A teoria do conhecimento em arquivologia e suas implicações, a partir da identificação de seu (s) objeto (s) de estudo

Autores

  • Daniele de Vargas Michelotti UFSM- Arquivologia
  • Glaucia Vieira Ramos Konrad Professora Drª, Departamento de Documentação, Curso de Arquivologia. UFSM. Orientadora do Estudo.

Palavras-chave:

Arquivologia, Documento, Informação

Resumo

Na Arquivologia existe a dualidade de conceitos para o objeto de estudo desta área: documento e informação. O estudo foi embasado na identificação de conceitos utilizados por diferentes autores que estabelecem definições de objeto de estudo. O objetivo geral consistiu em identificar os caminhos que conduzem a teoria do conhecimento em Arquivologia e suas implicações, partindo da identificação de seu(s) objeto(s) de estudo e como objetivos específicos: contribuir com as reflexões epistemológicas da área; colaborar na busca de elementos que proporcionem fundamentação teórica da arquivologia enquanto área de conhecimento; contextualizar o desenvolvimento dos conceitos dos objetos da arquivologia. A metodologia foi a reflexão descritiva, de caráter qualitativo, fundamentada em pesquisa bibliográfica. Entende- se que tanto os princípios, teorias quanto os objetos científicos de uma área, são frutos de construções e contextos que se formaram durante seu desenvolvimento e vão sendo revisitados/repensados, modificando-se durante o tempo. Acredita-se não ser possível desvincular informação e documento, portanto, considera-se como objeto de estudo da Arquivologia, o documento de arquivo com a finalidade de dar acesso à informação.

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Biografia do Autor

Daniele de Vargas Michelotti, UFSM- Arquivologia

Formanda Curso de Arquivologia, Universidade Federal de Santa Maria.

Especializanda Curso de Pós graduação em Gestão em Arquivos- Ead/ UFSM.

Glaucia Vieira Ramos Konrad, Professora Drª, Departamento de Documentação, Curso de Arquivologia. UFSM. Orientadora do Estudo.

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Maria (1988), graduação em Arquivologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2000), mestrado em Mestrado em História do Brasil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2006). 

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Publicado

2016-12-09

Como Citar

Michelotti, D. de V., & Konrad, G. V. R. (2016). A teoria do conhecimento em arquivologia e suas implicações, a partir da identificação de seu (s) objeto (s) de estudo. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 26(53), 315–346. Recuperado de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/613

Edição

Seção

Trabalhos de Conclusão de Curso