A memória institucional e a produção científica do arquivista no cenário nacional
Palavras-chave:
Memória institucional, Formação interdisciplinar, ArquivistaResumo
Procura identificar como o arquivista pode contribuir para re-interpretar o passado tendo a memória institucional como elemento de pesquisa, com o objetivo de resgatar e preservar para difundir a memória do passado coletivo, enquanto práticas de representações sociais. O objetivo principal da pesquisa foi de mapear a produção do Arquivista na produção cientifica sobre memória institucional, realizando uma avaliação critica sobre essa produção no período de 2000 a 2009. Enfatiza também que o arquivista não é simplesmente um manipulador de técnicas, é um profissional que necessita ter cultura geral e sensibilidade histórica, a preservação do patrimônio documental de um país depende de sua ação e bom senso, vez que a memória registrada e conservada constituiu a base de toda atividade humana.
Downloads
Referências
BARRETO, Maria Ângela. Informação e conhecimento na era digital. Transinformação, Campinas 17(2): 111-122, maio/ago, 2005.
_____. Memória e sociedade contemporânea: apontando tendências. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.12, n.2,p.161-176, jul./dez., 2007.
BARROS, Daniela Martí. A memória. Comciência, n.52, p.1-4, mar. 2004. Disponível em: <http://www.comciencia.br/reportagens/memoria/15shtml>. Acesso em: 28 abr. 2009.
BRASIL. Lei nº 6.546, de 4 de julho de 1978. Dispõe sobre a regulamentação das profissões de Arquivista e de Técnico de Arquivo, e dá outras providências.
CONARQ. Disponível em: < http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=92&sid=52>. Acesso em: 25 mai 2009.
CARBOBE, Salvatore. Reflexões de um arquivista em visita ao arquivo do Estado de São Paulo. ARQUIVO: B. hist. e inf., São Paulo, 2 (2): 47-52, maio/ago.1981
COSTA, Icléia Thiesen Magalhães. Memória institucional: a construção conceitual numa abordagem teórico-metodológica. (Tese em Ciência da Informação) -CNPq/IBICT, UFRJ/ECO. Rio de Janeiro, 1997. 161 p.
DURANTI, Luciana. Registros documentais contemporâneos como prova de ação. Tradução Dora Rocha. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol.7, n. 13, 1994, p.49-64.
JARDIM, José Maria; FONSECA, Odila Maria (Org.). A formação do Arquivista no Brasil. Niterói: EDUFF,1999, 167-180 p.
_____. A Invenção da Memória nos Arquivos públicos. Ciência da Informação. Vol. 25, n. 2, 1995.
_____. A produção de conhecimento arquivístico: perspectivas internacionais e o caso brasileiro. (1990-1995). Ciência da Informação, Brasília, v. 27, n.3,1998.
_____. Políticas públicas de informação: a (não) construção de política nacional de arquivos públicos e privados (1994-2006). In: IX ENANCIB. Anais... – São Paulo, 2008.
______. Sistemas e políticas públicas de arquivos no Brasil. Niterói: EdUFF, 1995. LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas. 5 ed.,SP. UNICAMP, 2003, p.541.
LOPES, Carlos. A imagem e o sonho Arquivístico. Rio de Janeiro: Arquivo Público, 1998.
______. A Imagem e a Sombra da Arquivística. Rio de Janeiro (Brasil); Montreal, Quebec, (Canadá), 1998, p.105. Arquivo Público.
LOPEZ, André Porto Ancona. Arquivista com “A” maiúsculo. Disponível em: <http://blogdaeci.wordpress.com/coluna/>. Acesso em: 21 abr. 2009.
OLIVEIRA, Eliane Braga de; RODRIGUES, Georgete M. As concepções de memória na ciência da informação no Brasil: estudo preliminar sobre a ocorrência do tema na produção científica. In: IX ENANCIB, 2008, São Paulo. Anais...São Paulo 2008.
RIBAS, Cláudia S. da Cunha; ZIVIANI, Paula. O Profissional da Informação: rumos e desafios para uma sociedade inclusiva. Revista Informação & Sociedade: Est., João Pessoa, v. 17, n. 3, p.47-57, set./dez.2007.
ROUSSEAU, Jean-Yves; COUTURE, Carol. Os fundamentos da disciplina arquivística. Lisboa, 1998. p.356.
SCHELLENBERG, Theodore. Roosevelt. Arquivos Modernos: princípios e técnicas. 2 ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1974.
______. Arquivos Modernos: princípios e técnicas. 6 ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2006.
SMIT, Johanna W. A recuperação da história: Memória. São Paulo, v.6 n. 20, jan./set. 1994. Entrevista concedida a Pedro.G. de Andrade; Roniwalter Jotobá.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o artigo submetido é original, não tendo sido encaminhado à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Declaro, ainda, que uma vez publicado na Ágora - ISSN 0103-3557, Florianópolis, Brasil , editada pelo Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina, o mesmo não será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à ÁGORA: Arquivologia em debate e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS, assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Ágora, ISSN 0103-3557, está licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.