Usos e usuários do Arquivo Público Mineiro em ambiente digital e presencial

Autores/as

Palabras clave:

Estudos de usuários, Arquivo Público Mineiro, Usuário presencial, Usuário Remoto.

Resumen

Este estudo exploratório teve o propósito de investigar e comparar o perfil de uso dos usuários externos presenciais e dos usuários remotos do Arquivo Público Mineiro – APM, dada a escassez de estudos de usuários tanto presenciais como remotos na referida instituição e na área de Arquivologia, em geral. Foram aplicados questionários em papel junto a 39 usuários atendidos de forma presencial no Arquivo e outros 54 on-line ao longo do ano de 2017. Predominam usuários de nível superior com formação em Humanidades para ambas as formas de acesso. Nota-se maior diversidade de consultas dos usuários remotos em relação aos usuários presenciais, embora em ambos predomine o uso acadêmico e a consulta a fundos públicos – em especial à Secretaria do Interior e Seção Provincial – e a uma das coleções da instituição, a Coleção Casa dos Contos. Conclui-se ser necessário investir mais no atendimento remoto, pois muitos usuários iniciam suas pesquisas neste ambiente antes do atendimento presencial, por ele possibilitar maior visibilidade do Arquivo, e por ter sido o ambiente com maior volume de demandas de consultas por seus usuários.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Paula Ribeiro Lobato

Graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Arquivologia, pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Eliane Cristina de Freitas Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Ciência da Informação, Mestre em Comunicação Social, Graduada em Comunicação Social e Ciência da Computação. Professora da Universidade Federal de Minas Gerais, na Escola de Ciência da Informação, dos cursos de Arquivologia, Museologia, Biblioteconomia.

Citas

ARAÚJO, C. A. A. A perspectiva de estudos sobre os sujeitos na Arquivologia, na Biblioteconomia e na Museologia. Em questão. Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 213-238, jan./jun. 2013.

ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005. 230 p.

ARQUIVO PÚBLICO MINEIRO. Histórico do Arquivo Público Mineiro. 2007. Disponível em: http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/modules/wfchannel/index.php?pagenum=4 . Acesso em: 10 out. 2017.

ARQUIVO PÚBLICO MINEIRO. SIAAPM - Sistema integrado de acesso do APM. 2017. Disponível em http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/modules/wfchannel/index.php?pagenum=6 Acesso em: maio 2017.

ARQUIVO PÚBLICO MINEIRO. Guia de fundos e coleções. 2018. Disponível em: http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/modules/fundos_colecoes/listagem.php. Acesso em: maio 2018.

BELLOTTO, H. L. O papel instrumental dos arquivos. In: ___. Arquivo: estudos e reflexões. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014. p. 179-185. (Coleção arquivo).

CNS – CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE. Resolução n. 510, de 07 de abril de 2016. Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. 2016.

CUNHA, M.B.; AMARAL, S. A.; DANTAS, E. B. Manual de estudo de usuários da informação. São Paulo: Atlas, 2015.

GARCÍA BELSUNCE, C. A. El uso práctico de los archivos. CONGRESSO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS, 9., 1980, Anais... Londres, 1980. p. 77-86.

JARDIM, J. M.; FONSECA, M. O. Estudos de usuários em arquivos: em busca de um estado da arte. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v.5, n.5, p. 1-13, out. 2004.

NASCIMENTO, M. A.; FLORES, D. Espaços informacionais virtuais: a disponibilização dos instrumentos de descrição arquivística na Web. In: OLIVEIRA, I. C. B. (org.). Anais do IV Encontro de Bases de Dados sobre Informações Arquivísticas: desafios contemporâneos: gerenciar, conectar e dar visibilidade aos arquivos. Rio de Janeiro: Associação dos Arquivistas Brasileiros, 2011

PORTELLA, V. P.; PEREZ, C. B. Perfil dos usuários do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul. Em Questão, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 346-363, jul./dez. 2013.

SILVA, D. Arquivos: uma abordagem inicial sobre o termo “usuário”. Cenário arquivístico. Brasília, v.4, n.1, p. 9-21, jan./jul. 2011.

Publicado

2019-03-17

Cómo citar

Lobato, A. P. R., & Rocha, E. C. de F. (2019). Usos e usuários do Arquivo Público Mineiro em ambiente digital e presencial. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 29(58), 1–16. Recuperado a partir de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/746

Número

Sección

Trabalhos de Conclusão de Curso