O uso das tecnologias da informação e comunicação e o acesso a documentos no Arquivo Público Mineiro
Palabras clave:
Acesso à Informação, Arquivos Públicos, Tecnologias da Informação e ComunicaçãoResumen
Com o avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), especialmente a partir de 1990, observou-se progressivamente a adoção de suas ferramentas por diferentes instituições, como os arquivos. Além de hardwares, as TIC passaram a disponibilizar softwares e redes de dados voltadas à disponibilização da informação. Exemplo de Instituição que adotou as TIC foi Arquivo Público Mineiro (APM), fundado em 1895 e localizado na cidade de Belo Horizonte. A pesquisa se guiou pela questão: qual o efeito promovido pelo uso das TIC, a partir de 1990, no acesso a documentos do APM? Dessa forma, o objetivo geral foi verificar o efeito do uso das tecnologias, a partir de 1990, na ampliação e diversificação do acesso a documentos do APM. A pesquisa foi tipicamente descritiva e qualitativa e, para sua realização, foram coletados dados por meio de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevistas. Como resultados, constatou-se que as principais ferramentas adotadas foram a digitalização, em 1999, e o Sistema Integrado de Acesso do Arquivo Público Mineiro (SIAAPM), em 2007. Além de contribuir com a preservação do acervo, essas ferramentas permitiram não apenas o aumento do número de acessos aos documentos da Instituição, como também contribuíram com a diversificação do público atendido.
Descargas
Citas
ANDRADE, Camila Cardoso de; CARDOSO, Ana Maria Pereira. O acesso à informação pública no Brasil: a Lei 12.527/2011 e as práticas sociais. In: MOURA, Maria Aparecida (Org.). A construção social do acesso público à informação no Brasil: contexto, historicidade e repercussões. Belo Horizonte: UFMG, 2014. p.107-125.
ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro, 2005. 232p. Publicações Técnicas; nº 51.
BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Arquivos Permanentes: Tratamento documental. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. 320. p.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988.
BRASIL. Lei nº 8.159, de 08 de janeiro de 1991. Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 09 jan. 1991.
BRASIL. Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011. Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do artigo 5º, no inciso II do & 3º do art. 37 e no & 2º do art.216 da Constituição Federal; altera a Lei n.8.112, de 11 de dezembro de 1990; revoga a lei n.11.111, de 5 de maio de 2005, e dispositivos da Lei n. 8.159,de 8 de janeiro de 1991; e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 19 nov. 2011.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. Tradução: Rosineide Venâncio Majer, 9ª ed., São Paulo, Paz e Terra, 2005.
COSTA, Luanda Araripe Lustosa da. As tecnologias digitais em práticas de ensino e de aprendizagem - cultivando nativos digitais na escola pública do século XXI. 104 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade). Universidade Estadual do Ceará, 2016.
MINAS GERAIS. Lei nº 19.420, de 11 de janeiro de 2011. Estabelece a política estadual de arquivos. Minas Gerais, Belo Horizonte, 12 jan.2011.
PAES, Marilena Leite. Arquivo: teoria e prática. 3. ed. rev. ampl. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2004. 228 p.
SANTANA, Emerson Nogueira. Acesso livre à informação pública. Revista do Arquivo Público Mineiro, v.46, n.1, p.130, janeiro/junho, 2010.
VALLE JÚNIOR, Eduardo Alves do. Sistemas de Informação Multimídia na Preservação de Acervos Permanentes. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação). Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2003.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o artigo submetido é original, não tendo sido encaminhado à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Declaro, ainda, que uma vez publicado na Ágora - ISSN 0103-3557, Florianópolis, Brasil , editada pelo Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à ÁGORA: Arquivologia em debate e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS, assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Ágora, ISSN 0103-3557, está licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.