Arquivos escolares: um estudo introdutório

Autores

  • Filomena Luciene Cordeiro Reis Universidade Estadual de Montes Claros
  • João Olímpio Soares dos Reis Universidade Estadual de Montes Claros

Palavras-chave:

Educação, História da Educação, Arquivos Públicos Escolares

Resumo

O presente estudo objetivou compreender os arquivos públicos escolares, especificamente da Escola Estadual Belvinda Ribeiro, localizado na cidade de Montes Claros, Minas Gerais, enquanto lugar de (re)(des)construção do processo educativo por meio do acervo armazenado. A metodologia de estudo se constituiu de visitas ao arquivo da referida Escola; investigação dos tipos documentais; averiguação do local onde a documentação se encontra armazenada; exame do estado do acervo; e entrevistas com os trabalhadores da Instituição, em especial os responsáveis pelo acervo. Constatou-se no estudo que, há uma especificidade em relação aos tipos de documentos escolares, os quais demandam tratamento adequado, pois se tratam de um acervo de caráter administrativo, probatório e histórico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Filomena Luciene Cordeiro Reis, Universidade Estadual de Montes Claros

Possui doutorado em História pela Universidade Federal e Uberlândia (2013); mestrado em História pela Universidade Severino Sombra (2005); pós graduação lato-sensu em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes (1996) e Gestão da Memória: Arquivo, Patrimônio e Museu pela Universidade do Estado de Minas Gerais (1998); e graduação em HISTÓRIA pela Universidade Estadual de Montes Claros (1994). Foi chefe da Divisão de Pesquisa e Documentação Regional da Unimontes de 1995 a 2007; diretora do Centro Pedagógico Espaço Mágico de 2004 a 2008; e coordenadora do Projeto de Gestão de Documentos da Câmara Municipal de Montes Claros de 2009 a 2010. Atualmente é professora do Departamento de História e professora colaboradora do Programa de Pós Graduação em História da Universidade Estadual de Montes Claros. Tem experiência na área de História e Arquivo. É autora do livro "A cidade sem passado: políticas públicas e bens culturais de Montes Claros - um estudo de caso", co-autora de "Acervo do Fórum Gonçalves Chaves: resgate da identidade histórico-cultural do norte do Estado de Minas Gerais". Atua na área de História, com ênfase em História Social, principalmente nos seguintes temas: historiografia, cidade, trabalho, patrimônio cultural/documental, imprensa e memória.

João Olímpio Soares dos Reis, Universidade Estadual de Montes Claros

Graduado em Pedagogia com Habilitação em Orientação Educacional pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora - CES/JF - MG. - Pós Graduação Latu Sensu Especialização em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES. Pós Graduação Latu Sensu Especialização em Ensino Religioso pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG. Pós graduação Latu Sensu Especialização em Educação a Distância pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES . Pós Graduação Stritu Sensu Mestrado em Ciências da Educação pelo Instituto Superior Pedagógico Enrique José Varona - ISPEJV - Habana - Cuba. Doutorando em Educação pela Universidade Católica de Santa Fé -UCSF - Santa Fé - Argentina. Professor adjunto do Departamento de Educação onde ministra as disciplinas Psicologia da Educação e Filosofia da Educação. Tutor a Distância no Curso de Pedagogia pela UAB - Universidade Aberta do Brasil/ UNIMONTES - Coordenador do Núcleo de Sociedade Inclusiva - NUSI/UNIMONTES. Assessor Técnico junto a Pró Reitoria de Ensino/UNIMONTES. Coordenador de Graduação Pró Reitoria de Ensino/UNIMONTES.

Referências

ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. Disponível em: <http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm%3Fsid%3D103/biografia>. Acesso em: 9 mar. 2016.

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação. São Paulo: Moderna, 1993.

BECK, I. Manual de conservação de documentos. Rio de Janeiro: Ministério da Justiça – Arquivo Nacional, 1985.

BELLOTTO, Heloisa Liberalli. Arquivos permanentes: tratamento documental. São Paulo: T. A. Queiroz Editor, 2006.

CARDOSO, Ciro Flamarion. Uma introdução à história. 7. ed. São Paulo: Brasiliense. 1988.

CARTÓRIO DO 2º OFÍCIO DE MONTES CLAROS. Escritura. Montes Claros, 1959, livro 104, fl. 244.

ESCOLA ESTADUAL BELVINDA RIBEIRO. Regimento escolar: Escola Estadual Belvinda Ribeiro. Montes Claros, MG, nov. 2009.

ESCOLA ESTADUAL BELVINDA RIBEIRO. Projeto Político Pedagógico. Montes Claros, MG, 5 dez. 2013.

ESCOLA ESTADUAL BELVINDA RIBEIRO. Livro de Atas. Montes Claros, 1965-1969.

FEIJÓ, Virgílio de Mello. Documentação e arquivos: arquivos escolares. Porto Alegre: SAGRA, 1988.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio: o minidicionário da língua portuguesa – século XXI. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

LE GOFF, Jacques. História e memória. São Paulo: Unicamp, 1992.

LOPES, André Porto Ancona. Tipologia documental de partidos e associações políticas brasileiras. São Paulo: Loyola, 1999.

MACHADO, Liliane Campos. Formação, saberes e práticas de formadores de professores: um estudo em cursos de Licenciatura em História e Pedagogia. 2009. 291 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

NORA, Pierra. Entre história e memória: a problemática dos lugares. Revista Projeto História. São Paulo, v. 10, 1993, p. 21-22.

PAES, Marilena Leite. Arquivo: teoria & prática. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1986.

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS. Relatório de atividades. Montes Claros, ago. 2016.

RAÍZES de Minas. 2009. Disponível em: <http://montesclaroslivros.blogspot.com.br/2009/06/simeao-ribeiro-pires-raizes-de-minas.html>. Acesso em: 8 mar. 2016.

SANTOS, P. R. dos. Dicionário de verbetes. Disponível em: <http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/santos-plinio-ribeiro-dos>. Acesso em: 8 mar. 2016.

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS. Disponível em: <https://www.educacao.mg.gov.br/images/stories/publicacoes/MANUAL_DO_SECRETARIO_2014_WEB.pdf>. Acesso em: 18 set. 2017.

SILVA, Maria Francisca da. Entrevista concedida a João Olímpio Soares dos Reis. Montes Claros, 9 mar. 2016.

Downloads

Publicado

2017-12-08

Como Citar

Reis, F. L. C., & Soares dos Reis, J. O. (2017). Arquivos escolares: um estudo introdutório. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 27(55), 475–500. Recuperado de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/648

Edição

Seção

Artigos