Cultura popular e memória familiar: o acervo pessoal de Amaral Gurgel

Autores

Palavras-chave:

Rádio, Memória Social, Radionovela, Acervo Pessoal, Cultura Popular

Resumo

Este artigo analisa a história do acervo pessoal de Amaral Gurgel, produtor de cultura popular do século XX, buscando hipóteses para seus processos de formação, elaborando as ações configuradoras de diferentes agentes ao longo das décadas e indicando suas perspectivas de futuro com o corrente processo de catalogação e difusão. Enquanto estudo de caso, este trabalho emprega bibliografia a respeito de acervos pessoais e de estudos em rádio (principal meio de comunicação utilizado por Gurgel), especificamente sobre a Rádio Nacional e seu arquivo. Com isso, a pesquisa analisa os objetos de memória guardados pela família e os relatos orais desses sujeitos para problematizar os afetos em jogo na guarda e o processo de formação do acervo em função de projetos pessoais, comerciais e políticos de diversos agentes, sejam eles familiares, empresas ou instituições de memória brasileiras. Por fim, a pesquisa apresenta a catalogação dos cadernos de roteiros, parte considerada mais significativa do acervo em questão, e analisa o processo em curso enquanto mais uma transformação, propondo formas de encará-lo a fim de servir de fonte para pesquisas futuras, sem ignorar que ele possui uma história própria, devendo ser ela mesma objeto de estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme do Amaral Gurgel, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), bacharel em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisa acervos pessoais e cultura popular, com enfoque em radionovelas. Trabalha no acervo do Centro Técnico Audiovisual -CTAv/ MinC.

Sergio Luiz Pereira da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Sociólogo e Fotógrafo, possui graduação em Ciências Sociais, com bacharelado cursado na Universidade Federal de Pernambuco -UFPE (1994), possui mestrado em Sociologia também pela UFPE (1997) e Doutorado em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2003). Atualmente é professor Associado III da Faculdade de Ciências Sociais - FCS e do Programa de Pós-graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Referências

ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. Campinas: Editora da Unicamp, 2011.

BRETTAS, Aline et al. O acervo da Rádio Nacional. In: ALCAR - ENCONTRO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MÍDIA, 10., 2015. Anais. Porto Alegre, 3 a 5 de junho de 2015. Disponível em:

https://drive.google.com/file/d/1L36AnkzFerhDHv8CLvZLyyUthf9PqzD7/view. Acesso em: 22 ago. 2024.

CALABRE, Lia. O rádio na sintonia do tempo: radionovelas e cotidiano (1940 - 1946). Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2006.

CAMARGO, Ana Maria de Almeida. Arquivos pessoais são arquivos. Revista do Arquivo Público Mineiro, Belo Horizonte, v. 45, n. 2, p. 26/39, 2009.

CANELLAS, Wanessa. Memórias, subjetividade e afeto nos bastidores do rádio. Orientador: Jô Gondar. 2008. 163 p. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.

CUNHA, Olívia Maria Gomes da. Tempo Imperfeito: uma etnografia do arquivo. Mana, vol. 10, no.2, p.287-322, 2004.

GONDAR, Jô. Lembrar e Esquecer: desejo de memória. In: COSTA, Icléia T. M; GONDAR, Jô. (Org.) Memória e Espaço. Rio de Janeiro: 7Letras, 2000

GURGEL, José Sérgio; GURGEL, Sergio Ricardo. Da locomotiva à máquina de escrever: memórias sobre o escritor Amaral Gurgel. 1. ed. Editora Chiado: São Paulo, 2018.

GURGEL, Amaral. Depoimento de Amaral Gurgel para os 40 anos da Rádio Nacional. Museu da Imagem e do Som: Rio de Janeiro, 1976.

GURGEL, Guilherme. Entre a memória familiar e o arquivo: Objetos de Memória de Amaral Gurgel. Orientador: Prof. Dr. Sérgio Luiz Pereira da Silva. 2023. 191 p. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, 2023.

LE GOFF, Jacques. A memória. In: História e memória. Campinas: UNICAMP, 2003. p. 422-476.

RANDOLPH, John. On the Biography of the Bakunin Family Archive. In: BURTON, Antoinette. Archive Stories: Facts, Fictions, and the Writing of History. Durham: Duke University Press, 2005

SAROLDI, L. C.; Rádio Nacional: O Brasil em sintonia. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

SILVA, Sérgio Luiz Pereira da. Desafios metodológicos em memória e fotografia. In: DODEBEI, Vera; FARIAS, Francisco R. de Farias; GONDAR, Jô (org.). Revista Morpheus: Estudos Interdisciplinares em Memória Social. Edição especial. ed. Rio de Janeiro: Hibrida, 2016. v. 15, p. 309-322. ISBN 978-85-65013-03-1.

VAM DE BERG, Thayane Vicente. As relações entre a memória e os seus suportes materiais na configuração dos arquivos pessoais. Officina: Revista da Associação de Arquivistas de São Paulo, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 109-130, 2023.

VAN DIJCK, José. Mediated memories in the digital age. California: Stanford University Press, 2007.

Downloads

Publicado

2024-12-09

Como Citar

Gurgel, G. do A., & Silva, S. L. P. da. (2024). Cultura popular e memória familiar: o acervo pessoal de Amaral Gurgel. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, 34(69), 1–19. Recuperado de https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/1290

Edição

Seção

Seção Especial - I Seminário Arquivos Pessoais e Sociedade