O arquivo futuro: as imagens vernaculares como arquivo de um documentário contemporâneo

Autores

Palavras-chave:

Arquivo privado, Imagens vernaculares, Fotografias e vídeos de família, Cinema documentário, Filme de arquivo

Resumo

Propomos refletir sobre as imagens de arquivos pessoais a partir da exposição sobre o processo de concepção, pesquisa e realização do documentário Panorama (Djuly Gava e Daniel Leão, 2023) composto por imagens vernaculares dos moradores do Conjunto Habitacional Panorama. Ao longo do artigo, fazemos um breve mapeamento do uso dessas imagens no cinema documentário contemporâneo, discutimos sobre as motivações para o registro e a conservação da imagem vernacular e expomos nossas referências, metodologia e as questões levantadas ao longo da realização da obra. Constituído como um relato de experiência que envolveu uma reflexão crítica e teórica, o ensaio busca contribuir para os debates sobre a preservação dos acervos precários ressaltar a importância destas imagens e uma possibilidade artística e cinematográfica de apropriação arquivística. O filme Panorama surge dentro da pesquisa doutoral do autor, realizada na linha de pesquisa Processos Artísticos Contemporâneos do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da  Universidade do Estado de Santa Catarina, sendo efetivamente realizado por meio do apoio do fomento cultural possibilitado pelo Prêmio Catarinense de Cinema de 2020.

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Biografia do Autor

Daniel Velasco Leão, CNPq/Universidade Federal de Santa Catarina

Pesquisador, cineasta e artista visual. Possui graduação em Comunicação Social - Cinema pela Universidade Federal Fluminense (2009), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (2013) e doutorado em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina com período sanduíche na New York University (2020). Entre 2016 e 2018, atuou como professor do curso de Cinema do Departamento de Artes da Universidade Federal de Santa Catarina. Em 2023, foi professor de Direção de Fotografia na Universidade do Vale do Itajaí e de Legislação Cultural no curso de Produção Cultural da Universidade Federal Fluminense. Atualmente, é Pós-Doutorando em Literatura na Universidade Federal de Santa Catarina com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq. Seus trabalhos em artes visuais e cinema foram expostos em instituições como o Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) e o Sesc-Pompéia em São Paulo. Teve sua trajetória artística reconhecida no Prêmio Aldir Blanc e seus projetos artísticos e audiovisuais foram contemplados Prêmio Catarinense de Cinema, na Lei Paulo Gustavo e no edital Armando Carreirão de Florianópolis. O documentário “Panorama” (2023), do qual participou como roteirista e um dos diretores, foi selecionado para festivais na Argentina, Brasil, Colômbia, Estados Unidos, Índia, Inglaterra, Itália, Kosovo, México, Montenegro, Portugal, Turquia e Venezuela

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Publicado

2024-12-12

Como Citar

Leão, D. V. (2024). O arquivo futuro: as imagens vernaculares como arquivo de um documentário contemporâneo. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 34(69), 1–18. Recuperado de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/1289

Edição

Seção

Seção Especial - I Seminário Arquivos Pessoais e Sociedade