"Colonia Militar de Foz do Iguaçu" e a história da Cidade de Foz do Iguaçu

Autores

  • Cezar Karpinski UFSC
  • Mariana Rodríguez Espinosa Mestranda em Ciências Políticas na Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Foz do Iguaçu, Colônia Militar, Fronteira, Discurso

Resumo

O estudo apresenta alguns resultados de uma extensa pesquisa recente sobre as Cataratas do Parque Nacional do Iguaçú, em  especial sobre as relações históricas entre Brasil e Argentina, sobre o domínio das paisagens e regiões. As fontes utilizadas nos remetem a construção da cidade da Colônia Militar e zonas adjacentes, assim como sua formação, atravessando uma série de complexidade nos processos que circundam a instalação e constituição das cidades de fronteira. Por isso, discutiremos o termo "fronteira" desde os autores que escreveram  para o estado do Paraná e para Foz do Iguaçu, com o objetivo de mapear e questionar os discursos predominantes. Mas, além disso, apresenta-se um ensaio relacionando o contraste entre o que se constroe sobre a paisagem local com as comemorações do centenário de Foz do Iguaçu.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cezar Karpinski, UFSC

Possui bacharelado em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2002), mestrado e doutorado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2006-2011). Foi servidor técnico administrativo na Universidade Estadual do Oeste do Paraná entre os anos e 2002 e 2012, atuando na Biblioteca Central do Campus de Toledo-PR, onde foi Chefe da Seção de Serviços Técnicos e Informática por 3 anos, e no Centro de Documentação e Pesquisa sobre o Oeste Paranaense (CEPEDAL) no Campus de Marechal Cândido Rondon. Atualmente, é professor Adjunto II na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), sediada na cidade de Foz do Iguaçu-PR. Nesta instituição, ministra disciplinas da área de História Moderna, História da América e do Brasil (Período Colonial) e História Oral para os cursos de História, Relações Internacionais, Antropologia e Ciência Política e Sociologia. Foi Diretor da Associação Brasileira de História Oral - Regional Sul, Gestão 2012-2014. Suas pesquisas e a maior parte de sua produção acadêmica se concentram nas múltiplas relações históricas com a Natureza e o Meio ambiente, discutindo, principalmente, os seguintes temas: Hidrelétricas, Memória, Subjetividades, História Oral, Paisagens, Rios, Rio Iguaçu, Cataratas do Iguaçu e História do Paraná

Mariana Rodríguez Espinosa, Mestranda em Ciências Políticas na Universidade Federal do Paraná

Graduada en Ciencia Política y Sociología en la UNILA donde fue becaria de Iniciación Científica – PROBIC.
Actualmente cursa Maestría en Ciencia Política en la Universidade Federal do Paraná temática: LA “COLONIA MILITAR DE FOZ DO IGUASSÚ” EN LA HISTORIA DE LA CIUDAD DE FOZ DO IGUAÇU

Referências

CARLOS de Meira Mattos. Biografia. [s/l], s/d. Disponible en: <http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/CarloMMa.html> Acceso en: 11 jun. 2015.

CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. 2. ed. Algés - Portugal: Difel, 2002.

EJECUCIÓN del proyecto Beira Foz tendrá inicio en 2012, garantizo el ministro. Foz do Iguaçu: Itaipu Binacional, 2012. Disponible en <http://www.itaipu.gov.br/sala-de-imprensa/noticia/execucao-do-projeto-beira-foz-tera-inicio-em-2012-garante-ministro>. Acceso en: 15 jun. 2015.

FAULHABER, P. A fronteira na antropologia social: as diferentes faces de um problema. BIB, São Paulo, n.51, p. 105-125, 2001. Disponible em: <http://www.anpocs.org/index.php/universo/acervo/biblioteca/periodicos/bib/bib-51/522-a-fronteira-na-antropologia-social-as-diferentes-faces-de-um-problema/file>. Acceso en: 03 abr. 2015.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso: aula inaugural no Collége de France, anunciada em 2 de dezembro de 1970. São Paulo: Loyola, 2009.

KARPINSKI, C. Navegação, Cataratas e Hidrelétricas: Discursos e representações sobre o rio Iguaçu (Paraná, 1853-1969). 2011. 375 f. Tese (Doutorado em História)- Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2011.

MARTINS, R. História do Paraná. 2. ed. Curitiba: Farol do Saber, 1995.

MATTOS, C. M. A geopolítica e as projeções do poder. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército, 1977.

REVISTA MEMORIA DE FOZ DO IGUAÇU. Foz do Iguaçu: Memória Ltda., v. 3, n. 2, dez. 1982.

MURICY, J. C. A’ Foz do Iguassú: ligeira descripção de uma viagem feita de Guarapuava á Colonia da Foz do Iguassú em novembro de 1892. Curitiba: Impressora Paranaense, 1896.

MYSKIW, A. M. A fronteira como destino de viagem: a Colônia Militar de Foz do Iguaçu (1888-1907). 245 f. Tese (Doutorado em História)- Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, 2009.

NASCIMENTO, D. V. do. Pela fronteira: Paraná, 1903. Curitiba: A República, 1903.

PEREIRA, M. F. V. Território e política: práxis invertidas e desafios da existência. Sociedade & Natureza, Uberlândia, v.23, n.1, p.95-104, abr. 2011.

REAL ACADEMIA ESPAÑOLA. Diccionario de la lengua española: edición del tricentenario. Madrid, 2014. Disponible en: < http://dle.rae.es/?id=IWF4mid>. Acceso en 15 jun. 2015.

SILVEIRA NETO, M. A. Do Guayra aos Saltos do Iguassu. Curitiba: Typ. do Diario Official, 1914.

WACHOWICZ, Ruy Christovam. Obrageiros, mensus e colonos: história do oeste paranaense. 2. ed. Curitiba: Ed. Vicentina, 1987.

Downloads

Publicado

2016-12-09

Como Citar

Karpinski, C., & Espinosa, M. R. (2016). "Colonia Militar de Foz do Iguaçu" e a história da Cidade de Foz do Iguaçu. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 26(53), 81–107. Recuperado de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/643

Edição

Seção

Artigos