Para onde vamos?

Autores

  • José Antonio Moreiro González Universidad Carlos III de Madrid

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Ambiente digital, TIC, Profissionais da informação, Competências digitais, Formação, Treinamento

Resumo

Reflexão sobre as transformações conceituais, aplicativas, profissionais e formativas que o ambiente digital tem causado no campo da Informação-Documentação. Se descrevem as principais modificações e inovações que a informação digital servida pela Web trouxe ao panorama dos conceitos, usos e práticas do setor da Informação. Em particular, são considerados os perfis profissionais derivados da atenção às atividades e ao processamento da informação digital. Bem como as competências e capacidades necessárias para desenvolvê-los e sua consequente aquisição através da educação universitária e da atualização contínua

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Antonio Moreiro González, Universidad Carlos III de Madrid

Diplomado en profesorado de E.G.B. em 20/06/1974. Licenciado en Filosofía y Letras pela Universidad Nacional de Educación à Distancia - UNED - Faculdade de Geografia e História, (1981) , Doutorado pela Universidad Nacional de Educación à Distancia -UNED - (1985). Pós- doutorado pela Universidade de São Paulo- USP - (1990). Atualmente, Catedrático de Universidad - Universidad Carlos III de Madrid. Líenas de investigación: Breve descripción, por medio de palabras claves, de la especializacón y líneas de investigacíon actuales. - Teoría e Historia de la Documentación; - Análisis de contenido textual; - Análisis documental de imágenes; - Formación universitaria de los documentalistas : Mercado de trabajo. Evaluación de programas de formación superior.

Referências

ANSI/NISO. Z39.19: 2005 (R2010) Guidelines for the Construction, Format, and Management of Monolingual Controlled Vocabularies. Baltimore: National Information Standards Organization, 2005. Disponível em: https://groups.niso.org/apps/group_public/download.php/12591/z39-19-2005r2010.pdf Acesso em: 08 jun. 2019.

BAHIA, Eliana M. S. J.; GONZÁLEZ, J. A. M. Ofertas de emprego: habilidades necessárias para arquivistas em empresas no Brasil. Informação & Informação, Londrina, v. 24, n. 1, p. 424-441, 2019.

BOLAÑOS-MEJÍAS, C.; BUENO, G.; ALVES, F. M. El protagonismo de la información-documentación en cooperación al desarrollo: los recursos educativos abiertos en los procesos de e-learning. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 23, n. 1, p. 105-115, jan./abr., 2013.

CLYDE, A. Information skills in an age of information technology. Teacher Librarian, Oxford, v. 24, n. 4, p. 48-53, 1997.

CONEGLIAN, C. S.; GONÇALVEZ, P. R. V. A.; SEGUNDO, J. E. S. O profissional da informação na era do big data. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 22, n. 50, p. 128-143, 2017.

DE LIMA, R.C.M. 2007. Estratégias de informação e modelos organizacionais: o espaço da administração e da comunicação na ciência da informação. Rio de Janeiro: Editora E-papers.

EUROPEAN COMMISSION. Interactive content and convergence: Implications for the information society. London: DG Information Society and Media, 2006. Disponível em: http://www.rcc.gov.pt/SiteCollectionDocuments/interactive_content_ec2006.pdf Acesso em: 09 jun. 2019.

MARINA, J. A. ¿Por qué no tenemos la pedagogía que necesitamos?. El Confidencial, Madrid, 23 janeiro 2018. Disponível em: https://www.elconfidencial.com/autores/jose-antonio-marina-716/ Acesso em: 08 jun. 2019.

MOREIRO-GONZÁLEZ, J. A. Actuación profesional en ambientes digitales y formación en Ciencia de la Información. Convergências em Ciência da Informação, São Cristóvão – SE, v. 1, n 1, p. 03-25, 2018.

ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO. Education at a glance 2010: OECD indicators. Paris: OECD, 2010. Disponível em: https://www.oecd-ilibrary.org/docserver/eag-2010-en.pdf?expires=1561758085&id=id&accname=guest&checksum=575A800C03B58BA7D776500F2353345E Acesso em: 08 jun. 2019.

PARTRIDGE, H.; LEE, J.; MUNRO, C. Becoming "Librarian 2.0": the skills, knowledge, and attributes required by library and information science professionals in a Web 2.0 world (and beyond). Library Trends, Urbana, EUA, v. 59, n. 1-2, p. 315-335, 2010. http://hdl.handle.net/2142/18735

SLAWSON, D. C.; SHAUGHNESSY, A. F. Becoming an information master. Journal of Family Practice, Parsippany-Troy Hills, v. 49, n. 1, p. 63-67, jan., 2000.

TAM, L.; ROBERTSON, A. C. Managing change: libraries and information services in the digital age. Library Management, Reino Unido, v. 23, n. 8-9, p. 369-377, 2002. https://doi.org/10.1108/01435120210439843

TAPSCOTT, D. The digital economy: Promise and peril in the age of networked intelligence. New York: McGraw-Hill, 1996.

TEJADA, Carlos M. T.; CHACÓN, S. J.; GONZÁLEZ, J. A. M. Mercado de trabajo en información y documentación y crisis económica en España: una aproximación a partir de las ofertas publicadas en IweTel entre 2008 y 2013. BiD: textos universitaris de biblioteconomia i documentació, Barcelona, v. 32, n. 7, 2014. Disponível: http://bid.ub.edu/es/32/tejada2.htm. Acesso em: 05 maio 2019.

VERGUEIRO, W.; GONZÁLEZ, J. A. M. Towards a new information-documentation professional: competencies and attitudes required for the Brazilian labor market. In: ALMEIDA, F. A. S.; MALHEIRO, A. S.; DE FREITA, C. C. (org.). Information management: Selected papers from Coletânea Luso-Brasileira. Porto: Faculdade de Letras. Universidade do Porto, p. 151-164, 2015

Downloads

Publicado

2019-07-01

Como Citar

Moreiro González, J. A. (2019). Para onde vamos?. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 29(59), 1–09. Recuperado de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/884

Edição

Seção

Artigos