Formação profissional em conservação e restauração: iniciativas da Universidade Federal do Paraná em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura
Keywords:
Formação, Restauração, Preservação, Profissional, ParanáAbstract
Relata a experiência de formação profissional em conservação e restauração em andamento no Paraná sob responsabilidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em parceria com o Centro de Conservação e Restauração da Coordenadoria de Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura do Estado. Apresenta histórico, natureza, estrutura, corpo docente e frutos do 1° Curso de Especialização em Conservação de Obras sobre Papel, assumido na UFPR pelo então Departamento de Biblioteconomia, atual Departamento de Ciência e Gestão da Informação, bem como o projeto da 2a. edição do Curso, trabalho ora em conjunto com o Departamento de Engenharia e Tecnologia Florestal da instituição. Discorre sobre as possibilidades de ações extensionistas e o modelo do Curso Técnico em Conservação e Restauração de Pintura Mural ocorrente no Município de Rio Negro, PR, com envolvimento da Escola Técnica da UFPR, e registra os movimentos iniciais para implantação de uma graduação na área. Enfatiza a importância e os esforços de monitoramento de todos os programas, de modo a atingir metas e aprimorar as ofertas, contribuindo igualmente para fomentar e facilitar a implementação de iniciativas afins.Downloads
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Declaro, ainda, que uma vez publicado na Ágora - ISSN 0103-3557, Florianópolis, Brasil , editada pelo Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à ÁGORA: Arquivologia em debate e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).
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