DATAVERSE Y SUS APORTACIONES A LA COMUNICACIÓN CIENTÍFICA
Palabras clave:
Comunicación científica, Eficiencia de la comunicación científica, Archivos científicos.Resumen
Los Repositorios de Datos (RD) garantizan los principios de transparencia y ofrecen un sistema de almacenamiento seguro, además de la posibilidad de tener los datos de la investigación disponibles en línea, indexados, documentados, para acceso, descarga, visualización y procesamiento por parte de personas o sistemas, extendiéndolos a una comunidad más amplia y en red. El objetivo de esta investigación es presentar las contribuciones que proporciona el uso del RD Dataverse para promocionar la eficiencia en la comunicación científica. Se trata de una investigación cualitativa, descriptiva y bibliográfica en la que se buscó identificar las relaciones entre el contenido bibliográfico sobre comunicación científica, datos y repositorios de datos y contenidos informativos sobre el RD Dataverse en los sitios web The Dataverse Project" -sitio de presentación de Dataverse- y "Harvard Dataverse. Los resultados demuestran que las funcionalidades del Dataverse tienen relación con aspectos que benefician a la comunicación científica, entre los cuales se pueden mencionar: la preservación de los datos científicos, la producción de metadatos de calidad, la promoción de la facilidad en los procesos de recuperación de la información científica, la disponibilidad de datos que pueden ser citados, entre otras cuestiones. Por lo tanto, se concluye que el Dataverse proporciona beneficios que están asociados a los procesos de comunicación entre los investigadores científicos.
Descargas
Citas
BARBOSA, J. P. M. UPBox: Armazenamento na Nuvem para Dados de Investigação da U.Porto. Dissertação (Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação). Universidade do Porto, 2013.
BARROSO, P. A. L. et al. Gestão de Dados Científicos: relato de experiência da implementação do conjunto de dados das arboviroses no software Dataverse da Universidade Federal da Paraíba. Artigo Acadêmico – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – Universidade Federal da Paraíba. 2018.
BENTANCOURT, S. S. M. P.; ROCHA, R. P. Metadados de Qualidade e Visibilidade na Comunicação Científica. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 17, n. esp.2, p. 82-101, 2012.
BJORK, B. Open Access to Scientific Publications - an Analysis of the Barriers to Change? Information Research, v. 9, n. 2, January, 2004.
BRANCO, A. K. A. C.; GONZAGA, A. M. As Contribuições da Comunicação Científica para a Pesquisa Qualitativa em Educação: o caso do Projeto Observatório da Educação – POE/CAPES/UEA. CIAIQ2014, v. 1, 2014.
CARVALHO, L. S. A Contribuição da Web Semântica para a Biblioteconomia. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia). Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2018.
CUNHA, M. B.; CAVALCANTI, C. R. O. Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2008.
CURTY, R. Abordagens de Reuso e a Questão da Rreusabilidade dos Dados Científicos. Liinc em Revista, v. 15, n. 2, p. 177-193, 2019.
CURTY, R. As Diferentes Dimensões do Reuso de Dados Científicos. Anais do XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (XVII ENANCIB), 2017.
DATAVERSE. The Dataverse Project. [S.l.], 2020. Disponível em: https://dataverse.org. Acesso em: 24 jun. 2020.
FARIAS, M.; ARRUDA, E. Planejamento da Pesquisa Científica. São Paulo: Atlas, 2015
FERREIRA, L. S. O Uso do Software Zotero no Processo de Comunicação Científica: um estudo de caso na ENSP/FIOCRUZ. Dissertação (Mestrado Profissional em Biblioteconomia). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2017.
FORMENTON, D. Identificação de Padrões de Metadados para Preservação Digital. São Carlos: UFSCar, 2015. 102 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Federal de São Carlos.
FOX, P.; HENDLER, J. e-Science Semântica: o significado codificado na próxima geração de ciência digitalmente apropriada. In: HEY, T.; STEWARD, T.; TOLLE, K. (Org.). O Quarto Paradigma: descobertas científicas na era da e-Science. Tradução Leda Beck. São Paulo: Oficina de textos, 2011. p. 159-163.
FREITAS, M. A.; LEITE, F. C. L.; La Percepción de Investigadores Brasileños Sobre el Depósito de la Producción Científica en Repositorios Institucionales de Acceso Abierto. Revista Interamericana de Bibliotecología, Medellin, v. 42. n. 2, p. 159-173, 2019.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2017.
GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M. N. Novos Cenários Políticos para a Informação. Ciência da Informação, Brasília, v.31, n.1, p. 27-40, jan./abr. 2002.
HARVARD DATAVERSE. Disponível em: ttps://dataverse.harvard.edu. Acesso em: agosto/2018.
IBICT. Repositórios Digitais. Disponível em: http://www.ibict.br/informacao-para-ciencia-tecnologia-e-inovacao%20/repositorios-digitais/sobre-repositorios-digitais. Acesso em: agosto/2018.
MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Metodologia Cientifica. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2017.
MEDEIROS, J. S.; CAREGNATO, S. E.; Compartilhamento de Dados e e-Science: explorando um novo conceito para a comunicação científica. Liinc em Revista, v. 8, n.2, p. 311-322, 2012.
MIRANDA, A. C. D.; SHINTAKU, M.; FIRME. S. M. Critérios para Avaliação de Ferramentas para Repositório Conforme a Ciência Aberta. Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 6, p. 01-15, 2017.
PARANGABA, C. R. Catálogo de dados dos trabalhos científicos de gestão ambiental e saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/FIOCRUZ): Proposta. Revista Informação na Sociedade Contemporânea, v. 1, p. 1-19, 2017.
PEDROZA, N. P.; BEZERRA, E. P.; NICOLAU, M. Ferramentas para elaboração de infográficos: um estudo de caso. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, 2013.
PEREIRA, S. D. O. A Leitura Infantil na Perspectiva da Ciência da Informação. Trabalho de Conclusão de Curso. (Bacharelado em Biblioteconomia e Documentação). Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, 2019.
RICE, R; SOUTHALL, J. The Data Librarian's Handbook, London: Facet, 2016. 169 p.
RUSSO, M.; SANTOS, E. T. G.; SANTOS, M. J. V.C. Produção Científica Brasileira: da comunicação à recuperação via WEB. Fórum Nacional de Padronização e Divulgação da Produção Científica, v.1, 2001.
SALES, L. F.; SAYÃO, L. F. O Impacto da Curadoria Digital dos Dados de Pesquisa na Comunicação Científica. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 17, n. 2, p. 118-135, 2012.
SANTOS, D. B. G. O Conhecimento e a Pesquisa nas Nuvens: uma pesquisa social sobre a aplicação das práticas de gestão do conhecimento associadas às tecnologias de computação em nuvem nos ambientes de pesquisa. Tese (Doutorado em Ciências). Universidade de São Paulo. São Paulo, 2016.
SANTOS FILHO, J. G. Análise de Logs da Plataforma Moodle Utilizando Técnicas de Mineração de Dados: um estudo de caso. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências da Computação) Universidade Federal da Paraíba. Rio Tinto, 2016.
SAYÃO, L. F.; SALES, L. F. Curadoria Digital: um novo patamar para preservação de dados digitais de pesquisa. Informação & Sociedade: Estudos, v. 22, n. 3, p. 179-191, 2012.
SAYÃO, L. F.; SALES, L. F. Algumas Considerações Sobre os Repositórios de Dados de Pesquisa. Informação & Informação, Londrina, v. 21, n. 2, p. 90-115, maio/agosto, 2016.
SHINTAKU, M.; MEIRELES, R. Manual do DSPACE: administração de repositórios. Salvador: EDUFBA, 2010.
SILVA, H. S.; LAZZARIN, F. A. Prepints na Comunicação Científica: proposta de modelo para aceleração do sistema de comunicação científica. Informação@Profissões, Londrina, v. 8, n. 2, p. 150-170, 2019.
SILVA, F. C. C.; SILVEIRA, L. O Ecossistema da Ciência Aberta. Transinformação, v. 31, p. 01-13, 2019.
SOUTO, P. N. E-publishing Development and Changes in the Scholarly Communication System. Ciência da Informação, Brasília, v. 36, n. 1, p. 158-166, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ci/v36n1/a12v36n1.pdf. Acesso em: 25 jun.2020.
THE DATAVERSE PROJECT. Disponível em: https://dataverse.org/. Acesso em: junho/2018.
TREVISOL NETO, O.; CAFÉ, L. M. A.; SILVA, E. L.. As Instituições, Produtores e Produtos Científicos do Campo da Moda no Brasil. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 22, n. 2, p. 152-169, 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o artigo submetido é original, não tendo sido encaminhado à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Declaro, ainda, que uma vez publicado na Ágora - ISSN 0103-3557, Florianópolis, Brasil , editada pelo Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à ÁGORA: Arquivologia em debate e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS, assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Ágora, ISSN 0103-3557, está licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.