Reconsiderando os arquivos pessoais

Autores/as

  • Heloísa Liberalli Belloto Universidade de São Paulo

Palabras clave:

Arquivos pessoais, Profissão arquivística, Informação pessoal – organização, Documentos informativos, Arquivamento pessoal, Preservação digital

Resumen

Trata-se da resenha do livro ”Personal Archives and a New Archival Calling: readings, reflections and Ruminations“ de Richard Cox. A leitura dos capítulos da obra visa sacar as idéias ou argumentações essenciais a propósito de seus temas: arquivos pessoais, informação pessoal – organização, documentos informativos; arquivamento pessoal; preservação digital.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Heloísa Liberalli Belloto, Universidade de São Paulo

Heloísa Liberalli Bellotto é licenciada e doutora em História (USP), bacharel em Biblioteconomia (FESP) e especialista em Arquivística (Escuela de Documentalistas, Madri, Espanha). Na USP, de onde é aposentada, foi pesquisadora do Instituto de Estudos Brasileiros e professora da Escola de Comunicações e Artes. Atualmente é professora do Curso de Pós-Graduação em História Social da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e do Curso de Especialização em Organização de Arquivos do IEB/ECA/USP, sendo também professora da Maestría bienal en Gestión de Documentos y Administración de Archivos da Universidad Internacional de Andalucía (Espanha). Foi assessora do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo (SAESP) e do Sistema de Arquivos da USP (SAUSP), sendo, desde 1998, consultora do Projeto Resgate do Ministério da Cultura do Brasil, atuando na descrição dos documentos do Arquivo Histórico Ultramarino, em Lisboa, Portugal. Foi professora do curso de História da UNESP (Campus de Assis, SP) e dos cursos de Arquivologia da UnB (Brasília), da UNI-RIO (Rio de Janeiro) e da Universidade Clássica de Lisboa (Portugal). Tem dado cursos e conferências e comparecido a congressos em países da América do Sul, África e Europa. E autora de livros e artigos nas áreas de História e de Arquivologia e tem assessorado projetos de organização arquivística em todo o país.

Citas

COX, Richard. Personal Archives and a New Archival Calling: Readings, Reflections and Ruminations. Duluth (MN), Litwin Books, 2008. xviii, 418 p.

Publicado

2014-03-21

Cómo citar

Belloto, H. L. (2014). Reconsiderando os arquivos pessoais. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 24(48), 370–381. Recuperado a partir de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/467

Número

Sección

Resenha