Educational and Cultural Diffusion in of States Brazilian Public Archives
Keywords:
Archives, Culture, Diffusion, EducationAbstract
Public archives are ceasing to be essentially repositories of administrative documents to also achieve their social role. Can promote cultural and educational nature activities. Therefore, this study aims to identify and analyze the cultural and educational activities that are developed by the Brazilian state archival institutions, and conduct a comparative study between the institutions about the actions promoted by exposing their realities and potentialities. The research is characterized as qualitative in nature, encompassing a research survey and documentary. On the instruments for data collection, questionnaires to managers of institutions was utilized, and script analysis of institutional electronic sites. The results show that the main cultural and educational activities performed by files are exhibitions, visits and publications, highlighting the files of the states of São Paulo and Rio Grande do Sul for diversity and systematics in the production of such actions.Downloads
References
ALBERCH I FUGUERAS, R.; BOADAS, J. La función cultural de los archivos. Euskadi: Gobierno Vasco, Departamento de Cultura, 1991. (Ikerlanak, 3)
ARAGÃO, E. M. O conceito de ação cultural e sua prática na biblioteca pública. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 16., Salvador. Anais… Salvador: APBEB, 1991. 1.338 p., p.189-201.
ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005. 232 p.
BARBOSA, A. C. O; SILVA, H. R. K. Difusão em Arquivos: definição, políticas e implementação de projetos no Arquivo Público do Estado de São Paulo. Revista Acervo, v. 25, p. 45, 2012.
BELLOTTO, H. L. Arquivos permanentes: tratamento documental. 4. ed., Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. 320 p.
BRASIL. Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991. Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1991. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8159.htm>. Acesso em: 02 maio 2013.
CABRAL, R. M. Arquivo como fonte de difusão cultural e educativa. Acervo, Rio de Janeiro, v. 25, n.1, p. 35-44, jan./jun. 2012, p. 35-44.
CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS. Resolução nº 17, de 25 de julho de 2003. Disponível em: <http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=68&sid=46> . Acesso em: 02 fev. 2013
CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS. Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Acervos Arquivísticos. Disponível em:<http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm>. Acesso em: 20 maio 2013.
CUNHA, V. A. da. Memória, sociedade e mídia imprensa: a experiência no Arquivo Histórico Municipal de Salvador. Salvador: Fundação Gregório de Matos, 2004. 70 p.
FERREIRA, M. F. Educação e Arquivo: um encontro necessário. Revista Brasileira de Arqueometria, Restauração e Conservação – ARC, v. 3, esp., 2011. Não paginado. Disponível em: <http://www.restaurabr.org/siterestaurabr/ARC_Vol_3/EDUCACAO%20E%20ARQUIVO%20UM%20ENCONTRO%20NECESSARIO%20marina%20ferreira.pdf>. Acesso em: 17 jun. 2013.
FRATINI, R. Educação patrimonial em arquivos. Histórica – Revista Eletrônica do Arquivo Público do Estado de São Paulo, n. 34, 2009. Não paginado. Disponível em: <http://www.historica.arquivoestado.sp.gov.br/materias/anteriores/edicao34/materia05/>. Acesso em: 17 jun. 2013.
MARIZ, A. C. A. A informação na internet: arquivos públicos brasileiros. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012. 168 p.
MENEZES, P. L. O processo de difusão desenvolvido pelos Arquivos Públicos Estaduais da Região Sul do Brasil. Ponto de Acesso, Salvador, v. 6, p. 47-71, 2012.
MINUZZO, L. U. Atividades culturais e educativas em arquivos: um estudo de caso sobre o Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho. Monografia (graduação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Porto Alegre, 2010. 93 f.
MORIGI, V. J.; VEIGA, A. Esfera Pública Informacional: os arquivos na construção da cidadania. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 17, n. 2, p. 31-39, maio/ago. 2007.
PEGEON, A. Uma experiência pedagógica em arquivos: A disciplina "Arquivo" do Archives Nationales da França. Revista Acervo, v. 25, p. 89-102, 2012.
RAMOS, L. B. O centro cultural como equipamento disseminador de informação: Um estudo sobre a ação do Galpão Cine Horto. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Ciência da Informação. Belo Horizonte. 2007.
ROMANELLI, C. Patrimônio em perigo – Especial Arquivos Públicos Estaduais. Revista de História da Biblioteca Nacional, 23 nov. 2012. Não paginado. Seção Em Dia. Disponível em: <http://www.revistadehistoria.com.br/secao/em-dia/patrimonio-em-perigo-especial-arquivos-publicos-estaduais>. Acesso em: 17 jun. 2013.
SANTOS, T. H. do N; MEDEIROS, J. W. M. Acesso e uso da informação em arquivos sob a perspectiva dos serviços de difusão cultural e ações educativas. In: V Congresso Nacional de Arquivologia, Salvador, 2012, v. 1.
SCHELLENBERG, T. R. Arquivos modernos: princípios e técnicas. Tradução de Nilza Teixeira Soares. 6. ed., Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.
TAKAHASHI, T. Sociedade da informação no Brasil: livro verde Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000, 195 p.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o artigo submetido é original, não tendo sido encaminhado à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Declaro, ainda, que uma vez publicado na Ágora - ISSN 0103-3557, Florianópolis, Brasil , editada pelo Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à ÁGORA: Arquivologia em debate e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS, assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Ágora, ISSN 0103-3557, está licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.