Archivología y Cine: un estudio del making of como producto extrafílmico en el contexto de los documentos archivísticos

Autores/as

Palabras clave:

Making of, Documento Archivístico

Resumen

Estudio exploratorio que aborda el making of en el ámbito de la producción cinematográfica. En el área de la Archivología, se examina el making of en cuanto a posibles características identificadas en un documento archivístico, teniendo en cuenta este tipo documental en el género audiovisual. Para tal propósito, se exponen los rasgos del documento archivístico, así como el género documental audiovisual, aparte del género documental en el campo cinematográfico. Como procedimiento metodológico cualitativo, fueron realizadas investigaciones bibliográfica, documental (en ambiente web) y de campo (entrevistas).

Descargas

Biografía del autor/a

Matheus Rodrigues, Universidade Federal Fluminense

Formado Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente trabalha como arquivista na Fundação Municipal de Saúde de São Gonçalo - Rio de Janeiro (FMS - SG), onde realiza organização de acervo e conservação preventiva de documentos administrativos. Interessa-se por pesquisa em documentação correlata de arquivos fílmicos e documentação especial com foco no documento audiovisual.

Rosa Inês de Novais Cordeiro, Universidade Federal Fluminense

Professora associada IV da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão no Instituto de Arte e Comunicação Social – Departamento de Ciência da Informação. É doutora em Comunicação e Cultura (UFRJ/1998). Realizou o scholar-in-residence (estágio sênior-CNPq) na University of Illinois at Urbana-Champaign (2010/2011) e o pós-doutorado no Instituto de Psicologia da UFRJ (2003). Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela UFF (1978) e em Arquivologia pela UNIRIO (1982). Leciona, desde 1983, nas graduações de Arquivologia; Biblioteconomia e Documentação da UFF. A partir de 2000, passou a integrar a pós-graduação stricto sensu da UFF.

Citas

ARQUIVO NACIONAL (BRASIL). Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro, 2005.

AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. Dicionário teórico e crítico de cinema. Campinas, SP: Papirus Editora, 2006.

BEAMAN, Nathan. Special Features: DVD Extras. Videomaker. California, 1 nov. 2008. Disponível em: https://www.videomaker.com/article/13762-special-features-dvd-extras. Acesso em: 1 out. 2019.

BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Arquivos permanentes: tratamento documental. 4 ed. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2006.

BURNS, Ken. Learn About B-Roll Footage: Definition, and how to use it in video production. Masterclass, 2019. Disponível em: https://www.masterclass.com/articles/what-is-b-roll-footage-and-how-can-you-use-it#what-is-the-difference-between-aroll-and-broll-footage. Acesso em: 2 nov. 2019.

CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS (Brasil). Câmara Técnica de Documentos Audiovisuais, Iconográficos e Sonoros. Glossário. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2014. Disponível em: http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/images/ctdais/glossario_ctdais.pdf. Acesso em: 26 set. 2018.

CORDEIRO, Rosa Inês de Novais. Informação e movimento: uma ciência da arte fílmica. Niterói: UFF, 2000.

CORDEIRO, Rosa Inês de Novais; LA BARRE, Kathryn. Análise de facetas e obra fílmica. Informação & Informação, Londrina, v. 16 n. 3, p. 180 – 201, jan./ jun. 2011.

COUTURE, Carol. Le concept de document d’archives à l’aube du troisième millénaire. Archives, Québec, v. 27, n. 4, p.3-19, maio 1996.

CRUZ MUNDET, José Ramón et al. Administración de documentos y archivos: textos fundamentales. Madrid: Coordinadora de Asociaciones de Archiveros, 2011.

CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de biblioteconomia e arquivologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2008.

DELMAS, Bruno. Arquivos para quê?: textos escolhidos. São Paulo: Instituto Fernando Henrique Cardoso, 2010.

DURANTI, Luciana. Registros documentais contemporâneos como provas de ação. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 7, n. 13, p. 49-64, jul. 1994. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/1976/2164. Acesso em: 24 set. 2017.

EDMONDSON, Ray. Filosofia e princípios da arquivística audiovisual. Brasília: Associação Brasileira de Preservação Audiovisual, 2017.

FERNANDES, Daniela Pfeiffer. Diversidade cultural e concentração da indústria audiovisual no eixo Rio–São Paulo: análise do contexto e implicações para o desenvolvimento cultural brasileiro. 2010. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18589@1. Acesso em: 15 jun. 2019.

FRAGOSO, S.; RECUERO, R.; AMARAL, A. Métodos de pesquisa para a internet. Porto Alegre: Sulinas, 2013.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GONZÁLEZ, Robert M. The drama of collaborative creativity: A rhetorical analysis of Hollywood film making-of documentaries. 2008. Dissertation (Doctor of Philosophy) – Department of Communication, College of Arts and Science – University of South Florida, Florida. 2008.

INTERPARES PROJECT. Arcabouço intelectual. Projeto InterPARES 3, TEAM Brasil, 2007.

IUVA, Patrícia de Oliveira. Encontros possíveis: as relações de autoria entre instâncias diretivas no campo do making of. 2016. Tese (Doutorado em Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2016.

LEE, Marc. Five Great Making-of movies. The Telegraph. Londres, 20 out. 2009. Disponível em: https://www.telegraph.co.uk/culture/film/6386066/Five-great-making-of-movies.html. Acesso em: 1 out. 2019.

PEARCE-MOSES, Richard et al. A glossary of archival and records terminology. Chicago: Society of American Archivists, 2005.

PENKALA, Ana Paula. A imagem-objeto e a memória: uma reflexão sobre a linguagem a partir das imagens de arquivo em documentários. Revista Digital de Cinema Documentário. São Paulo: Universidade Estadual de Campinas, n° 13, dez 2012.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

SILVA, Luiz Antonio Santana da. Abordagens do documento audiovisual no campo teórico da arquivologia. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2013. Disponível em: http://apalopez.info/GPAF/Silva_Luiz.pdf. Acesso em: 29 set. 2018.

SIQUEIRA, Marcelo Nogueira de. Reflexões sobre o fazer e o pensar arquivístico relativos aos documentos audiovisuais, iconográficos e sonoros. In: BLANCO, Pablo Sotuyo; SIQUEIRA, Marcelo Nogueira de; VIEIRA, Thiago de Oliveira (org.). Ampliando a discussão em torno de documentos audiovisuais, iconográficos, sonoros e musicais. Salvador, EDUFBA, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/20828/3/Ampliando-a-Discussao_RI.pdf. Acesso em: 26 set. 2018.

STEINHART, Daniel. The making of Hollywood Production: televising and visualizing global filmmaking in 1960s Promotional Featurettes. Cinema Journal, v. 57, n. 4, p. 96-119, 2018.

TOGNOLI, Natalia Bolfarini. Diplomática: dos diplomas aos documentos digitais. Revista do Arquivo, São Paulo, ano 2, n. 6, p. 34-46, abr. 2018. Disponível em: http://www.arquivoestado.sp.gov.br/revista_do_arquivo/06/artigo_02.php. Acesso em: 26 mai. 2018.

VIEIRA, Thiago de Oliveira. Os documentos especiais à luz da arquivologia contemporânea: uma análise a partir das instituições arquivísticas públicas da cidade do Rio de Janeiro. 2014. Dissertação (Mestrado em Gestão de Documentos e Arquivos) – Centro de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: http://www.repositoriobc.unirio.br:8080/xmlui/bitstream/handle/unirio/11824/Disserta%C3%A7%C3%A3o_Thiago%20Vieira_FINAL_Vers%C3%A3o%20Impressa.pdf?sequence=1. Acesso em: 29 set. 2018.

Publicado

2021-08-26

Cómo citar

Rodrigues, M., & de Novais Cordeiro, R. I. (2021). Archivología y Cine: un estudio del making of como producto extrafílmico en el contexto de los documentos archivísticos. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 31(63), 1–27. Recuperado a partir de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/964

Número

Sección

Artigos