História e arquivologia: alianças possíveis – um estudo de caso

Autores

  • Filomena Luciene Cordeiro Reis Universidade Estadual de Montes Claros - Minas Gerais

Palavras-chave:

Arquivologia, História, Instituições Arquivísticas

Resumo

O estudo objetivou pensar as alianças possíveis entre história e arquivologia por meio da análise do Arquivo Público Vereador – Ivan José Lopes e do relato de alguns moradores acerca das instituições arquivísticas da cidade de Montes Claros, Minas Gerais. Procuramos entender o papel do arquivo como um dos lugares da(s) memória(s) da cidade e não apenas guardião de papéis antigos e velhos. Para tanto, a metodologia utilizada consistiu, em especial, na história oral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Filomena Luciene Cordeiro Reis, Universidade Estadual de Montes Claros - Minas Gerais

Possui doutorado em História pela Universidade Federal e Uberlândia (2013); mestrado em História pela Universidade Severino Sombra (2005); pós graduação lato-sensu em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes (1996) e Gestão da Memória: Arquivo, Patrimônio e Museu pela Universidade do Estado de Minas Gerais (1998); e graduação em HISTÓRIA pela Universidade Estadual de Montes Claros (1994). Foi chefe da Divisão de Pesquisa e Documentação Regional da Unimontes de 1995 a 2007; diretora do Centro Pedagógico Espaço Mágico de 2004 a 2008; e coordenadora do Projeto de Gestão de Documentos da Câmara Municipal de Montes Claros de 2009 a 2010. Atualmente é professora do Departamento de História e professora colaboradora do Programa de Pós Graduação em História da Universidade Estadual de Montes Claros. Tem experiência na área de História e Arquivo. É autora do livro "A cidade sem passado: políticas públicas e bens culturais de Montes Claros - um estudo de caso", co-autora de "Acervo do Fórum Gonçalves Chaves: resgate da identidade histórico-cultural do norte do Estado de Minas Gerais". Atua na área de História, com ênfase em História Social, principalmente nos seguintes temas: historiografia, cidade, trabalho, patrimônio cultural/documental, imprensa e memória.

Referências

AQUINO, Juliano Gonçalves de. Patrimônio documental e a memória da cidade: considerações acerca da gestão da memória em Montes Claros – MG. 2010, 65 f. Monografia (especialização em história, sociedade e cultura no Brasil) – Centro de Ciências Humanas, Universidade Estadual de Montes Claros, 2010.

CORDEIRO, Filomena Luciene. A cidade sem passado: políticas públicas e bens culturais de Montes Claros – Um estudo de caso. Montes Claros, MG: Unimontes, 2006.

CORRÊA, Hudson; ROCHA, Marcelo; RAMOS, Murilo. Na trilha dos milhões da Delta. Época, Porto Alegre: Globo, ed. 736, 25 jun. 2012, p. 36-46.

FARGE, Arlette. O sabor do arquivo. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2009.

LEITE. Marta Verônica Vasconcelos. Testemunhas da história: 50 anos da Unimontes. Montes Claros: Unimontes, 2012.

OLIVEIRA, Wanderson Carvalho de. Os arquivos públicos dos poderes executivo e legislativo de Montes Claros – MG: uma análise histórico-administrativa. 2010, 82 f. Monografia (graduação em história) – Centro de Ciências Humanas, Universidade Estadual de Montes Claros.

PORTELLI, Alessandro. “O momento da minha vida”: funções do tempo na história oral. In: FENELON, Déa Ribeiro et al. (Orgs.). Muitas histórias, outras memórias. São Paulo: Olho d’água, 2000, p. 297-298.

PROCÓPIO, Jonice dos Reis; REIS, Filomena Luciene Cordeiro. Projeto preservação digital do acervo documental da administração pública de Montes Claros. Montes Claros, dez. 2002. Constitui acervo da DPDOR da Unimontes.

SALOMON, Marlon. O gosto do arquivo e os ruídos da história. In: ArtCultura, Uberlândia, v. 10, n. 17, p. 237-243, jul.-dez. 2008.

SHELLEMBERG, Theodore. Arquivos modernos: princípios e técnicas. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1973.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS. Projeto político pedagógico do curso de licenciatura em história. Montes Claros: Departamento de História, 2004.

Downloads

Publicado

2015-03-23

Como Citar

Reis, F. L. C. (2015). História e arquivologia: alianças possíveis – um estudo de caso. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 25(50), 85–101. Recuperado de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/529

Edição

Seção

Artigos