Archivística brasileña: formación e información científica
Palabras clave:
Archivística brasileña, Cursos de grado, Formación de docentes, Fuentes de información científicaResumen
Este trabajo comparte resultados de investigaciones sobre la implementación de los cursos de grado en Archivística en Brasil, la formación y posgrado de docentes de los cursos implementados a partir de 2003 y la producción científica publicada en periódicos científicos. Los dados sobre formación y posgrado se obtuvieron del Currículo Lattes de los docentes de los cursos de grado en Archivística, según informaciones los enlaces de las universidades. Se utilizaron como fuentes de información: los datos de la tesis de Rocha (2021); la lista de los Periódicos brasileños en el Portal del Laboratorio de Tecnologías Intelectuales, de donde fueron seleccionados 19 periódicos del área de Ciencia de la Información clasificados en el estrato A del Qualis de Periódicos da Capes; los artículos de periódicos indexados en la Base de Datos en Ciencia de la Información en el periodo de 1972 a 2021 y los datos de repositorios de universidades que ofrecen grado en Archivística. Se ha identificado que a partir de 2003 se implementó el 50% de los cursos de grado en Archivística en Brasil, y a partir de ese hito temporal se observó un incremento en la producción científica publicada en periódicos indexados en la Base de Datos en Ciencia de la Información, así como la organización de Grupos de Estudios y entidades asociativas en el área de la Archivística, destacándose la implementación de las Reuniones de Enseñanza e Investigación en Archivística a nivel nacional.
Descargas
Citas
BUFREM, L. S.; COSTA, F. D. O.; GABRIEL JUNIOR, R. F.; PINTO, J. S. P. Modelizando práticas para a socialização de informações: a construção de saberes no ensino superior. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 15, n. 2, p. 22-41, 2010. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/35867. Acesso em: 22 set. 2021.
DELAIA, C. R.; FREIRE, I. M. Subsídios para uma política de gestão da informação da Embrapa solos - à luz do regime de informação. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 15, n. 3, p. 107-130, 2010. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/38428. Acesso em: 03 set. 2021.
DUDZIAK, E. A. Competência em informação: melhores práticas educacionais voltadas para a information literacy. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 21., 2005, Curitiba. Anais... Curitiba: ABPR; FEBAB. 1 CD-ROM. Acesso em 20 set. 2021.
GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M. N. As relações entre ciência, Estado e sociedade: um domínio de visibilidade para as questões da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 1, p. 60-76, 2003. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1020/1075. Acesso em: 14 set. 2016.
GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M. N. Novos cenários políticos para a informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 31, n. 1, p. 27-40, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652002000100004. Acesso em: 13 ago. 2021.
GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M. N. O caráter seletivo das ações de informação. Informare, v. 5, n. 2. p. 7-31, 1999a. Disponível em: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/126. Acesso em: 10 ago. 2021.
GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M. N. Política e gestão da informação: novos rumos. Ciência da Informação, Brasília, v. 28, n. 2, 1999b. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19651999000200001. Acesso em: 16 ago. 2021.
MARQUES, A. A. C. Formação da comunidade arquivística brasileira em grupos de pesquisa. Informação Arquivística, v. 2, n. 1, 2013. DOI: 10.18377/2316-7300/informacaoarquivistica.v2n1p%. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/40983. Acesso em: 24 set. 2021.
MARQUES, A. A. da C.; RONCAGLIO, C.; TOGNOLI, N. B.; BARROS, T. H. B. A pesquisa em Arquivos e Arquivologia no Brasil: análise dos Grupos de Pesquisa certificados pelo CNPq. In: VENÂNCIO, R.; SILVA, W. A.; NASCIMENTO, A. (org.). Ensino e pesquisa em Arquivologia: cenários prospectivos. V Reunião Brasileira de Ensino e Pesquisa em Arquivologia. Belo Horizonte: Escola de Ciência da Informação, 2018, p. 489-505.
MARQUES, A. A. C. Os espaços e os diálogos da formação e configuração da Arquivística como disciplina no Brasil. 2007. Dissertação (Mestrado) ‒ Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
OLIVEIRA, F. H de. A FORMAÇÃO EM ARQUIVOLOGIA NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS: objetivos comuns e realidades particulares. 2014.
ROCHA, M. M. V. da. Um olhar sobre os Cursos de Bacharelado em Arquivologia no Brasil à luz do Regime de Informação. 2021. Tese (Doutorado) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2021. 223 f. Tese de Doutorado (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade de Brasília, 2014.
SILVA, W. A.; ARREGUY, C. A. C.; NEGREIROS, L. R. Harmonização curricular: análise das configurações acadêmico-institucionais e do perfil docente dos cursos de arquivologia no brasil. In: NEVES, D. A. de B.; ROCHA, M. M. V.; SILVA, P. (org.). Cartografia da pesquisa e ensino da Arquivologia no Brasil: IV Reparq. Reunião Brasileira de Ensino e Pesquisa em Arquivologia. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 2015. p. 119-251. e-Book. Disponível em: http://www.editora.ufpb.br/sistema/press5/index.php/UFPB/catalog/download/96/24/435-1?inline=1. Acesso em: 15 ago. 2021.
SOUZA, K. I. M. de. Análisis y evolución del panorama laboral del archivero em Brasil: el Poder Legislativo Federal em escena. 2010. Tese (Doutorado) – Universidad Carlos III de Madrid, Espanha, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-sa/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o artigo submetido é original, não tendo sido encaminhado à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Declaro, ainda, que uma vez publicado na Ágora - ISSN 0103-3557, Florianópolis, Brasil , editada pelo Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à ÁGORA: Arquivologia em debate e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS, assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Ágora, ISSN 0103-3557, está licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.