,(1979).

References

BELLOTTO, H. Arquivo: estudos e reflexões. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CES, n. 20, de 2002. Estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de Arquivologia. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 9 abr. 2020.

BURNHAM, T. F. Sociedade da informação, sociedade do conhecimento, sociedade da aprendizagem: implicações ético-políticas no limiar do século. In: LUBISCO, N.; BRANDÃO, L. (Org.). Informação e Informática. Salvador: Edufba, 2000. p. 283-307.

COOK, T. Arquivologia e pós-modernismo: novas reformulações para velhos conceitos. Informação Arquivística, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 123-148, jul./dez. 2012. Disponível em: 10.18377/2316-7300/informacaoarquivistica.v1n1p% Acesso em: 10 maio 2019.

COOK, T. O passado é prólogo: uma história das ideias arquivísticas desde 1898 e a futura mudança de paradigma. In: HEYMANN, L.; NEDEL, L. (Org.). Pensar os arquivos: uma antologia. Tradução Luiz Alberto Monjardim de Calazans Barradas. Rio de Janeiro: FGV, 2018. p. 17-81.

CRESWELL, J. Projeto de pesquisa: métodos qualitativos, quantitativos e misto. Tradução de Luciana de Oliveira da Rocha. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

GIL, A. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GUIMARÃES, J. O profissional da informação sob o prisma de sua formação. In: VALENTIM, M. (Org.) O profissional da informação: formação, perfil e atuação profissional. São Paulo: Polis, 2000. p. 53-70.

JARDIM, J. Governança arquivística. Acervo, Rio de Janeiro, v. 31, n. 3, p. 31-45, set./dez. 2018. Disponível em: http://revista.arquivonacional.gov.br/index.php/revistaacervo/article/view/987. Acesso em: 20 jun. 2019.

LAVILLE, C.; DIONNE, J. Aconstrução do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.

LOPES, L. A nova arquivística na modernização administrativa. 2. ed. Brasília: Projecto Editorial, 2009.

MALHEIRO, A.; RIBEIRO, F. Paradigmas, serviços e mediações em Ciência da Informação. Recife: Néctar, 2011.

MATOS, M. T. Panorama histórico da formação arquivística nas Américas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ARQUIVOLOGIA, 15, 2008, Goiânia. Anais eletrônicos... Goiânia: Associação dos Arquivistas Brasileiros, Associação de Arquivologia do Estado de Goiás, 2008. Disponível em: www.aag.org.br/anaissxvcba.pdf . Acesso em: 03 jun. 2019.

MEMÓRIAS REVELADAS. Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil. (2021). Disponível em: http://memoriasreveladas.gov.br. Acesso em: 20 set. 2021.

MEMÓRIAS em rede. Nesta seção são divulgadas as informações pertinentes aos programas, ações, projetos e atividades implementadas pelo Memórias Reveladas. Brasília, 2010. Disponível em: http://www.memoriasreveladas.gov.br/index.php/memorias-em-rede. Acesso em: 20 abr. 2019.

MORO CABERO, M. Los nuevos paradigmas de la archivística y sus implicaciones en la fomación y en la investigación. In: MATOS, M. et al. (Org.) Perfil, evolução e perspectivas do ensino e da pesquisa em Arquivologia no Brasil. Salvador: Edufba, 2015. p. 17-40.

ROUSSEAU, J.; COUTURE, C. Os fundamentos da disciplina Arquivística. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1998.

SCHELLENBERG, T. Arquivos Modernos: princípios e técnicas. Rio de Janeiro: FGV, 2006.

TOMAÉL, M. Redes de informação: o ponto de contato dos serviços e unidades de informação no Brasil. Informação & Informação, Londrina, v. 10, n.1/2, p. 1-26, jan./dez. 2005. Disponível em: https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1611. Acesso em: 20 jun. 2019.

VALENTIM, M. (2000). Atuação e perspectivas profissionais para o profissional da informação. In: VALENTIM, M. (Org.) Profissionais da Informação: formação, perfil e atuação profissional. São Paulo: Polis, 2000. p. 135-152.

YIN, R. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Published

2022-07-19

How to Cite

Souza, M. S. de, Barreira, M. I. de J. S., & Silva, S. F. R. da. (2022). Memories Revealed : the role of the archivist in networks of historical archives. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 32(65), 1–19. Retrieved from https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/1082

Issue

Section

Articles