A inserção da competência em informação nos cursos de graduação em arquivologia

Autores/as

  • Laécio Lucas Sousa Farias Universidade Federal do Pará - UFPA.
  • Renata Lira Furtado Universidade Federal do Pará - UFPA

Palabras clave:

Competência em Informação, Padrões de Competência em Informação

Resumen

Objetiva-se mapear a presença da temática Competência em Informação nos cursos de Arquivologia nas Universidades brasileiras, por meio da localização e avaliação das grades curriculares e da identificação e análise das disciplinas com a temática Competência em Informação nessas grades curriculares tendo como parâmetro os Padrões de Competência em Informação para Educação Superior, elaborados pela American Library Association. A pesquisa caracteriza-se por uma abordagem qualitativa e de caráter exploratório. A construção do referencial teórico foi possível por meio de uma Pesquisa Bibliográfica que subsidiou o desenvolvimento do Estudo de Caso, onde se fez uso da Pesquisa Documental como fonte de evidências e da Análise de conteúdo para analisar os documentos arrolados. Observou-se que a díade Competência em Informação/Arquivologia caminha devagar, ainda que no âmbito dos cursos de graduação haja a presença de duas disciplinas que contemplem a temática de forma explícita e outras seis disciplinas que contemplem de maneira transversal, de acordo com as categorias de análise proposta neste estudo. Vale ressaltar que a abordagem desenvolvida nesta pesquisa, sobre a Inserção da Competência em Informação nos cursos de Arquivologia no Brasil, não abarca todas as lacunas relacionadas ao assunto, mas visa, sobretudo, incentivar o desenvolvimento de outros estudos que relacionem a relevância da inserção dessa temática nas discussões arquivísticas.

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Biografía del autor/a

Laécio Lucas Sousa Farias, Universidade Federal do Pará - UFPA.

Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal do Pará - UFPA. 

Renata Lira Furtado, Universidade Federal do Pará - UFPA

Docente no curso de graduação em Arquivologia na Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Mestre em Ciência da Informação e Bacharel em Arquivologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

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Publicado

2019-12-31

Cómo citar

Farias, L. L. S., & Furtado, R. L. (2019). A inserção da competência em informação nos cursos de graduação em arquivologia. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 30(60), 418–434. Recuperado a partir de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/761

Número

Sección

Trabalhos de Conclusão de Curso